Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Delfos

Chegou o momento! Temos carta branca dos irmãos Russo para dar spoilers de Vingadores: Ultimato e, mais importante, nós vamos atender aos pedidos nos comentários da crítica de Vingadores: Ultimato SEM SPOILERS. Por isso, estou de volta para falar sobre Vingadores: Ultimato COM SPOILERS. Afinal, este parece ser o assunto do ano!

A matéria inteira está sem filtro, ou seja, se você não viu o filme ainda e quer manter as surpresas (se é que isso seja possível a esta altura), a melhor opção é ler a crítica SEM SPOILERS.

Ainda comigo? É o último aviso, ok?

Então, vamos lá. Prepare-se para ler sobre Vingadores: Ultimato COM SPOILERS! Avante, Vingadores!

Vingadores: Ultimato COM SPOILERS – vamos começar pela sinopse

Após Vingadores: Guerra Infinita, os heróis sobreviventes decidem recuperar as joias e trazer de volta todos que pereceram na ação do Titã Louco. Com a Capitã Marvel na equipe, eles encontram Thanos do jeito exato que ele havia dito ao Doutor Estranho: de boas, preparando o jantar com frutas alienígenas. O problema é que ele destruiu as joias! Sem mais o que fazer, Thor mira na cabeça e encerra o assunto e a cena.

Cinco anos depois, as coisas vão de mau a pior para os sobreviventes.

Natasha não consegue mais fazer um briefing decente e, olha só, ficou legal o novo corte da Capitã Marvel. Clint virou um serial killer de vilões. Inspirado por Falcão, Steve aconselha o diretor Joe Russo, que faz a primeira ponta gay na saga (e você aí, torcendo pela Valquíria e a Marvel, ou Bucky e o Capitão). Só Pepper e Tony se deram bem: têm uma pequerrucha fofa e permanecem ricos.

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Capitão Marvel Ultimato, Delfos
Por que não me chamaram antes? Eu acabo com o Thanos em 10 segundos.

Felizmente, um rato também sobreviveu ao estalo do Thanos e, por acaso, resgata o Homem-Formiga do Reino Quântico. Só que Scott permaneceu lá por um período de cinco horas. Ao perceber isso, ele procura os Vingadores e sugere uma viagem no tempo para roubar as joias do Infinito. Ufa!

Vamos lembrar que estes são os primeiros 30 ou 40 minutos. Eu falei: Ultimato é louco!

Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, muitos spoilers

O excesso de parágrafos na sinopse tem um propósito: mostrar que há história demais em Vingadores: Ultimato. Além disso, quase todo o backstory dele é sustentado nos outros filmes do MCU. Não fossem eles, Vingadores: Ultimato seria um filme péssimo e incompreensível.

As soluções que os irmãos Russo encontraram para Ultimato foram interessantes. O filme parte do princípio de que as audiências já viram e decoraram tudo, só falta este filme. A outra é que eles, decididamente, não investem tempo na maioria das cenas.

A relação do Capitão América e do Homem de Ferro é um bom exemplo. Tony desabafa com o Capitão, chama-o de mentiroso na frente de todos os outros. Cinco anos depois, o conflito é resolvido num piscar de olhos. É impossível não comparar com Guerra Civil, que também tinha uma direção prática e objetiva, mas preparava o terreno para cada coisa de forma mais convincente.

Vingadores: Ultimato precisava investir mais tempo no quanto o estalo do Titã Louco foi traumático. Sim, as consequências são permanentes, mas não senti isso durante o filme.

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Hulk Thor: Ragnarok, Delfos
É só eu ver esses dois juntos e começo a rir.

A mudança do tom de desespero para o otimismo acontece muito rápido. Vem a certeza de que tudo dará certo, além da hilária versão do novo Thor e do professor Hulk.

A resolução da viagem no tempo por Tony também é acelerada e exige boa vontade. Aqui, já assumimos que ele é um gênio que pode fazer qualquer coisa, mesmo que não saiba nada sobre o trabalho de Hank Pym.

O maior erro de Vingadores: Ultimato

Antes de falar dos méritos do filme, que não são poucos, vamos focar nos erros do Ultimato, a começar pelo roteiro.

O maior deles, que é realmente de tirar meio ponto da nota do filme, é a morte da Viúva Negra. É a pior morte no MCU, pela forma como foi feita, além de que a Viúva seria a vingadora que mais poderia acrescentar às sequências e a um time futuro. Ela era o patinho feio do grupo com um passado horrível e sem poderes. Porém, evoluiu ao ponto de ser a mais racional em Guerra Civil. A história dela não deveria terminar aqui, então vamos ver o que vai ser feito no seu filme solo já anunciado.

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Natasha Romanoff Guerra Infinita, Delfos
Não, Natasha. Você, não…

Claro, o sacrifício para obter a joia da alma é um pesadelo para qualquer roteirista. Alguma morte era necessária para contar a história do filme. Mesmo assim, a execução é preguiçosa. O que parece é que eles tinham histórias claras para contar com os outros personagens, mas não para Natasha.

Por mais que um dos temas do filme seja o de sacrificar menos vidas por mais vidas, não dá para pensar que não poderia ter sido melhor. Natasha e Clint poderiam ser atacados por capangas de Thanos, por exemplo e, de última hora, escapado com o sacrifício dela. Ou até do próprio Gavião, o que tornaria a narrativa muito mais interessante. Além disso, é um desperdício a personagem não lutar uma única vez durante o filme todo.

Como disse antes, a direção dos Russos não acerta 100%

Na maior parte, é por causa da direção ser muito preto no branco. Ela também tem um descompasso sobre quando deve mostrar mais e quando deve mostrar menos.

Temos uma nova situação à Cavaleiro das Trevas Ressurge aqui, com a decisão do Steve de viver uma vida simples e feliz. A cena de dança da Peggy se estende demais. Poderia ser mais sutil, mostrar apenas a silhueta dos personagens, ou só a expressão do rosto da atriz Hayley Atwell.

Os maiores acertos de Vingadores: Ultimato

A direção dos Russos pode causar alguns debates e tem algumas coisas no roteiro que não são legais. Não há como negar, no entanto que, no geral, Ultimato entrega – e MUITO!

O filme acerta demais nos seus personagens mais difíceis, que fecham seus arcos principais com glória: Thor, Capitão América, Homem de Ferro e, claro, Thanos. Afinal, o que é um filme de super-herói sem um super-vilão?

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Thanos exército Vingadores Ultimato, Delfos
E um filme do Vingadores com o Thanos é outro nível. Viva Josh Brolin!

Chris Hemsworth faz a melhor performance de Thor que já vimos. Ele perdeu demais, desde o início do MCU. Com isso, desistiu, não vê mais sentido em nada. Ele é considerado um Deus, mas incapaz de salvar e liderar seu povo, de se perdoar, de fazer a diferença agora. E o arco dele faz com que ele aceite isso, perca o orgulho e aceite ser liderado.

O Capitão América recupera todo o seu valor, resgata a amizade e confiança com Tony e segue o conselho do amigo, de seguir com a vida sugerida em Era de Ultron. Ele já fez todos os sacrifícios possíveis, cumpriu seu dever. Agora, merece a paz.

O Homem de Ferro enfrenta os seus maiores medos: sua visão de fracasso e o seu desejo interior de se sacrificar pelo bem maior, que ele descobriu no primeiro Homem de Ferro, mas só compreendeu em Ultimato. Ele começou como um egoísta bilionário por vendas de armas de destruição em massa. Sua morte é honrada e sua história, a mais bonita de todo o MCU.

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Tony Stark futuro Era de Ultron, Delfos
Ele viu o fracasso e tudo que fez foi insuficiente, até agora.

Já um Thanos esclarecido pelo seu futuro é pior do que um Thanos com seis joias do infinito. O vilão em Guerra Infinita era profissional, disposto a sacrificar sua filha pelo que acreditava. Neste, ele está ensandecido, lunático, totalmente distante da sua racionalidade psicopata.

Vingadores: Ultimato é também 100% respeitoso ao legado do MCU

O segundo acerto mais significativo é que tudo dos outros 21 filmes foi bem aproveitado. É detalhe que não acaba mais, payoff atrás de payoff. Ultimato consegue até melhorar escolhas de roteiros anteriores!

Ultimato também quebra a expectativa sobre a morte de vários heróis. A maioria sai ilesa, mesmo com o fim das histórias de alguns deles. Outra surpresa é que quem faleceu no anterior permanece assim. A Gamora que adoramos não existe mais, nem o Visão, ou o Heimdall. Nem o nosso Loki redimido de Thor: Ragnarok escapou, já que o que se teleportou ainda era o Loki vilão.

A decisão de não alterar a ação do Titã Louco pela viagem no tempo (o universo inteiro viveu cinco anos com esse tormento) é genial – e ambiciosa. Se a Marvel tiver cuidado, isso renderá muito material interessante nos próximos filmes. Por fim, não estavam mentindo quando disseram que as consequências de Vingadores: Ultimato eram reais.

A melhor cena de luta é do Capitão com Mjolnir VS Thanos

Vamos falar agora sobre AQUELA cena de Vingadores: Ultimato. Esta é a melhor construção de todo o MCU, o momento épico para humilhar os momentos épicos e que só seria possível com este formato de contar histórias.

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Delfos
É, Thanos, a coisa agora ficou séria.

O Capitão e o Thor sempre tiveram admiração e competitividade veladas. Desde que o Steve aguentou a pancada do Mjolnir em Os Vingadores, Thor presta atenção nele. Já o Capitão vê Thor com idealismo, afinal, este vingador é o único com moralidade equivalente ou superior à dele.

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Thor e Capitão América, Delfos
Em Vingadores, Steve apanha. Em Era de Ultron, ele ajuda nos combos. Em Guerra Infinita, Thor salva o amigo. Em Ultimato, é a vez do Capitão retribuir o favor.

Nas lutas, o Capitão sempre tentou acompanhar o Deus do Trovão, mas respeitou o orgulho e origem do amigo. Porém, no único momento que poderia ser demais para o Thor, quando o seu pior inimigo estava com um sorriso sádico e próximo de cumprir seu objetivo, foi a vez de Steve salvar o dia. É brilhante a reação do Thor ao ver isso, prova de que o orgulho se foi e, bem, ele tem um machado maior de qualquer forma.

Os breves segundos do Capitão América com Mjolnir são um show. Ele usa todas as habilidades que aprendeu ao longo das lutas com Thor. E mais, prova por que é o melhor lutador no universo da Marvel, o único no mano a mano capaz de fazer frente ao Titã Louco.

Viagem no tempo: a sequência mais divertida do MCU e com as melhores piadas

É exagero dizer que a sequência de viagem no tempo é a mais divertida de todo o MCU? Pois esta é a impressão que fiquei ao ver o filme!

Artigo Vingadores: Ultimato COM SPOILERS, Vingadores: Ultimato leak, Delfos

Voltar a Nova Iorque e perceber que até o próprio Steve atual tem restrições ao Steve “God Bless America’s Ass” Rogers é simplesmente bom demais. Os outros momentos são igualmente memoráveis. Banner não consegue ser um Hulk decente de forma alguma. Thor ainda é digno.

Esta foi a oportunidade da Marvel de deixar saudades. O MCU, como conhecemos nestes 10 anos, acabou. Será difícil ficar sem os comentários sagazes de Tony Stark e da liderança inquestionável do Capitão. Mas será assim, de agora em diante.

Vingadores: Ultimato COM SPOILERS: havia opções criativas melhores?

Neste um ano de espera, fãs e leaks trouxeram dezenas de teorias interessantes sobre o filme. A que eu mais gostei é uma em que Thanos é ressuscitado pela Morte e viaja no tempo para impedir que os Vingadores cumpram a missão de coletar as joias.

Só que é sacanagem dizer que era possível chegar a uma história e execução melhores do que o produto final. Os fãs precisam apenas de imaginação e uma tarde no Reddit para postar o roteiro ideal. A Marvel precisa dos melhores profissionais, mais de 10 anos de tempo investidos na franquia e pelo menos cinco anos de trabalho no roteiro, preparação e execução de Ultimato.

Talvez nunca haja um consenso sobre Vingadores: Ultimato, mas, com certeza, nunca mais haverá um filme como este.

A Marvel já foi amiga do DELFOS – nossas resenhas do MCU:

Homem de Ferro – Genial, playboy, filantrópico, mas não o melhor.

Homem de Ferro 2 – Sejam bem-vindos, Viúva Negra e Máquina de Combate!

O Incrível Hulk – O Edward Norton faz falta?

Thor – Até que é bom, mas falta alguma coisa.

Capitão América: O Primeiro Vingador – Se eu perdesse uma dança com a Peggy também nunca iria me perdoar.

Os Vingadores – The Avengers – O primeiro, mas não o único.

Homem de Ferro 3 – É sensacional, todavia, as armaduras do Tony parecem de papel.

Thor: O Mundo Sombrio – Hum, meh.

Capitão América 2: O Soldado InvernalWho the hell is Bucky?

Guardiões da Galáxia – A aventura mais pipoca de todas.

Vingadores: Era de Ultron – Agora, sim, isso aqui é um time de responsa.

Homem-Formiga – Sério, o vilão é sem sal.

Capitão América: Guerra Civil – O Steve tem razão.

Doutor Estranho – Os poderes mais incríveis são do Mago Supremo.

Homem-Aranha: De Volta ao Lar – É assim que se faz, tá, Sony?

Thor: Ragnarok – Quero meu martelo de volta.

Pantera Negra – Um tapa na cara da sociedade.

Vingadores: Guerra Infinita – Tanto esforço por uma gota de sangue…

O Homem-Formiga e a Vespa – Meio genérico. Também, veio depois de Guerra Infinita!

Capitã Marvel – A herói mais porreta da Terra. É, Thanos, agora pegou pro teu lado.

– Nota sobre nossa crítica de Vingadores: Ultimato – Nossa crítica do filme demorou para sair. E este é o motivo.

Vingadores: Ultimato – sem spoilers – E aqui está a crítica oficial sem spoilers da culminação do MCU.