Quando este reboot de Saints Row começou a ser divulgado, o povo da internet ficou um tanto decepcionado com o fato de o jogo parecer ter dado uma segurada nos absurdos, voltando às origens da série. Pois tendo jogado a campanha inteira e feito boa parte do conteúdo secundário, tenho muito a dizer nesta análise Saints Row 2022. Vem comigo?

ANÁLISE SAINTS ROW 2022

Sem delongas, vou dizer a real logo. Perto dos últimos jogos da série, Saints Row 2022 é muito sério. Sim, ainda é uma comédia, e tem boas piadas. Mas não rola mais aquele tipo de exagero de escalar um foguete em órbita enquanto toca AerosmithSaints Row é um reboot que traz a série de volta às suas origens. E, assim como aconteceu no primeiro jogo, o que temos aqui, em gameplay e narrativa, parece muito com um GTA com escopo e orçamento menor. Isso talvez agrade a alguns, e certamente desagradará outros. Particularmente, eu gostava daquela bobeira exagerada que a série seguiu em suas continuações.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos
Este tipo de cena de ação é o mais exagerado que você vai ver por aqui.

Tem explosões a rodo, muito tiroteio, perseguições de veículos. Mas não tem foguete, alienígenas ou Burt Reynolds. E talvez por questões de orçamento ou de escopo mesmo, essas cenas de ação nunca chegam à intensidade de um Uncharted. O que você vê acima, de deitar no teto de um veículo e explodir os perseguidores é um truque que ele repete muitas vezes na campanha. E é bacana, mas não é exatamente marcante quando você está fazendo isso em quatro missões seguidas.

BACANA, MAS NÃO EXATAMENTE MARCANTE

E essa é uma boa descrição para Saints Row 2022. Tudo que eu me lembro dos jogos anteriores de Saints Row são os exageros e as piadas. Mas mesmo tendo acabado de acabar este, devo dizer que não tem nenhuma cena que realmente ficou na minha cabeça.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos
Bem-vindo a Santo Ileso.

Isso não significa que eu não tenha me divertido, ou que não tenha rido das piadas. Só que, ao se restringir desta forma, Saints Row ficou muito mais comum. Muito mais “clone de GTA lançado em 2006“. E, claro, isso pode ser legal para quem gostava de mundo aberto antes dos mapas enormes e sidequests exagerados da atualidade. Mas também significa que a movimentação empolgante de Saints Row IV, onde você ia de um lado a outro voando, foi substituída por dirigir. Até tem uma wingsuit aqui, mas ela tem uso bem restrito. Ou seja, Saints Row 2022 é comum e nada marcante ou único. A única coisa que o diferencia de um Cyberpunk 2077, por exemplo, é que este não tem nada de RPG ou loot.

UMA STARTUP CRIMINOSA

Como um reboot, aqui você tem a possibilidade de recriar o império criminoso dos Saints antes de eles virarem o fenômeno cultural que viraram na cronologia anterior (lembra que o “chefe” virou até presidente dos EUA?). Aqui você novamente controla o “chefe”, com visual e voz definidos pelo jogador. Aí tem um grupo de amigos pré-definidos que vão ser seus sócios na empreitada. A história de Saints Row 2022 acompanha essa turma desde o início, quando eles faziam bicos para outros, até a formação dos Saints e os primeiros desafios da gangue.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos
Os “heróis” não customizáveis. Só falta você aí.

Os protagonistas são legais, e gostei de todos eles. A história segue alguns caminhos bem legais também, embora o vilão final tenha me parecido desnecessário, corrido e pouco desenvolvido. Até onde posso me lembrar, todos os personagens são novos. Não temos o retorno de Johnny Gat nem de nenhum outro, pelo menos não que eu tenha reconhecido.

ANÁLISE SAINTS ROW 2022: MISSÕES E GAMEPLAY

As missões envolvem coisas tradicionais de mundo aberto (“dirija até lá, mate todo mundo”) a fases mais lineares propriamente ditas. São poucos os momentos mais lineares, então não é como Horizon Forbidden West, em que praticamente cada missão de história é uma fase. Também não tem a mesma qualidade, nem motivações para explorar. Em geral, você simplesmente segue o caminho explodindo tudo que aparecer na sua frente – e digo isso de forma elogiosa.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos

O combate é um TPS tradicional e sem novidades. Tem aquelas armas de sempre – escopetas, metralhadoras, lança-foguetes. Tem takedown que recupera vida e tem cooldown. Há habilidades especiais que usam “mana” (chamada aqui de flow). Tem combate entre veículos e a possibilidade de subir ao teto e explodir tudo dali. É eficiente e divertido, mas de novo, não é nada especialmente marcante. Não acho que tenha nenhuma habilidade ou cena de ação em Saints Row que não tenha visto antes em outros games.

Para mim, isso parece um retrocesso. Admito que, embora goste da série, não sou dos seus maiores fãs. Mas abrir mão da personalidade que ela adquiriu com suas “bobeiras” para se tornar novamente um clone de GTA não parece uma boa decisão.

TRILHA SONORA

E, claro, tem rádios de diversos estilos para você curtir um som enquanto dirige pela cidade. Depois de determinado ponto da campanha, dá até para ativar qualquer música no celular e deixar tocando fora dos veículos. Aliás, me chamou a atenção quando vi que tinha uma rádio chamada Nuclear Blast, completa com o logotipo da maior gravadora de heavy metal do mundo.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos

Infelizmente, as bandas aqui não representam bem o eclético catálogo da gravadora. Aqui temos basicamente o estilo de metal que faz sucesso nos EUA, focando nos gêneros mais extremos. Tem Slayer, tem In Flames, mas não tem Hammerfall ou outras coisas nessa linha. O único metal tradicional do catálogo é o Accept, e mesmo este vem com uma escolha bem inusitada de música (Zombie Apocalypse).

Assim, acabei ouvindo mais as outras rádios, e há bastante diversidade aqui. Tem música clássica, country, rap, eletrônica. Acho que qualquer pessoa vai encontrar seus gostos representados aqui, o que é muito bom e essencial em um game como este. E, claro, algumas missões têm músicas pré-escolhidas, tanto incidentais quanto licenciadas.

O IMPÉRIO DOS SANTOS

Além das missões de história, Saints Row 2022 tem, claro, várias atividades de mundo aberto. Como é padrão em jogos assim, há um punhado de tipos de missões que são repetidos ad infinitum para dar alguns troféus para quem tiver saco de limpar o mapa.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos

E daí, claro, tem seu império. Você pode usar o dinheiro do jogo para investir em “empresas” ilegais. Isso traz uma renda passiva e permanente, mas cada uma delas que constrói traz também um tipo de missão. Cada empresa tem um tipo diferente de missão atribuída, mas são coisas como pegar carros específicos e levar para a garagem. Nada muito criativo ou envolvente. A única que fiz que “valeu a pena” foi uma de invenções, que dava de recompensa algumas armas e poderes divertidos, como poder atirar através das paredes.

Infelizmente, completar essas atividades das empresas não é exatamente opcional. Para ver o final da história, é obrigatório comprar seis delas e fazer todas as missões de duas. Além disso, há uma sequência de missões mais elaboradas que são liberadas conforme você termina todas as missões de cada empresa. Não me incomodaria simplesmente comprar todas, ou mesmo fazer uma missão de cada, mas algumas dessas envolvem repetir a atividade 15 vezes para se considerarem “completas”. É gordura demais pra mim, o que impossibilitou que eu visse todas essas missões extras.

Felizmente, não tem sidemissions tradicionais. Ou são as missões de história, mais elaboradas e divertidas, ou essas pequenas e repetitivas atividades, para quem quer simplesmente “tempo de jogo”.

ANÁLISE SAINTS ROW 2022 E O LARP

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos
A campanha de LARP é o melhor momento de Saints Row.

A única exceção, no entanto, é uma bem forte. Não deixe de construir o castelo, pois este traz uma mini-campanha de LARP. São três missões, se não me engano, e são de longe a coisa mais marcante do game.

Nesta campanha, você participa de um LARP que envolve toda a cidade. Todos usam armas e armaduras improvisadas e a batalha é “só de brincadeira”. Isso é muito legal, e dá aquele charme caseiro e lúdico de histórias como Rebobine Por Favor.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos
Aaaah! Eu estou morrendo!

Volition inclusive teve o cuidado de adaptar os takedowns nessas missões para que os personagens não se encostem ao “se matar”, deixando tudo ainda mais engraçado. É mais ou menos como South Park: The Stick of Truth. Porém, naquele você vê o que as crianças imaginam. Aqui, vê apenas o que está acontecendo de fato, e a imaginação fica por sua conta. É tão legal que não duvido que venha por aí um DLC ou spin-off com uma campanha de LARP mais desenvolvida, como aconteceu com Borderlands e o RPG da Tiny Tina.

PROBLEMAS TÉCNICOS

Um problema que realmente afetou meu tempo com Saints Row 2022 foi sua crueza técnica. Tudo que pode dar errado aqui dá. São opções que não ficam salvas depois de reiniciar o game, seu personagem que muda de voz do nada ou até aparece pelado espontaneamente.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos
Minha personagem simplesmente resolveu tirar a camisa no meio de uma missão.

Tem objetivos de missão que não aparecem e exigem reinício, câmera que quebra ou menus que se recusam a fechar. Saints Row, pelo menos nesse período de review em que joguei, é um dos games de mundo aberto mais quebrados desde Assassin’s Creed III.

As opções que não salvam direito fizeram com que eu usasse o quick resume quando parava de jogar, para não ter que ajustar tudo cada vez que rodava o jogo. Porém, problemas mais graves, que exigem reinício total, eram frequentes, a ponto de que eu precisava ajustar as opções do zero duas ou três vezes por dia.

INCONVENIENTES TÉCNICOS

E há também muitos inconvenientes que não quebram a experiência, como objetos do cenário, ou até mesmo carros inimigos, aparecendo de repente muito próximos do jogador. É curioso que Saints Row dá várias opções visuais. No Xbox Series X, dá para escolher três resoluções, duas delas com opção de priorizar detalhes visuais ou framerate. Porém, em absolutamente todas elas esse glitches visuais acontecem. A diferença da qualidade ultra para o máximo framerate (e consequente mínimo de qualidade) é na quantidade de plantinhas que aparecem no chão, não em quão próximas elas aparecem.

Isso é ainda mais curioso pelo fato de que Saints Row não é nenhum esplendor técnico. Seus gráficos são bem mais simples do que games first party da geração passada, como Ghost of Tsushima. Ou até mesmo third parties, como Red Dead Redemption 2. Mas acredito que isso é um fato permanente no mundo dos games: fazer jogos com esse nível de fidelidade gráfica ficou tão caro e trabalhoso que os designers hoje em dia são mais restritos por tempo e dinheiro do que pelo poder dos consoles.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos

Também gostaria que tivesse mais pontos de fast travel. Eu achei apenas quatro, basicamente um em cada ponta do mapa, então mesmo ao final da campanha, ainda estava dirigindo muito de um lado para o outro. Pelo menos a maior parte das missões de história começa na base, e para lá dá para se teleportar. E os loads, embora existam, são bem rápidos – coisa de 10 segundos.

O CAFOFO DOS SANTOS

Eu gostei de ter jogado Saints Row. Porém, para ser sincero, acredito que para a maioria das pessoas será um game terminado por inércia. Você simplesmente vai fazendo as missões de história até que ele acaba, sem ficar marcado na memória.

Análise Saints Row 2022, Análise Saints Row, Saints Row 2022, Saints Row, Volition, Deep Silver, Delfos
Quando você libera o helicóptero, a movimentação fica bem mais rápida, mas ainda trabalhosa.

E cumprir todas as atividades de mundo aberto é algo que vai ficar restrito aos fãs mais hardcore do gênero ou quem tem muito tempo e paciência. Em certa época da minha vida, eu talvez até fizesse essas coisas, mas atualmente não me anima limpar um mapa para ganhar troféu, a não ser que a movimentação em si seja muito especial, como em Marvel’s Spider-Man.

O que Saints Row tem de mais especial é justamente o fato de que os jogos de mundo aberto atualmente não são mais assim. Tirando os próprios Homem-Aranha e Ghost of Tsushima, não me lembro de outro que não seja RPG lançado em anos (desde Assassin’s Creed Syndicate, talvez?). E ambos são bem diferentes de GTA. Então, se você é um fã de GTA que está carente do gênero desde GTA 5Saints Row 2022 certamente coçará esta coceira. O problema é que já existiram tantos games assim, na época do PS2 e PS3, que isso ainda parece batido hoje. Os jogos de mundo aberto evoluíram. Saints Row não. E quão legal isso é para você pode ser respondido apenas por você mesmo. Então não deixe de me contar o que pensa disso nos comentários.

MAIS SAINTS ROW: