Cyberpunk 2077, CD Projekt Red, Delfos

Semana passada, a CD Projekt Red lançou o esperado Cyberpunk 2077, sucessor do aclamado The Witcher 3 (para o qual fizemos uma tremenda cobertura aqui no site), e que ficou oito anos em desenvolvimento.

Devido à boa-fé angariada pela desenvolvedora com suas atitudes e a pura qualidade de The Witcher 3Cyberpunk 2077 era um jogo muito aguardado. Porém, o lançamento foi um imbróglio vergonhoso, cheio de mentiras e manipulação da mídia (neste caso a mídia foi manipulada, não o contrário).

O IMBRÓGLIO CYBERPUNK 2077

Antes do lançamento, a CD Projekt Red liberou códigos de reviews no mundo inteiro APENAS para as versões de PC. Assim, sites como o DELFOS, que só têm condições de cobrir em consoles, ficaram de fora. E é uma pena, porque o Yohan estava animado não apenas para jogar, mas para fazer uma senhora cobertura, do naipe que dificilmente conseguimos fazer aqui no site com nosso orçamento indie. Mas isso é o de menos. A questão é: por que eles liberaram apenas a versão de PC?

Isso foi feito porque as versões de console são uma porcaria. No PS4, por exemplo, Cyberpunk 2077 roda a 15 fps com resolução inferior a 720p.

Isso sem falar na enorme quantidade de bugs que chegam a quebrar o jogo, tornando o progresso impossível. É simplesmente um jogo não terminado.

Muitos motivos podem ter levado a essa situação. E eles são compreensíveis. O jogo estava no inferno do desenvolvimento há muito tempo. Provavelmente estava vazando dinheiro. Ele simplesmente precisava sair, na condição em que estivesse. Por mais que isso seja lamentável, é compreensível. Afinal, não é ilegal ou moralmente errado colocar um produto tosco no mercado. Compra quem quer.

A MÁ-FÉ DE CYBERPUNK 2077

A coisa fica mais complicada se você ativamente ESCONDE as versões quebradas, mostra só a que roda direitinho, e assim engana as pessoas que preferem jogar em consoles quanto ao que estarão comprando. Quer prova? Vamos ao Metacritic.

No momento em que escrevo isso, Cyberpunk 2077 está com média 89 na sua versão de PC, baseada em 58 reviews. A versão de PS4 tem apenas cinco análises, todas publicadas após o lançamento do jogo (provavelmente com jogos comprados pelos veículos) e média de 50. A versão de Xbox One tem quatro reviews, também publicados tarde, com média de 51. E você sabe, 50 no Metacritic não é a mesma coisa que 2,5 aqui no DELFOS. Não é um jogo mediano, é uma porcaria. I Am Bread, um dos piores jogos já lançados, está com a mesma pontuação, por exemplo.

Pense nisso por um segundo. A versão de PS4 de Cyberpunk 2077 tem a mesma qualidade de I Am Bread.

Mas o que mais me deixou injuriado foi o que veio a seguir.

CYBERPUNK 2077 E AS DESCULPAS VAZIAS DA CD PROJEKT RED

Depois que a mídia começou a sacar o golpe da CD Projekt Red, comprando o jogo e chamando atenção do público para a falta de qualidade das versões de console, a empresa se viu encurralada. E liberou a seguinte carta:

Cyberpunk 2077, CD Projekt Red, Delfos

Trata-se de um pedido de desculpas por eles não terem mostrado o jogo em consoles antes do lançamento, impedindo que os consumidores fizessem uma compra informada. WTF, meu?

Isso não foi um acidente. Não é como estar andando distraído na rua e esbarrar em alguém. Foi intencional. Foi um fuckin’ plano de negócios. Uma decisão de marketing. A CD Projekt Red não cometeu o deslize de esquecer de mostrar as versões de console. Eles ativamente ESCOLHERAM ESCONDER as versões de console até que fosse tarde demais para quem comprou baseado no histórico de qualidade da empresa.

CYBERPUNK 2077 NOS CONSOLES FOI UM GOLPE!

E deu certo. Junto com o pedido de desculpas, eles liberaram um comunicado dizendo que o jogo já se tornou lucrativo só com as pré-vendas. Agora eles tentam fazer um damage control dizendo que você pode pedir reembolso. Cara, você sabe quão difícil é conseguir reembolso de um jogo? É tão difícil que, até em países com leis pró-consumidor mais avançadas, como os EUA, os sites estão publicando tutoriais para ajudar. No Brasil? Meu amigo, pode ter certeza de que o seu dinheiro já está sendo contado pela CD Projekt Red, e resta a você esperar por uma potencial versão next-gen que funcione direito.

Ah, e ainda sobre reembolsos, vale a pena ler isso aqui, onde diz que a CD Projekt Red não tem nenhum combinado com a Sony e a Microsoft em relação a honrar os reembolsos prometidos pela editora. E isso tudo vem depois de um monte de matérias gringas relatando a forma desumana com a qual a CD Projekt Red trata seus empregados.

Então não se deixe enganar, meu amigo. Não pense que a CD Projekt Red é “boazinha”. Eles são tão maléficos quanto a EA. Aliás, eu não me lembro de a EA ter tomado uma atitude tão claramente desonesta quanto a CD Projekt Red tomou no pré-lançamento de Cyberpunk 2077.