remake de Resident Evil 4 é o único Resident Evil lançado desde 2015 que não tivemos acesso a cobrir o lançamento (veja links para tudo que produzimos sobre a série ao final da matéria). Então acabamos não produzindo conteúdo sobre ele. Felizmente, hoje temos a oportunidade de falar sobre seu DLC Caminhos Distintos, também conhecido como Separate Ways. Me acompanha?

RESIDENT EVIL 4 CAMINHOS DISTINTOS

Como você já sabe se jogou o Resident Evil 4 original, Separate Ways mostra o que a Ada Wong estava fazendo enquanto o Leon tentava salvar a vida do presidente. Ela tem seus próprios objetivos, mas se encontra em vários momentos com Leon. Durante a campanha original, não sabemos exatamente o que está rolando com ela, se é apenas uma stalker amigável ou o que está fazendo por ali. Em Caminhos Distintos, nós seguimos toda a aventura de Ada focados no que ela estava fazendo. Vemos que o Leon era muito menos importante para a missão dela do que pensávamos, e que ela também sabia muito menos do que parecia.

Resident Evil 4, Caminhos Distintos, Separate Ways, Delfos, Capcom

Como o jogo original revela, ela está trabalhando para o grande vilão de Resident Evil, Albert Wesker, mas não tem ideia dos planos dele. Ela foi paga para pegar um breguete, e é isso que está fazendo lá.

RESIDENT EVIL 4 SEPARATE WAYS

Separate Ways é um DLC bem carnudo. Eu vi uma galera comentando que tem a mesma duração de Resident Evil 3 Remake, mas que é vendido como um DLC a 10 dólares (pouco mais de 50 reais nas lojas brasileiras). A ideia é mostrar como Resident Evil 3 foi vendido a preço inflacionado. Porém, queria apresentar um contra-argumento. Caminhos Distintos repete todos os inimigos, fases e alguns chefes do game. Tem alguns chefes novos e algumas armas exclusivas, mas é uma reinterpretação do jogo que já existe. Um DLC ótimo, mas um DLC. Além disso, o que é óbvio, ele precisa do Resident Evil 4 para rodar, então você já gastou dinheiro com o jogo completo se comprar esta parte extra.

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Isso realmente me incomoda.

Dito isso, Separate Ways é muito bom, talvez até melhor do que a campanha original. Vou elaborar mais sobre isso, mas falando de preços altos e de coisas que não deveriam ser vendidas, o que realmente me incomoda é que a Capcom vende um ticket de upgrade para as armas a três dólares (na imagem acima estava em promoção, mas ainda assim é caro). Vender conteúdo, com atuação, história e tudo mais, mesmo com fases requentadas, tem seu valor. Mas vender algo que dá para editar no PC usando o Wemod parece realmente má fé, e mais uma demonstração de como o mundo para quem joga em consoles é injusto. Comprar upgrades simplesmente não é aceitável.

VOLTANDO AOS CAMINHOS DISTINTOS DE SEPARATE WAYS

DLC é aquela coisa. Um bom DLC traz mais do que você já tinha gostado no jogo original. Em alguns casos, isso é feito com novos mapas, novo gameplay, como o próprio End of Zoe de Resident Evil 7, ou simplesmente com uma nova interpretação da história que já conhecemos. Este último é o que temos em Separate Ways. Não chega a ser como a segunda campanha de Resident Evil 2, mas a sensação de “já passei por aqui” é bem grande e comum.

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Porém, por ser mais curto (durou sete horas para mim), ele acaba tendo um timing melhor do que o jogo original. Em especial, elimina as coisas que eu não tinha gostado na campanha principal, como aquelas áreas mais abertas estilo o lago, e foca na ação, atmosfera e história. O DLC é tão linear que o mapa acaba sendo até supérfluo, ajudando mais para encontrar colecionáveis do que para saber para onde ir. E isso é ótimo.

COMBATE, ATMOSFERA E GRÁFICOS LINDOS

Isso te libera para curtir o que Resident Evil 4 tem de melhor, como o delicioso combate e a atmosfera de seus vários cenários. Não há “biomas” únicos à história da Ada, mas ela passa por toda a geografia do Leon – a vila, o castelo, etc – só que viajando por caminhos distintos (rá!).

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Consegue enxergar?

Uma coisa que me incomodou em Resident Evil 4 que ainda está no jogo é quão absurdamente escuro ele é. Todas as imagens desta matéria foram capturadas com o brilho literalmente no máximo, e mesmo assim eu não conseguia enxergar quase nada. Tem horas que está literalmente de dia, mas mesmo assim a imagem é extremamente escura. A iluminação é muito legal, e é impressionante que mesmo colocando o brilho no talo, a coisa não fica branca e chapada. Mas eu gostaria de conseguir enxergar melhor o jogo.

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De dia, porém escuro demais.

Na verdade, tirando as últimas duas imagens, que representam o grosso da campanha, as outras desta matéria foram escolhidas a dedo por ser possível enxergar nelas. Resident Evil 4 é literalmente o jogo mais escuro que existe, ainda mais do que o Doom 3 original sem o mod da lanterninha (as versões relançadas depois são bem mais fáceis de enxergar). Eu tenho uma cortina blecaute na sala onde estão meus consoles, e mesmo assim era literalmente difícil e incômodo jogar de dia. Acho curioso que a Capcom não tenha percebido quão escuro tunou seu jogo.

YOU KNOW I STILL LOVE YOU THOUGH WE TOUCHED AND WENT OUR SEPARATE WAYS

Também é estranho quão escuro é Resident Evil 4 por ele não ser um jogo de terror (o que já não justificaria não conseguir enxergar). O que temos aqui é um TPS, só que mais lento do que um Gears of War. E muito, muito bom. O jogo não dá medo, mas é uma delícia de jogar e de explorar, e isso é turbinado pelo jeito mais linear de Caminhos Distintos.

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Aliás, Caminhos Distintos para mim foi uma daquelas experiências que eu não queria que acabasse. Eu não senti isso em Resident Evil 4 (até porque ele é bem longo), mas aqui terminei com aquela vontade de “quero mais” que dá vontade de começar uma nova campanha imediatamente. Na verdade, acredito que deve ser excelente jogar seguido com a campanha principal. Assim como assistir aos três De Volta Para o Futuro em um dia, você fica com um entendimento bem melhor da história, o que é sempre bem-vindo em um game com tanto foco e capricho colocado neste aspecto.

Eu não diria que Resident Evil 4 é o melhor desta nova leva de Resident Evils (onde estou contanto o 7, o Village e o remake do 2 e do 3). Na verdade, dentre estes cinco, o considero o mais fraco. Mas aí é que está, ele é o mais fraco em uma leva de jogos que são simplesmente fantásticos – não à toa a Capcom anda com tudo nos últimos anos. Então mesmo não sendo tão legal quanto seus contemporâneos, ainda é uma pedida obrigatória para fãs da série ou de jogos de tiro.

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