Segundo o dicionário e também o pôster do filme, que faz o favor de quebrar este galho para os mais preguiçosos, a palavra acrimônia significa aquilo que é azedo, ácido, áspero. Uma boa descrição para a trama desta película.

Ele conta a história do ex-casal Melinda e Robert. A coisa já começa com eles no tribunal, com o juiz concedendo uma medida de restrição para que Melinda não chegue mais perto de Robert e de sua nova esposa. E mais, ainda ordena que ela faça terapia obrigatória para controle de raiva.

É em sua primeira sessão que ela relembrará todo o relacionamento com ele através de flashbacks, expondo toda a pindaíba, traições e infelicidade geral que passou no relacionamento e o ressentimento gerado a partir de tudo isso.

E mesmo que seu casamento com Robert tenha ficado bem longe de ser algo bom, ela ainda é tomada por um amor doentio e crises de ciúme que explodem além de seu controle.

Embora ele seja classificado como um suspense, há bem pouco disso por aqui. Grande parte do filme conta o relacionamento entre eles, desde que se conheceram na faculdade até o fim de seu casamento, e tudo isso está mais para um drama, mostrando um relacionamento bem insalubre entre uma mulher com os problemas que já citei e um sujeito folgado e aproveitador.

Delfos, Acrimônia, Cartaz

Contudo, como o filme é narrado por Melinda, é legal ver através dos flashbacks que nem tudo é exatamente como ela diz. Sim, o marido é manipulador e sanguessuga. Mas há contradições no relato dela, tipo ela falar que ele a seduziu desde a primeira vez quando é ela quem se oferece para dar uma carona até a casa dele e é ela quem se oferece para entrar.

Do ponto de vista dela, ele é um canalha irredimível. Só que embora ele tenha mesmo errado muito com ela, no final ele fez o que era certo (não dá para contar muito para não estragar nada) e talvez isso tenha finalmente a colocado numa espiral de raiva e ressentimento que desencadeia seu pior lado.

Aí sim entra de fato o suspense, com uma Melinda desprezada atrás de vingança contra os anos de um relacionamento ruim cuja compensação lhe foi negada. Só que aí já é muito pouco suspense e tarde demais, já bem no final do filme mesmo. Para piorar, acaba ficando  com estética de novela, uma coisa exagerada, mais dramalhão e menos thriller.

Por conta dessa mistura cujos elementos não casaram legal, Acrimônia resulta num produto bem irregular. Eu esperava um suspense (está sendo vendido como um) e na maior parte do filme ele simplesmente não é isso. Quando finalmente se torna um thriller, é muito pouco e tarde demais. E mesmo como drama, também não é lá essas coisas. Não recomendo.