Yooka-Laylee é a delicinha original. Eu tinha memória de ter usado esta expressão pela primeira vez na resenha do jogo, mas isso não é verdade. Contudo, acredito que foi, sim, durante minha campanha, que senti isso pela primeira vez. Aquela sensação gostosa de um jogo calmo e divertido, que pode ser definido apenas com uma palavra: delicinha. Yooka-Replaylee é um remake sem medo de fazer alterações. As fases são as mesmas, mas o jogo inteiro foi retrabalhado. Ele é quase um Yooka-Laylee 1.5.

REVIEW YOOKA-REPLAYLEE

Logo de cara você percebe a diferença, e ela vai muito além dos gráficos retrabalhados. Agora você começa com todas as habilidades, o que significa que não acontece mais aquela pentelhação de ter que voltar para uma fase depois de upgrades para pegar breguetes. E já que falamos em breguetes, estes aumentaram muito em quantidade. Basicamente, tudo que você faz te dá uma página, deixando Yooka-Replaylee mais próximo de um Super Mario Odyssey do que de um Super Mario 64.

Yooka-Replaylee também tem mapas e fast travel, duas coisas que eu fiquei bem surpreso ao rodar o anterior e ver que não tinha. Talvez a melhor melhoria, no entanto, responda pela forma de encontrar caminhos. No anterior, as peninhas te guiavam para os objetivos. Isso era ótimo, mas tinha um lado negativo: depois de pegar as peninhas, você perdia seu guia.

Aqui a função de guiar fica com moedinhas, e a maioria delas aparece apenas quando necessária. Assim, elas continuam aparecendo caso você recarregue uma fase, garantindo que você nunca fique sem guias para achar os breguetes. Mas isso é quase opcional, uma vez que com mapas e nomes para cada página, agora é mais fácil do que nunca cemporcentar Yooka-Laylee.

JOGO MAIS CURTO?

Yooka-Replaylee, Yooka-Laylee, Playtonic, Delfos

Curiosamente, Yooka-Replaylee parece mais curto do que Yooka-Laylee, mesmo tendo mais conteúdo. Eu passei 28 horas com o original, mas apenas 12 com Replaylee. Isso jogando da mesma forma, focando em pegar o máximo de coisas que conseguia e indo muito além do mínimo necessário para terminar.

Talvez as melhorias de qualidade de vida, como os mapas e fast travel, além de não haver mais necessidade de visitar fases anteriores com novas habilidades, tenham diminuído o tempo de jogo. De qualquer forma, é muito positivo. Yooka-Replaylee tem mais conteúdo do que o original, mas não te deixa jogar tempo fora. Sensacional.

A DELICINHA ORIGINAL

Porém, não se engane. Eu fui capaz de apontar todas essas mudanças apenas porque rodei os dois jogos ativamente, comparando um ao outro. A verdade é que se você não joga Yooka-Laylee há alguns anos, provavelmente Yooka-Replaylee vai ser tão gostoso quanto você se lembra. As fases estão aqui. Os desafios de outrora também. Só existem mais deles, e agora é tudo mais conveniente.

É aquele clichê: Yooka-Replaylee é o jogo que Yooka-Laylee poderia ter sido. Cá entre nós, Replaylee me parece um tanto desnecessário. Apesar das mudanças bem-vindas, ele recria um jogo que já era excelente e continua visualmente lindão. Eu sinceramente preferia ter uma terceira aventura estrelada por Yooka Laylee. Mas o que tem pra hoje é Yooka-Replaylee e, dentro de sua proposta, ele não poderia ser melhor.

MAIS DA SÉRIE “… DE CABEÇA FRIA”: