Nem parece que este é apenas o segundo filme solo do Homem-Aranha de Tom Holland. Afinal, já vimos esta encarnação do personagem em dois Vingadores e em Guerra Civil. Assim como o próprio herói, ele já é quase um amigão da vizinhança aqui no DELFOS. Talvez você se lembre que nossa primeira crítica no novo layout, e a estreia do Selo Delfiano Supremo redesenhado, foi justamente com De Volta ao Lar. E agora, dois anos depois, cá estou eu escrevendo a crítica Homem-Aranha Longe de Casa.

HOMEM-ARANHA INTERNACIONAL Crítica Homem-Aranha Longe de Casa

Homem-Aranha: Longe de Casa tem a difícil missão de ser o primeiro longa a mostrar o universo Marvel depois que Vingadores Ultimato mudou tudo. Última chance de sair daqui para quem não assistiu ao filme em questão.

Crítica Homem-Aranha Longe de Casa, Homem-Aranha: Longe de Casa, Homem-Aranha, Marvel
Se você assistiu, vem cá, dá um abraço!

Você deve saber que metade da população da Terra sumiu por cinco anos, e poparam no final de Ultimato sem ter envelhecido nada. Este evento está sendo chamado de “blip”. Longe de Casa já começa mostrando um fato que me incomodava antes mesmo de assisti-lo: todos os personagens importantes de De Volta ao Lar “bliparam”. Ou seja, é como se Ultimato não tivesse acontecido. Embora agora seja cinco anos depois, todos ainda estão no ensino médio.

E que ensino médio, meu amigo. Toda a turma está embarcando em uma excursão que vai levá-los a vários países da Europa. E eu achava legal quando ia com a escola no zoológico.

Peter, batata e romântico incurável como eu, não quer perder a chance de passar por Paris sem se declarar para MJ. Ele elaborou um alto plano infalível com o objetivo de voltar da viagem com o coração da princesa. Mas Nick Fury (Samuel L. Jackson) tem outros planos.

ELEMENTAL, MEU CARO WATSON

O Caolho está encarando quatro criaturas gigantes com poderes dos elementos. Você, sabe, água, terra, ar, fogo e coração. Todos os super-heróis adultos estão indisponíveis, e a única ajuda de Nick vem de Mysterio (Jake Gyllenhaal), que já encarou os monstrões em outra dimensão.

Crítica Homem-Aranha Longe de Casa, Homem-Aranha: Longe de Casa, Homem-Aranha, Marvel
Mysterio, este é o Peter. Quem se importa com máscaras? Você sabe quanto custam estes atores?

Se você tem algum conhecimento destes personagens no gibi, sabe no que isso vai dar, mas eu não posso comentar aqui pois seria um spoiler gigantesco, então falemos de outras coisas.

Se os filmes do teioso de Sam Raimi abriram mão do humor tão caro ao personagem, Longe de Casa traz uma história bastante engraçadinha. Ela é em partes iguais uma comédia de relacionamentos adolescentes e um filme de super-heróis e, se você já leu as HQs, sabe que é exatamente assim que uma história do Aranha deve ser.

Muito tempo é dedicado à paixão de Peter pela MJ e o aparente descaso dela e interesse no bonitão que era uma criancinha antes do blip. E o humor é no ponto. Homem-Aranha Longe de Casa não é de fazer rir: é de gargalhar.

Crítica Homem-Aranha Longe de Casa, Homem-Aranha: Longe de Casa, Homem-Aranha, MarvelSim, os filmes da Marvel sempre tiveram bastante humor, mas isso aqui é uma comédia orgulhosa deste título. E de novo, é assim que uma história do Aranha deve ser.

ARREPIO DO PETER

Isso não significa que as cenas de ação não sejam legais, ou épicas. Elas são. Mas são poucas. E a roupa clássica do Homem-Aranha, esta que você vê nas imagens, só aparece no clímax, sendo substituída por um uniforme negro sem graça bem semelhante ao do Homem-Aranha Noir.

Este é meu principal problema com o filme. Sim, eu sei que o Peter e suas dificuldades em levar uma vida normal devem ser o foco em um filme do Homem-Aranha, mas caramba, o herói tem que dar as caras devidamente paramentado em mais de 10 dos 130 minutos do filme. Acabou que o herói totalmente montado apareceu mais tempo em Guerra Civil do que neste que é seu filme solo. Isso não é legal.

Voltando às cenas de perigo e ação, Mysterio é um personagem secundário nas HQs, mas ele é bem cinematográfico, e o filme faz um excelente uso disso.

A primeira luta contra um elemental, o da água, é visualmente impressionante e espetacular. E depois ainda tem outras cenas tão legais quanto. Apesar da pouca ação, Longe de Casa satisfaz bem quando elas finalmente acontecem.

MYSTERIO. NOME LEGAL.

Aliás, não posso deixar de comentar novamente. Lá em 2004, quando escrevi a crítica de O Dia Depois de Amanhã, disse que Jake Gyllenhaal daria um bom Peter Parker. Ele envelheceu, é claro, mas agora o ciclo se completa e ele aparece em um filme do Homem-Aranha, ainda que não como o personagem que eu imaginei.

Crítica Homem-Aranha Longe de Casa, Homem-Aranha: Longe de Casa, Homem-Aranha, Marvel
O relacionamento entre MJ e Peter é o foco do filme.

Na verdade eu nem diria que o filme deveria ter mais ação. O equilíbrio até é bom. O que acho é que ele deveria ter mais Homem-Aranha, e não Peter fazendo suas acrobacias em roupas improvisadas.

Por outro lado, é na parte do Peter Parker que Longe de Casa se destaca, assim como já aconteceu em De Volta ao Lar. Este é o ponto com o qual as duas encarnações anteriores do personagem tinham problemas e é exatamente onde estes novos filmes feitos pela Marvel brilham. Sam Raimi e Marc Webb até entendiam a importância do lado humano para o herói, mas ambos falharam em alguns aspectos em que os novos longas se destacam.

Assim, Homem-Aranha: Longe de Casa é quase um filme perfeito do Homem-Aranha. Uma comédia da Sessão da Tarde com fortes elementos super-heroísticos. Pura diversão, e um programa perfeito para um sábado à tarde regado a muita pipoca.

CURIOSIDADES:

  • Novamente toca uma música dos Ramones neste filme. E mais uma vez, não é AQUELA.

  • Há duas cenas pós-créditos, e ambas são ridiculamente importantes. A primeira foi aplaudida pelos jornalistas presentes na sessão de imprensa. Já a segunda muda totalmente o filme que você acabou de ver. Definitivamente fique na sessão até o final.

LEIA NOSSA COBERTURA COMPLETA DO HOMEM-ARANHA NO CINEMA:

Crítica : Homem-Aranha no Aranhaverso é um gibi em movimento

Crítica: Venom faz dar saudade de sua versão em Homem-Aranha 3

Como o Homem-Aranha passou a fazer parte do MCU

Homem-Aranha: De Volta ao Lar é pura diversão

O Espetacular Homem-Aranha 2: A Ameaça de Electro

O Espetacular Homem-Aranha – De Volta Ao Lar (Gibi)

O Espetacular Homem-Aranha

O DVD de Homem-Aranha 3

Homem-Aranha 3

Homem-Aranha 2