Aquaman 2, Jason Momoa, Amber Heard, Patrick Wilson, James Wan, Delfos, Warner, DCEU

Admito, estava um pouco atrasado nos meus filmes de heróis. Especialmente no DCEU, do qual Aquaman 2 faz parte. O Cyrilove resenhou o primeiro, então acabei nunca assistindo. E o filme do Flash ficou sem crítica no DELFOS porque eu não estava disponível no dia da sessão de imprensa. Mas recentemente tirei uns dias para recuperar minha carteirinha nerd. E sabe o que é curioso?

O CURIOSO

O curioso é que, embora Aquaman seja considerado um ótimo filme e Flash um tremendo flop, meu gosto pessoal foi para o caminho contrário. Gostei dos dois, mas achei Flash muito mais bacana e divertido do que o longa do sujeito que fala com peixes. Sei lá, eu também gosto bastante dos filmes do Shazam, então talvez este lado mais comédia da DC fale mais comigo do que seus Testosterona Totais.

Aquaman 2, Jason Momoa, Amber Heard, Patrick Wilson, James Wan, Delfos, Warner, DCEU

Aquaman 2 chega num momento pouco propício para filmes de heróis. Mesmo quando são bons, o público está demonstrando saco cheio delesAquaman é um herói que se deu bem no cinema, e o público gosta do elenco e do filme anterior. Porém, está dando sinais de que, assim como As Marvels, vai flopar, e isso vai independer da qualidade. Então que tal falarmos da qualidade, já que é única coisa que posso de fato opinar neste momento?

CRÍTICA AQUAMAN 2 O REINO PERDIDO

Olha, ainda bem que assisti ao primeiro Aquaman recentemente, pois esta é uma CONTINUAÇÃO com todas as letras maiúsculas. Praticamente todos os personagens retornam, inclusive os dois vilões, e personagens secundários não têm seu papel reapresentado, ou mesmo lembrado. Em outras palavras, se você nem lembra que Dolph Lundgren estava em Aquaman 1, provavelmente vai querer refrescar sua memória antes de ir ao cinema.

A história coloca o segundo vilão do filme anterior, o Arraia, como antagonista principal. Ele quer se vingar do Aquaman por ter matado seu pai e não vai medir esforços para isso. Literalmente, seu objetivo é destruir o planeta só para ganhar poder suficiente para dar uns sopapos no Jason Momoa.

Obviamente, o objetivo do nosso herói é muito mais edificante. Ele quer salvar o planeta. E, para isso, vale até se aliar ao seu irmão Patrick Wilson, o vilão principal do primeiro filme. Afinal, atlantes, humanos, master race e o que seja, se a Terra for destruída todo mundo morre.

AQUAMAN 2: EM IMAX 3D!

Fazia muito tempo, literalmente anos, que uma cabine não era feita em 3D. Vejo no cinema que os filmes continuam sendo vendidos desta forma, mas as distribuidoras parecem ter desistido de mostrar os filmes em 3D para jornalistas. Não sei se Aquaman 2 foi filmado em Imax 3D, como Avatar. Mas a distribuidora avisou que foi filmado em Imax, e exibido para nós em Imax 3D. Isso aumentou consideravelmente o impacto visual de um longa que já é bastante bonito. E a qualidade dos efeitos 3D é realmente boa, a ponto de ter feito diferença para mim.

Aquaman 2, Jason Momoa, Amber Heard, Patrick Wilson, James Wan, Delfos, Warner, DCEU

E beleza é justamente o principal ponto de Aquaman 2, e não me refiro ao Jason Momoa e à Amber Heard. Assim como Avatar ou Star WarsAquaman 2 tem estética de filme de fantasia. Claro, o fundo do mar já é ao mesmo tempo lindo e estranho. Mas mesmo quando vem à superfície, como na cena do deserto, Aquaman 2 impressiona com cenários enormes e criaturas fantásticas.

A história em si acaba sendo o básico do básico em filmes de heróis. Já há algum tempo, vilões vêm sendo mais desenvolvidos, com objetivos que vão além de “matar o herói e ganhar poder”. Mas o Arraia é literalmente apenas isso, o que o torna um vilão bem meia boca. Em especial quando você pensa que ele vai destruir o planeta (e consequentemente a si próprio) para matar um único caboclo. Não dá para enfeitar, é um plano tão estúpido quanto o mecanismo de defesa das abelhas.

FALTA CRIATIVIDADE NARRATIVA

O que o longa apresenta de espetáculo visual, carece de envolvimento narrativo. Assim como o primeiro Aquaman, arrisca piadinhas o tempo todo, mas poucas realmente têm efeito. Além disso, o maior sinal de falência criativa é que a última cena é literalmente a de Homem de Ferro, inclusive com uma música final escolhida a dedo para causar a mesma sensação nos nerds de 40 anos.

Aquaman 2, Jason Momoa, Amber Heard, Patrick Wilson, James Wan, Delfos, Warner, DCEU

Particularmente, já acho estranho que os filmes vivem repetindo as mesmas cenas, mas repetir uma cena tão icônica quanto a de Homem de Ferro é quase como se o Arraia falasse para Aquaman que é o pai dele. Como o tempero especial do chef José Marques, acaba estragando o prato que acabou de servir.

Dito isso, o filme não é ruim, só um pouco falido narrativamente. Certamente, o visual, as cenas de ação, efeitos especiais e as próprias atuações o elevam acima do que normalmente seria um filme nada. Especialmente se você tiver oportunidade de ver em Imax 3D. Particularmente, sinto que Aquaman 2 é bem parecido com o primeiro, mas apostando fichas extras no espetáculo. Deve agradar quem gostou muito do anterior e gostaria de uma nova viagem por este mundo.

LEIA MAIS SOBRE O UNIVERSO CINEMATOGRÁFICO DC:

O Homem de Aço – O marco zero do Universo Cinematográfico DC? O tempo dirá.

Batman vs Superman: A Origem da Justiça – Quem vai ganhar a briga?

Esquadrão Suicida – A super-equipe de vilões faz sua estreia na telona.

Mulher-Maravilha – A terceira ponta da Trindade finalmente ganha seu filme solo.

Liga da Justiça – O maior supergrupo da DC patina na estreia.

– Aquaman – O que a DC nos cinemas deveria ter sido desde o começo.

Esquadrão Suicida – a versão ruim.

Shazam – O filme mais leve e divertido do universo DC.

Aves de Rapina – Girl power!

Mulher-Maravilha 1984 – Might as well jump!

O Esquadrão Suicida – o artigo faz toda a diferença.

Batman – O detetive vestido de ratinho.

–  Shazam Fúria dos Deuses: um texto com a sabedoria de Saruman