O delfonauta dedicado sabe o quanto eu gosto da Nintendo. E estava sentindo muita falta de jogar e cobrir seus jogos first party. Mas depois do período de seca, vem a bonanza. Microgames bonanza. Esta é nossa análise WarioWare Get it Together.

ANÁLISE WARIOWARE GET IT TOGETHER

O único WarioWare que eu joguei antes deste tinha sido o WarioWare: Smooth Moves, de Wii. E eu amei. Joguei tudo num único dia, e depois nunca mais o rodei, mas gostei muito do tempo que passei com ele. Assim, ao pegar WarioWare: Get it Together em minhas mãos digitais, eu estava empolgado.

Análise WarioWare Get it Together, WarioWare Get it Together, WarioWare, Delfos
Eu também gosto de tesouro, de dinheiro e de alho. Nunca me identifiquei tanto com um personagem.

Curiosamente, na minha cabeça, este seria um jogo totalmente feito para controle de movimentos, como o de Wii. Até comecei a jogar com os joy-cons separados, pronto para isso. Mas não é o caso. WarioWare está mais para os outros lançamentos da série, trazendo uma enormidade de microgames que são controlados de forma tradicional. Todos usam, no máximo, o direcional e um botão.

ANÁLISE WARIOWARE GET IT TOGETHER E SEUS MICROGAMES

WarioWare é uma série totalmente diferente de qualquer outro jogo que eu conheça. Temos alguns que focam em minigames, como o próprio Mario Party. Porém, Warioware é uma coletânea de microgames.

As missões costumam ser uma sequência temática desses microjogos, que você deve vencer com times de personagens previamente selecionados. Cada personagem se movimenta e age de formas específicas. Alguns voam, outros pulam, outros ainda não se movimentam. Mas pelo que pude perceber, todos os jogos são vencíveis com qualquer personagem.

Análise WarioWare Get it Together, WarioWare Get it Together, WarioWare, Delfos

Antes do jogo começar, você vê com quem vai jogar. E daí recebe uma instrução simples. Algo tipo “coma”, “escape” ou “derrube”. E daí você tem alguns poucos segundos para executar isso. Por isso são microgames. Em um minuto de WarioWare, você joga três ou quatro jogos diferentes.

GO, GO, GO

Normalmente eu não sou muito fã de limites de tempo, mas este é um caso em que isso é realmente necessário. Parte da graça de WarioWare é você ter apenas alguns segundos para analisar o cenário, traçar seu objetivo e executá-lo. Todos os jogos são muito simples, então poder jogá-los no seu tempo tiraria a emoção e adrenalina.

Análise WarioWare Get it Together, WarioWare Get it Together, WarioWare, Delfos
Monte o sushi! Rápido!

E toda a apresentação, vozes e música foram criados para potencializar essa adrenalina. Assim como SonicWarioWare é feito para crianças hiperativas – como eu – mas faz isso sendo totalmente diferente de Sonic. O jogo não para (sim, dá para pausar), e a ideia é que você também não pare.

Como tudo é muito rápido e transborda carisma, eu passei toda a curta campanha com um sorrisão no rosto.

CURTA CAMPANHA? ELABORE!

WarioWare: Get it Together pode ser “terminado” em pouco mais de duas horas. Mas eu não diria que ele tem pouco conteúdo. Há mais de 100 microgames aqui. E não é porque você passa por cada um deles em menos de 10 segundos que eles foram criados em tão pouco tempo, ou que foram feitos nas coxas. Muito pelo contrário.

Análise WarioWare Get it Together, WarioWare Get it Together, WarioWare, Delfos
Tá, esse de ajudar o personagem a escalar eu achei chatinho. Mas a imensa maioria é muito legal.

Além disso, depois de terminar a campanha, ele libera uma cacetada de conteúdo. Tem desafios que misturam jogos de vários temas diferentes, e mais um monte de microgames que não aparecem na campanha. A maioria desses, no entanto, são pensados para multiplayer de dois a quatro jogadores.

Análise WarioWare Get it Together, WarioWare Get it Together, WarioWare, Delfos
Mas um dos que dá para jogar sozinho é um plataforma sidescroller.

Apesar de eu ter adorado WarioWare: Get it Together, sei que a forma que eu jogo não é como ele espera que eu jogue. Aqui é tudo criado para que a campanha seja só o ponto inicial, mas o grosso da diversão venha no multiplayer e nas muitas atividades que vêm depois.

ANÁLISE WARIOWARE GET IT TOGETHER: COMO VOCÊ VAI JOGAR?

E daí você deve se lembrar do que eu falei lá em cima: eu joguei WarioWare: Smooth Moves em um dia, e nunca mais o rodei. Para alguém como eu, WarioWare: Get it Together também é assim. Eu peguei, me diverti MUITO por umas três horas, fiquei satisfeito e coloquei de lado.

Análise WarioWare Get it Together, WarioWare Get it Together, WarioWare, Delfos
Esmague as uvas!

Outra coisa que você sabe de mim é o quanto meu tempo é valioso. Assim, um jogo que me divirta por três horas vale mais para mim do que um que tenha 30 horas de conteúdo com 20 horas de tédio e grinding.

Dito isso, apesar de WarioWare Get it Together ser muito legal, me parece que seu preço de 250 galeões tupiniquins é um tanto salgado para o que oferece. Não pelo tempo em si, mas porque é realmente um jogo muito simples, ainda que transborde talento. Mas até aí, eu evito falar do preço dos jogos nas análises porque 250 dinheiros com certeza têm um valor diferente para mim e para você. E para o Silvio Santos, ainda mais diferente. Então cabe a você decidir se o que WarioWare Get it Together entrega vale esse preço.

Análise WarioWare Get it Together, WarioWare Get it Together, WarioWare, Delfos
Coma o milho!

Você também deve saber bem se seu objetivo com um WarioWare é jogar a campanha ou continuar aproveitando o multiplayer depois disso. Em ambos os modos ele tem muita qualidade, mas eu simplesmente não sou um cara de multiplayer. Se você for, fatalmente vai se divertir com WarioWare Get it Together por muito mais do que três horas.