Todo mundo conhece o Sonic. Todo mundo já jogou Sonic. Eu não te conheço pessoalmente ainda, mas poderia apostar que se você está aqui, você gosta do Sonic.

Ele não teve a carreira mais consistente entre os mascotes dos games. Na verdade, ele provavelmente ostenta a mais inconsistente de todas. Alguns de seus jogos seriam colocados por quase qualquer pessoa entre os melhores da história enquanto outros estariam entre os piores, ou pelo menos entre os mais decepcionantes.

E esta semana sai Sonic Mania, que parece ter sido feito com o maior carinho com os jogos antigos, então nada melhor do que relembrar um deles enquanto suportamos a vontade extrema de jogar o novo.

Nos anos 90, época de ouro do Mega Drive, do Guns N’ Roses e do grunge, Sonic era uma máquina de fazer dinheiro.

SONIC, O PORCO-ESPINHO

Sonic, Delfos
Aposto que você até já ouve a musiquinha!

O jogo original, Sonic The Hedgehog foi lançado em 23 de junho de 1991, para o Mega Drive. Foi uma sensação. As locadoras tinham várias cópias do jogo, e mesmo assim você precisava de uma sorte absurda para encontrar uma delas.

Sonic, Delfos
Eu sempre quis saber o motivo de tanto “não”.

Eu sinceramente não me lembro se a primeira vez que joguei foi em uma cópia alugada ou se foi já na minha própria. Mas eu adorei. Eu tinha uma nada saudável invejinha dos meus amigos que tinham consoles da Nintendo e podiam jogar Mario, que sempre gostei muito também. Ter a minha querida Sega finalmente lançando um jogo para competir com o encanador bigodudo era um sonho realizado.

Desde então, o jogo original foi relançado muitas outras vezes. Se você nunca o jogou, provavelmente teve que fazer algum esforço para isso. Ele esteve disponível em diversas coletâneas, saiu para celulares de graça como parte da coleção Sega Forever e até foi distribuído como brinde em alguns dos jogos mais recentes do personagem, como Sonic Generations.

UMA DAS TRILHAS SONORAS MAIS MARCANTES DOS GAMES

Ouvir hoje a trilha sonora do primeiro Sonic é quase como ouvir uma coletânea dos greatest hits dos games. É incrível, mas todas as músicas são famosas. Ela é, na íntegra, um grande trabalho do compositor Masato Nakamura, que ensina como se faz uma trilha bonita, pegajosa e cheia de melodia mesmo com as limitações dos consoles da época. Curiosamente, Masatão fazia e faz parte da banda de J-pop Dreams Come True.

A trilha é tão boa que desde então foi regravada por bandas, orquestras e músicos individuais. Você com certeza já viu covers das músicas de Sonic, até porque já colocamos elas aqui no Delfos algumas vezes. Como escolher uma para destacar? Deveria ir com a mais famosa, a da Green Hill Zone? No final das contas, resolvi escolher uma pérola mais rara.

STAR LIGHT ZONE

Sonic, Delfos
Star Light Zone

Star Light Zone era o quinto mundo pelo qual Sonic passava em seu jogo original, vindo logo em seguida da terrível fase aquática Labyrinth Zone. Definitivamente não era o mais bonito do jogo, mas era um dos mais relaxantes. Por um lado, era uma fase relativamente fácil que vinha depois da mais difícil. Por outro, tinha uma música tão bonitinha que era difícil de ouvir sem colocar um grande sorriso no rosto. Ouve aí!

https://www.youtube.com/watch?v=3mqmN6mw4R8

Diz aí, não é simplesmente uma fofura? Que tal curtir também a cover a capella do Smooth McGroovePlaya aí, meu amigo.

Você consegue achar muitas outras versões dessa música internet afora, e por incrível que pareça, muitas delas são legais. A composição é simplesmente tão boa que é difícil estragar uma melodia tão gostosa.

Quer curtir mais músicas do Sonic? Tem um álbum lançado gratuitamente chamado Speeding Towards Adventure com várias covers de vários jogos. Você pode baixá-lo agora mesmo clicando aqui. A versão cantada do tema da Green Hill Zone ficou uma gracinha.

Agradecimentos especiais ao leitor Rafael Uchida, que sugeriu esta música aproveitando o lançamento de Sonic Mania. Mandou bem no timing, Rafael. High five! Faça como o nosso amigo. Quer ver sua chiptune preferida por aqui? Sugira para nós, e seja creditado caso a gente resolva escrever.