Battletoads, Delfos

Bem-vindo ao primeiro Chiptune do dia. Esta série que inicio hoje e que não terá periodicidade definida visa relembrar alguns clássicos dos games antigos, focando em suas músicas mais marcantes. Para iniciar, escolhi o jogo que habitava os pesadelos de quem foi criança nos anos 90: Battletoads.

OS SAPOS NINJA

Lançado em 1991 para o Nintendinho, em pleno auge da moda das Tartarugas NinjaBattletoads foi carinhosamente apelidado pelas crianças da época como “Sapos Ninja”. Desde então, se tornou clássico e é constantemente lembrado como um dos jogos mais difíceis de todos os tempos. Sério, Dark Souls é fichinha perto disso aqui.

O jogo posteriormente saiu em uma versão quase igual para Mega Drive e ganhou continuações para Super Nes e arcades, além de spin-offs que misturavam os sapos aos irmãos de Double Dragon. Desde a versão para arcades, a franquia ficou dormente, tendo sido revivida recentemente com o jogo original e o arcade como parte da coletânea Rare Replay, lançada para Xbox One. Um dos sapos, Rash, também apareceu como personagem jogável na terceira temporada de Killer Instinct.

Battletoads, Delfos
Mantendo o tradicional chutão!

ANOS 90

Lá nos anos 90, eu não tinha um Nintendinho, mas ia constantemente na casa de um amigo jogar Battletoads. Cheguei bem longe, acredito que na fase da corrida contra o rato, mas nunca consegui terminar. Posteriormente, com os benditos emuladores e a tática “salve onde quiser”, finalmente terminei. Mais recentemente, tentei jogar no Xbox One e nem com vidas infinitas e o rewind consegui passar da fase do monociclo.

Battletoads, Delfos

Uma das partes mais famosas do jogo acabou sendo o Turbo Tunnel ou, como era chamada por aqui, “a fase do jet-ski”. Ela provavelmente se tornou tão famosa por dois motivos:

1 –  Era quando a dificuldade do jogo dava um salto considerável, fazendo com que boa parte dos jogadores não conseguisse passar daqui.

2 – Sua música deveras empolgante, justamente o que quero homenagear aqui hoje. Se liga:

Diz aí, ela é muito legal, e fica ainda mais empolgante e charmosa pela limitação dos canais de áudio dos videogames antigos. Lembro que eu gostava tanto dela que costumava jogar esta fase balançando a cabeça. Toda a trilha sonora de Battletoads foi composta por David Wise, e ela é inteira excelente, mas esta faixa é o grande destaque.

Que tal ouvi-la no contexto original do jogo? Eis um vídeo da fase em questão completa. A parte do jet-ski começa na marca de um minuto.

Haja paciência, habilidade e reflexos para passar daí de forma perfeita. Conta pra mim: você já conseguiu terminar Battletoads?

Tenho muitas ideias de músicas e jogos bacanas para aparecerem por aqui, mas sugestões são bem-vindas. Deixe o jogo e a música que você gostaria de ver por aqui nos comentários e, caso eu fale sobre ela, creditarei você.