Na longínqua época de outrora, quase todos os jogos de console eram japoneses. Aos poucos, as coisas foram ficando mais internacionais, primeiro com criações estadunidenses, mas não demorou para países como a França hastearem sua bandeira no mundo dos games. Eliosi’s Hunt, que chega hoje à PSN e ao Steam, é mais um representante brasileiro a analisarmos por aqui.

O jogo mistura dois gêneros bem clássicos, e dos quais eu gosto muito: twin-stick shooters e plataformas. E como os clássicos antigos, não há muita história. A julgar pelo título do jogo e pelo fato de as missões serem chamadas de “contrato”, deduzo que seu personagem se chama Eliosi e ele é um caçador de recompensas. Pois é, eu sou um craque da dedução.

Eliosi's Hunt, Delfos
Bangue, bangue!

Há uma cutscene inicial e uma ou outra durante a campanha, mas nenhuma dela tem vozes nem é muito elaborada. O jogo também não tem final. Ao matar o último chefe, os créditos sobem e você volta para a tela de seleção de fases. Não dá para negar que faltou um pouco de cuidado com a apresentação, que conta até com erros bem feios de digitação.

Eliosi's Hunt, Delfos
Foçar morte?

GAMEDESIGN CAPRICHADO

São falhas comuns de uma obra independente, que acredito que foi feita muito mais no coração do que no dinheiro. E se faltou cuidado na apresentação, o gamedesign e os personagens em si são muito legais, a começar pelo próprio Eliosi, que é deveras simpático.

Eliosi's Hunt, Delfos
Dá até vontade de trocar uma ideia com ele.

O toque de mestre mesmo é nas fases, que misturam tiroteio, plataforma e cenas de ação cinematográfica com um timing impecável. Na mesma fase você vai dar uns pipocos, pular de um lado para o outro e fugir de uma cachoeira dos infernos, naquele que é talvez o momento mais impressionante (e acredito que foi caro) da campanha. E depois de tudo isso ainda rola um chefe. Afinal, você está numa caçada.

Eliosi's Hunt, Delfos
Corra, Eliosi, corra!

Há apenas cinco fases, mas elas são bem intensas e variadas, tanto em cenário quanto em gameplay. Elas me lembraram o level design de um Sonic. Calma, o jogo em si não tem nada a ver, mas sabe como no jogo do porco-espinho tem um milhão de caminhos diferentes, mas todos parecem levar para o final da fase? É por aí.

Cada uma das cinco missões é bem aberta, e é comum você poder escolher se vai seguir pela terra firme e dar uns tirinhos ou então ir pelo caminho mais perigoso – e mais calmo. É comum em jogos de ação que os caminhos alternativos levem a itens, e até tem itens aqui (que servem como pontos de upgrade), mas eu consegui achar poucos na minha campanha. A impressão que me deu é que a maior parte dos caminhos se afunila no final, todos desembocando no chefe. E os itens? Bom, esses parecem estar bem escondidos.

Eliosi's Hunt, Delfos
Pula, pula!

MORRE, MORRE, TENTA DE NOVO

O jogo é bem difícil, provavelmente como uma tentativa de expandir sua duração. Ele durou para mim cerca de três horas, mas eu morri dezenas de vezes, talvez centenas. Para você ter uma ideia, as fases têm um “tempo sugerido” que nunca passa de quatro minutos, mas eu cheguei a demorar mais de quarenta nas mais difíceis. Um jogador mais habilidoso do que eu conseguiria terminar Eliosi’s Hunt em menos de uma hora.

Eliosi's Hunt, Delfos
How are you doing?

Uma coisa que impede o jogo de se tornar frustrante demais é que não há loads quando você morre e virtualmente delay nenhum. Morreu, você reaparece imediatamente no último checkpoint. Aliás, você pode destruir os checkpoints para ganhar um acréscimo de velocidade, mas é tão sutil e o jogo é tão difícil que eu não via muita vantagem nisso. Provavelmente é o tipo de coisa que está lá para os speedrunners.

Talvez o jogo seja daquele tipo que quer que você repita as fases para fazer upgrades e deixar as posteriores mais fáceis, mas eu preferi encarar a dificuldade a ficar jogando tudo de novo. Com isso, e minha falta de habilidade em encontrar itens, eu terminei o jogo tendo feito menos da metade dos upgrades possíveis. Particularmente, acredito que ele seria mais aprazível se não fosse tão difícil, mas entendo a preocupação da desenvolvedora com a duração do jogo.

Os chefes são um tanto desbalanceados. Dois deles, em especial, me fizeram repetir a luta dezenas de vezes, enquanto nos outros eu passei na primeira ou na segunda tentativa.

Eliosi's Hunt, Delfos
Este é um dos que não foi com minha cara.

ELIOSI’S HUNT

Eliosi’s Hunt é um jogo bacana e divertido, mas que foi claramente feito com um baixo orçamento. Ele não tenta reinventar a roda, mas faz o básico de forma breve e bem-feita. Um modo coop seria bem-vindo e ajudaria a estender seu fator replay, mas mesmo sem isso, temos aqui diversão para uma tarde, especialmente para quem, como eu, for fã dos gêneros do qual ele faz parte.