Night Slashers é um fliperama de 1993 que não ficou muito conhecido aqui no Brasil. Na verdade, eu nunca vi uma máquina dele pessoalmente. No entanto, durante uma pesquisa sobre beat’em ups de fliperama que fiz no passado, o conheci. E ele me chamou a atenção, especialmente por sua temática.

NIGHT SLASHERS É UM JOGO DE SOQUINHO COM MONSTROS

Night Slashers, Night Slashers Remake, Data East, Delfos

O início dos anos 90 eram uma época rica em beat’em ups, os populares jogos de soquinho. Porém, tirando os licenciados, como Tartarugas NinjaSimpsons ou Homem-Aranha, a temática era sempre bem parecida, e era sempre porrada de rua. Jogos como Final FightStreets of Rage dominavam o gênero, nos fliperamas e nos consoles (no caso deste último, apenas nos consoles). Até hoje essa temática é bastante comum.

Night Slashers se diferenciava por ter influências de filmes de terror. Aqui os inimigos eram zumbis, lobisomens, vampiros. Também havia violência explícita, com tripas e sangue a rodo. Mas ele não era de terror. Ao contrário de Splatterhouse, por exemplo, a atmosfera aqui era bem parecida com a dos outros beat’em ups. O visual era bonito, colorido, chamativo, e suas músicas dançantes e cantaroláveis.

ENTRA NIGHT SLASHERS REMAKE

Night Slashers, Night Slashers Remake, Data East, Delfos

Night Slashers Remake é, obviamente, um remake do fliperama de 1993. Não é uma reimaginação, no entanto. É o mesmo jogo, com visual redesenhado e músicas rearranjadas. O visual está muito bonito, eliminando totalmente a arte pixelada em favor de um estilo de desenho animado. É um bonito diferente, já que o original ainda é belo hoje, mas não há opção de alternar entre os dois aqui.

O que dá para alternar é a música, que está tanto em sua nova versão quanto na original. As fases, animações e o gameplay são literalmente os mesmos de antes. Mas esta não é apenas uma adaptação do fliperama. Night Slashers Remake foi pensado para ser jogado em casa, e rebalanceado de acordo.

SOCANDO ZUMBIS NA CASINHA – E NA CARINHA

Night Slashers, Night Slashers Remake, Data East, Delfos

Night Slashers Remake tem várias opções de dificuldade e salva sempre que você passa de uma fase. Daí você pode continuar o jogo depois, do início de qualquer fase que tenha alcançado, em qualquer dificuldade mais baixa do que a que jogou. As vidas são limitadas, e perder todas, portanto, exige reiniciar a fase com pontuação zerada. Não é um grande problema, até porque jogando no very easyNight Slashers fica realmente muito fácil. Mesmo no hard não há de assustar veteranos do gênero.

Há alguns cheats que são destravados conforme seu tempo de jogo. Um deles permite aumentar a quantidade de vidas inicial, passando de três para nove, o que também facilita bastante. Outras opções envolvem monstros mais rápidos e poderosos ou desligar alguns ataques específicos.

PERSONAGEM NOVA

Night Slashers, Night Slashers Remake, Data East, Delfos

Talvez o acréscimo mais interessante seja uma quarta personagem jogável. Eu brinquei bastante com ela, e devo dizer que ela é de longe a pior deles. Mas talvez seja a intenção. Um exemplo é que todos os heróis têm um golpe que limpa a tela, atingindo todos os inimigos ao mesmo tempo. O da mocinha nova atinge inimigos apenas ao redor dela, o que parece ter a proposta de deixar o jogo mais difícil quando jogado com ela. Outra coisa estranha é que ela dá um pulo sempre depois de arremessar um desafeto, o que a deixa muito vulnerável.

Tecnicamente, o jogo é um tanto estranho. Embora os saves de fases e unlocks funcionem direitinho, suas opções são resetadas toda vez que você volta ao menu inicial ou reinicia o jogo. Isso é especialmente incômodo porque a configuração dos botões é muito estranha. Por exemplo, ataque e pulo estão, por padrão, no A e B (joguei no Xbox Series X). Até dá para colocar nos tradicionais X e A, mas você precisa fazer esta mudança a toda hora, uma vez que o jogo não as salva.

BEAT’EM UP

Night Slashers, Night Slashers Remake, Data East, Delfos

É algo pequeno e acredito que será resolvido num futuro próximo. Sobre Night Slashers Remake, ele é simplesmente uma versão do mesmo jogo com gráficos desenhados ao invés de pixelados. É um jogo que gosto bastante, mas também gostava da versão de fliperama. E, cá entre nós, seu diferencial é mesmo a temática, porque mesmo na época ele não era dos melhores. Era bom, não excelente, digamos.

Hoje em dia temos muitas opções de beat’em ups. Tanto relançamentos clássicos quanto games totalmente novosNight Slashers continua na média. Vale a pena, mas é um game estilo antigo, com duração de 40 minutos, se tanto. Então saiba o que está comprando ao abrir a carteira.