Ubisoft acha que seu DRM pentelho é um sucesso

0

Se a fabricante de consoles mais antipática é a Sony, sem dúvida a editora de games mais babaca é a Ubisoft.

É deles o sistema de DRMs mais pentelho de que se tem notícia, aquele que exige que você fique constantemente conectado à internet para jogar, mesmo em single-player.

Todo mundo odeia isso e ninguém entende qual a lógica em punir apenas aqueles que pagaram pelo jogo (prática comum em toda a indústria cultural, vide os DVDs e seus comerciais anti-pirataria e trailers que não dá para pular).

Ainda assim, segundo o PC Gamer, um representante da Ubisoft anunciou que o sistema de DRM deles é um sucesso, pois após a implantação dele, houve uma clara redução na pirataria dos jogos da editora.

Aí eu pergunto: e nas vendas, amigão? Pois o uso de jogos piratas diminuiu, mas isso não resultou diretamente em aumento das vendas, que diferença faz para você? Afinal, a questão é ganhar mais dinheiro, não?

Dessa forma, se o uso de jogos piratas diminuiu, mas as vendas permaneceram iguais, o sistema foi um fracasso retumbante. Digo isso porque a medida não se reverteu em lucro, mas claramente se reverteu em antipatia contra uma editora que era, tradicionalmente, muito querida pela qualidade dos jogos.

Cara Ubisoft, eu sei que vocês têm um escritório no Brasil e que lêem o DELFOS diariamente, então acreditem no que digo: os gamers gostavam de vocês. Hoje vocês são uma das editoras mais odiadas única e exclusivamente por causa desse DRM extremamente punitivo para os jogadores legais. Assim, se esse DRM não aumentou suas vendas exponencialmente, ele só prejudicou vocês. Lutar contra a pirataria é compreensível e até necessário. O que não é compreensível é punir aqueles que sempre pagaram pelos seus jogos.