O delfonauta dedicado sabe que eu sou um campeão da maioria dos esportes. Tênis, boliche, baseball. Eu dominei absolutamente tudo que o Wii Sports oferece. O problema é quando saímos dos videogames. Daí complica. Para ser sincero, às vezes a coisa complica até mesmo nos videogames. É o caso de Tennis On-Court, joguinho que sai em 17 de outubro para PS VR2.

TENNIS ON-COURT

Tennis On-Court é um jogo de tênis que tende ao realismo, ao contrário de Wii Sports. Ou seja, não pense que você vai conseguir brincar de tênis simplesmente chacoalhando os controles no ritmo. A coisa aqui é mais aprofundada. Aliás, em muitos aspectos, Tennis On-Court parece um jogo de luta.

Tennis On-Court, PS VR2, PS5, Perp Games, Delfos

Há uma grande quantidade de tutoriais e desafios em single player, e estas são importantes se você não manjar muito das regras e truques do tênis. Porém, fazer estes tutoriais é um negócio muito chato, como em jogos de luta. Mas ao contrário de jogos de luta, é muito difícil conseguir fazer qualquer coisa no jogo sem ter vencido os tutoriais.

Sacar, por exemplo, é uma coisa que eu consigo fazer relativamente bem na vida real. Porém, no tempo que passei com o jogo, não consegui sacar direito quase nenhuma vez. Ou a bola ia longe demais, ou não ia longe o suficiente. Ao contrário do tênis real, aqui é mais fácil acertar a bola enviada pelo adversário do que mandar para ele.

MULTIPLAYER, ONLINE E É ISSO

Tennis On-Court, PS VR2, PS5, Perp Games, Delfos

Outra semelhança com jogos de luta é o foco em jogar com outras pessoas. Tem multiplayer online e tudo mais, e dá até para jogar em duplas. Mas se você é forever alone ou não paga a Plus, vai ficar preso em batalhas nada empolgantes contra a IA. E mesmo no fácil, vencer a IA é bem difícil, ou pelo menos foi para mim.

E aí entra o conundrum da coisa toda. Para você ficar bom em Tennis On-Court, precisa investir muito tempo no tutorial sem se divertir nada. E para isso precisa ter certeza que quer jogar muito. Porém, ficaria bastante surpreso se, após o lançamento, Tennis On-Court se tornasse um grande nome dos esports, com partidas pipocando na ESPN e rolando fervorosamente no online.

Infelizmente, sinto que Tennis On-Court vai acabar daquela forma deprimente, em que só dá para jogar mesmo online, mas não tem gente online jogando. Espero estar errado, mas admito que não vi nada que me faça pensar isso no tempo que passei com ele.