Eu já joguei muito jogo inacessível, mas Ride 4 conseguiu uma façanha que nenhum outro alcançou. Eu passei algumas horas com ele, e literalmente não consegui jogá-lo. Hoje eu vou contar essa história.

RIDE 4 LIFE

Ride 4, Milestone srl, Delfos
Nessa imagem eu estava em quarto, mas é porque a corrida tinha acabado de começar.

Após alguns ajustes audiovisuais, Ride 4 já coloca você em uma prova. Você não pode escolher moto, nem o tipo de prova. Trata-se do seu tutorial, um time trial no qual você precisa alcançar um certo tempo para prosseguir. Tranquilo, né? Vários jogos de corrida começam assim. Pois eu literalmente fiquei mais de uma hora repetindo voltas de cerca de um minuto, até conseguir avançar. Isso porque o jogo é implacável!

Se você colocar uma rodinha para fora da pista, ele imediatamente invalida a sua volta inteira. Em alguns casos, ele invalida não apenas a volta atual, mas a PRÓXIMA! Por que ele invalida a próxima? Sinceramente não sei. Talvez alguma coisa no mundo profissional das corridas de moto justifique isso, mas no jogo isso é pura perda de tempo. Por que diabos vou fazer duas voltas inteiras que não vão contar para nada se posso simplesmente escolher reiniciar no menu?

Ride 4, Milestone srl, Delfos
Ali do lado superior direito: volta inválida e próxima volta inválida.

Eu já tinha visto jogos de simulador implacáveis, que aplicam penalidade de tempo quando você sai da pista ou faz ultrapassagens ilegais. Ainda assim, invalidar não só uma volta mas DUAS me pareceu absolutamente sem sentido.

Assim, eu fiquei reiniciando pelo menu literalmente dezenas de vezes, cada vez que a moto saía da pista. E não podia nem ir para o menu e escolher outra coisa, porque esse era o maldito tutorial! E o difícil não era nem o tempo. Esse até era bem generoso. Porém, fazer uma volta inteira sem sair da pista foi extremamente desafiador. Demorou cerca de uma hora, mas eu passei do tutorial.

E DAÍ CONTINUA ASSIM

Eu queria acreditar que esse seria só um tutorial mal planejado, mas o torneio que vem depois, quando o modo carreira realmente começa, é composto basicamente de time trials que funcionam do mesmo jeito. Pelo menos agora eu conseguia escolher outras modalidades. E eu fiz umas corridas.

Ride 4, Milestone srl, Delfos
Teste falhou.

Infelizmente, mesmo nessas corridas eu não conseguia jogar. Felizmente, ele não interrompe a corrida a cada pequeno erro, mas mesmo no very easy e com todas as ajudas ligadas, eu só chegava em último.

Eu tentei, por várias horas tentei, mas minha única conquista em Ride 4 foi passar do tutorial. Talvez eu seja um inútil mesmo, mas eu sempre consegui jogar games de corrida, mesmo simuladores, sem grandes problemas.

TOMARA QUE CAIA

Outra coisa que afetou muito minha diversão, especialmente nas corridas, é que o seu piloto cai sozinho o tempo todo. Pois é, não bastasse as penalidades implacáveis, tem hora que você está lá, fazendo uma curva todo pimpão, e daí simplesmente bate com as fuças no chão. E eu não conseguia descobrir o que fiz de errado.

Ride 4, Milestone srl, Delfos
Curiosamente, sempre que eu caía, o Alberto Duarte Pedroso estava por perto.

E é uma pena porque, sinceramente, olha esse visual. O troço é extremamente realista. Se as imagens já impressionam, é porque você não viu em movimento. Parece um filme. Só que não é um filme cheio de pilotos tremendões, mas uma comédia pastelão em que ninguém consegue dirigir uma moto sem fazer uma patetada. Especialmente o Alberto Duarte Pedroso. Poxa, Betão!