Revisitando Star Wars Battlefront

0

Eu joguei bastante Star Wars Battlefront na época de seu lançamento, até porque queria escrever uma resenha embasada.

Depois disso, no entanto, praticamente deixei o jogo de lado enquanto jogava outras coisas, afinal, multiplayer competitivo não é muito a minha praia, como o delfonauta bem sabe. Agora, com o lançamento do primeiro DLC pago, chamado de Outer Rim, resolvi revisitar a galáxia tão, tão distante, para ver o que tinha de novo.

A primeira coisa que percebi é que o menu foi totalmente retrabalhado. Agora você tem a opção de escolher a forma de jogo pela quantidade dos jogadores (40 ou 12) ou pela presença de heróis. O menu antigo, listando todos os modos de jogo, ainda existe, e basta escolher essa opção para vê-lo.

Lá embaixo do novo menu, tem o conteúdo do season pass. É possível escolher ali a playlist específica do DLC Outer Rim, e há botões desativados para as três DLCs vindouras.

NOVO CONTEÚDO

O novo DLC traz quatro novos mapas, sendo que o mais legal envolve tiroteios no palácio de Jabba. Outro que merece destaque é Sullust, um lugar cheio de lava com um visual impressionante.

Talvez a adição mais importante seja o novo modo de jogo, chamado de Extraction. Ele parece uma mistura dos já conhecidos Walker Assault e Droid Run. Aqui, os rebeldes devem garantir que uma carga chegue até o seu objetivo, enquanto o império tem a função de retardá-la até acabar o tempo.

A carga se movimenta sozinha, mas os jogadores do império podem fazê-la parar segurando quadrado na frente dela. Para ela voltar a se mover, o time dos rebeldes deve fazer a mesma coisa. Não é nada tão inédito, uma vez que lembra bastante um Walker Assault menos épico.

A outra grande adição são dois novos heróis. Temos do lado dos mocinhos Nien Nunb, um sujeito que eu sinceramente não sei quem é. Do lado dos vilões, você pode atirar primeiro com o Greedo, que por sua vez também só ficou famoso por causa da modificação feita por George Lucas no Episódio IV.

Como adições menores, temos algumas novas armas e cartas, mas o conteúdo é basicamente esse.

Os problemas do jogo continuam os mesmos. Os mapas são grandes demais, fazendo com que você passe mais tempo correndo até os objetivos do que propriamente cumprindo eles ou saindo na mão com outros jogadores.

Além disso, a barreira de entrada é altíssima. Eu não sou um grande jogador de multiplayer competitivo, mas aqui eu apanho ainda mais do que nos outros. Em uma batalha na qual matei cinco pessoas, eu costumo morrer mais de 20 vezes, e a coisa perde um pouco a graça quando você perde de forma tão desequilibrada. Battlefront precisa urgentemente de um matchmaking que junte jogadores por habilidade.

Infelizmente, isso parece um tanto distante, uma vez que, ao tentar jogar na playlist do novo DLC, eu simplesmente não conseguia encontrar jogos. Tentei em vários horários durante dois dias e consegui jogar com outras pessoas apenas no período da noite.

AINDA FALTA JOGO

Mesmo com essa expansão nova paga e com as gratuitas que foram disponibilizadas anteriormente, Star Wars Battlefront ainda peca por falta de conteúdo. Sim, há vários modos de jogo, alguns bem legais, mas não dá para não sentir falta de uma campanha propriamente dita.

Isso é ainda mais decepcionante pelo fato de que o gameplay é realmente legal, e os gráficos são quase perfeitos. Eu gostaria muito de poder curtir isso com uma história e fases planejadas e não apenas no mata-mata online. Outros jogos com foco no online, como Halo 5, apresentam uma experiência bem mais completa.

Os outros DLCs planejados levarão os jogadores a lugares como Bespin e a Estrela da Morte, que parecem ser bem legais. Talvez um desses deveria ter sido o primeiro, uma vez que eles têm mais apelo comercial, e Battlefront está no momento encarando uma comunidade cada vez menor, na qual estão sobrando apenas os jogadores mais hardcore, o que por sua vez não incentiva a chegada de novos gamers.

Se você ainda está jogando Star Wars Battlefront e se divertindo com ele, Outer Rim pode acrescentar um pouco mais de variedade à sua jogatina, mas não espere por nada muito diferente do que o jogo já apresentava antes.

LEIA MAIS SOBRE STAR WARS:

Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma 3D

Star Wars – Episódio III: A Vingança dos Sith

Clássicos – Star Wars – Episódio V: O Império Contra-Ataca

Star Wars: The Clone Wars

Star Wars: Star Wars Trilogy: Apprentice of the Force

Lego Star Wars

Star Wars: The Force Unleashed – Episódio I

Star Wars: The Force Unleashed – Episódio II

Star Wars – Jedi Knight: Jedi Academy

Quem são os atores confirmados em Star Wars: Episode VII

Me Preparando para o despertar da Força

Star Wars Battlefront

Galeria