Os atores que interpretaram o Superman

0

O Super-Homem, na qualidade de super-herói mais famoso e reconhecido do mundo, sempre se aventurou e esteve em evidência em outras mídias além das HQs. Foram seriados de cinema, filmes, telefilmes e séries de TV. Nós, como bons nerds que somos, estamos familiarizados com a maioria deles e, consequentemente, com seus intérpretes.

Mas você pode dizer, sinceramente, que conhece todos os atores que já amarraram a capa no pescoço, puseram a cueca pra fora das calças e ostentaram um pega-rapaz em forma de S? Se sua resposta é não, anime-se, pois após ler esta matéria, terá mais um assunto para conversar com minas em baladas!

Já que estamos na contagem-regressiva para a estreia de O Homem de Aço, onde o britânico Henry Cavill se juntará à nobre galeria de atores que interpretaram o maior dos super-heróis, e que também ficaram à mercê da famigerada “maldição do Superman” (saiba mais lendo a matéria), aproveito a oportunidade para apresentar todos os atores que interpretaram o personagem, seja no escurinho do cinema ou na telinha da TV. Introdução terminada, não me resta mais nada a dizer, a não ser “para o alto e avante!”.

O GRANDE “S” NA TELA DE CINEMA

KIRK ALYN

Onde: No primeiro seriado de cinema do herói, em 15 capítulos, chamado apenas de Superman. E depois em outro seriado, também em 15 episódios, chamado Atom Man vs. Superman.

Quando: 1948 (Superman) e 1950 (Atom Man vs. Superman).

Quem é esse cara? Esse cara é simplesmente o primeiro ator a interpretar o Superman no cinema. Nascido John Feggo Jr., Alyn começou sua carreira na Broadway e no vaudeville. Teve papéis pequenos no cinema (muitos deles não creditados), até que veio sua grande chance no seriado do escoteiro azul. Começou aí a chamada “maldição do Superman”, que dita que os atores que interpretam o personagem nunca mais conseguem se desvencilhar dele. E por ficarem presos ao papel, não conseguem mais nenhum trabalho de destaque. No caso de Alyn, após os dois seriados do azulão, nunca mais conseguiu o mesmo sucesso, fazendo apenas participações especiais em séries de TV e atuando em alguns filmes desconhecidos. Se aposentou no começo dos anos 1980 e morreu em 1999, aos 88 anos de idade.

Honrou a capa? Não. Apesar de ter sido o primeiro, Alyn fazia o gênero “sujeito que parece forte, mas na verdade é gordo”. O uniforme do personagem é ridículo, ao invés de uma sunga, ele usa uma verdadeira “calcinha de vovó”, e quando voava era substituído por um desenho animado. E quanto à atuação… Bem, assista ao vídeo abaixo e veja por si mesmo. A coisa é triste:

CHRISTOPHER REEVE

Onde: Nos filmes Superman – O Filme, Superman II, Superman III e Superman IV – Em Busca da Paz

Quando: 1978, 1980, 1983 e 1987.

Quem é esse cara? Reeve era um ator iniciante e completamente desconhecido quando o diretor Richard Donner o escolheu para viver o super-herói em Superman – O Filme. Virou o mais famoso intérprete do personagem.

Reprisou o papel em três sequências, o que novamente fez a maldição entrar em ação, pois sua imagem ficou tão associada ao herói no imaginário popular que nunca mais conseguiu se desvincular dela e, por isso, nunca mais repetiu o mesmo sucesso como ator, mesmo tendo atuado ao lado de Luke Skywalker num filme de John Carpenter (A Cidade dos Amaldiçoados, de 1995). Para piorar, ainda em 1995 ficou tetraplégico após sofrer uma queda de cavalo, mas mostrou que era super também na vida real ao virar um exemplo de comportamento para outros em sua situação, vivendo de maneira plena. Atuou e dirigiu filmes já na cadeira de rodas e apoiou e fez campanha a favor das pesquisas com células-tronco. Morreu em 2004, aos 52 anos. Na triste ocasião, foi homenageado pelo DELFOS com um belo texto de Bruno Sanchez.

Honrou a capa? Se honrou! Esse cara fez toda uma geração de nerds acreditar que um homem podia voar. Seu Clark era comicamente atrapalhado e ingênuo e seu Superman era a bondade e a nobreza encarnadas. Até hoje é o “Super-Homem de carne e osso” mais famoso da cultura pop e base de comparação para qualquer outro ator que venha a interpretar Clark Kent/Superman. Pois é, ele fez também valer para o outro lado e todo ator que interpretou o herói posteriormente foi comparado a Reeve. Sua imagem é tão inseparável da do herói que até seguiu o caminho inverso. Recentemente, pouco antes do reboot da DC, quando o desenhista Gary Frank assumiu os desenhos da HQ do personagem por alguns arcos, passou a desenhar o herói com as feições do ator. Uma baita homenagem para aquele que até hoje não foi desbancado como o maior.

BRANDON ROUTH

Onde: Em Superman – O Retorno.

Quando: 2006.

Quem é esse cara? A exemplo do que Richard Donner havia feito no primeiro Superman, o diretor Bryan Singer insistiu para que seu protagonista fosse um ator iniciante e que ninguém conhecesse. Brandon Routh, até então, só havia feito participações em séries de TV. Segurou a bucha de ser o sucessor da lenda Christopher Reeve e continua tentando ganhar a vida entre papéis na TV e no cinema. E embora até consiga coisas interessantes (especialmente uma longa participação na série Chuck e interpretar um dos ex-namorados malvados de Ramona Flowers em Scott Pilgrim Contra o Mundo), nenhuma delas até agora foi da mesma envergadura do colante azul.

Honrou a capa? Eu achei que honrou. Entregou uma ótima interpretação do personagem, homenageando o Clark/Super de Christopher Reeve, mas sem imitá-lo. Fisicamente, parece um pouco jovem demais para o papel, e embora eu tenha gostado do filme (tanto que até dei o Selo Delfiano Supremo), admito que foi o filme errado na hora errada. Uma continuação tardia de um filme de mais de 30 anos, com uma versão desatualizada do personagem foi pedir demais do público, mas isso nada tem a ver com a qualidade do trabalho de Routh.

HENRY CAVILL

Onde: O Homem de Aço.

Quando: 2013.

Quem é esse cara? Inglês nascido em 1983, Cavill tem uma carreira ainda curta, mas com coisas interessantes e de alto teor nerd no currículo, como os filmes O Conde de Montecristo, Tristão & Isolda, Stardust – O Mistério da Estrela, Tudo Pode Dar Certo, Imortais e a série de TV The Tudors, onde interpretou Charles Brandon. Está construindo um currículo bem respeitável entre fãs de fantasia e ação. Como curiosidade, até agora é o único não-estadunidense a emprestar suas feições ao personagem.

Honrou a capa? No momento em que escrevo essa matéria, ainda não assisti a O Homem de Aço, então creio que vamos descobrir juntos a resposta para essa pergunta.

PARA O ALTO E AVANTE NA TELINHA DA TV

GEORGE REEVES

Onde: Na primeira série live action de televisão do personagem, Adventures of Superman, que durou seis temporadas e 104 episódios.

Quando: De 1952 a 58.

Quem é esse cara? Reeves, cujo sobrenome verdadeiro era Brewer, foi boxeador amador e músico antes de tentar seguir carreira como ator. No cinema, ganhou um papel no megaclássico … E o Vento Levou e nos anos seguintes esteve na folha de pagamento dos estúdios Warner, Fox e Paramount. Foi convocado para lutar na 2ª Guerra Mundial e, quando voltou, não conseguiu mais bons papéis na tela grande. Mudou-se para Nova Iorque para tentar arranjar emprego na TV e teve sua grande chance ao interpretar o Superman em sua primeira série televisiva com atores de verdade. Infelizmente, a “maldição do Superman” atacou de novo e George ficou desse ponto em diante preso ao seu maior papel, não conseguindo outros bons empregos além da série (vale lembrar, a televisão naquela época não pagava tão bem quanto hoje, e os atores precisavam de outros projetos para complementar o orçamento), pois todo mundo o via apenas como o Super-Homem. Acabou cometendo suicídio em circunstâncias suspeitas. Essa história é contada no filme Hollywoodland – Bastidores da Fama, de 2006, onde Reeves é interpretado por Ben Affleck.

Honrou a capa? Outro que fazia o gênero super-herói “barriguinha”, popularizado pelo Batman de Adam West. Apesar do físico pouco condizente com o personagem e do estilo exagerado de atuação tão comum à época, pode-se dizer que sim. Essa foi uma das séries de maior sucesso na TV estadunidense em seu tempo, e ganharia uma sétima temporada, não fosse a morte de Reeves. É bastante lembrada até hoje por fãs mais velhos e saudosistas.

JOHN ROCKWELL

Onde: No piloto da série The Adventures of Superboy.

Quando: 1961.

Quem é esse cara? Com a morte de George Reeves, não havia como continuar Adventures of Superman. A solução foi tentar rejuvenescer o personagem, fazendo o piloto de uma série do Superboy, onde o Superman na época em que tinha superespinhas foi interpretado por John Rockwell. E esse cara é tão obscuro que tudo que consegui descobrir sobre ele foi que nasceu em 15 de fevereiro de 1938 e tem um currículo minúsculo, com alguns filmes e séries de TV nos anos 1960 e seu último crédito é décadas depois, no filme Another Chance, de 1989.

Honrou a capa? Considerando que o piloto chegou a ser exibido, mas a série não recebeu aprovação para produção, vou tascar um sonoro não. Quem quiser conferir por si mesmo, assista-o completo no vídeo abaixo.

DAVID WILSON

Onde: No telefilme Superman, também conhecido como It’s a Bird… It’s a Plane… It’s Superman.

Quando: 1975

Quem é esse cara? Na década de 60, o escoteiro azulão ganhou um musical camp na Broadway. Este telefilme é a adaptação do musical e David Wilson é a estrela do telefilme. Nascido no estado de Nova Iorque em 1949, Wilson atuou no teatro, televisão e cinema. Também trabalhou fora do país, em lugares como Estocolmo e Tel Aviv. Em sua ficha, as coisas mais interessantes, tirando sua interpretação do Super-Homem, foi sua participação em um episódio do Kojak e também em Magnum (aquela mesma, estrelada pelo bigode de Tom Selleck). Ele está na ativa até hoje.

Honrou a capa? Mas de jeito nenhum! Quando ouço a palavra “camp”, o Batman barriguinha de Adam West me vem imediatamente à cabeça, causando arrepios. Essa versão do Homem de Aço não é diferente. Acha que estou sendo preconceituoso? Então assista ao vídeo abaixo, uma das coisas mais constrangedoras que já vi. O pessoal do Zorra Total ficaria orgulhoso.

JOHN NEWTON

Onde: Na primeira temporada da série Superboy, com 26 episódios.

Quando: 1988/89.

Quem é esse cara? Ator estadunidense, começou sua carreira no teatro, mas logo foi para a televisão, onde seu primeiro papel foi justamente em Superboy, a série que contava as aventuras do Superman quando jovem. Porém, os produtores não ficaram muito felizes com sua performance na primeira temporada do programa. Além disso, John ainda queria um aumento de salário para a próxima temporada e acabou sendo preso por dirigir embriagado, o que gerou muita publicidade negativa na época. Juntando todos esses fatores, ele acabou sendo substituído por outro ator. Após sua demissão, Newton continuou a aparecer em séries de TV, por onde está até hoje, tendo participado de um monte de coisas conhecidas e variadas, como Melrose Place, Plantão Médico, Desperate Housewives, CSI: Miami e The Mentalist.

Honrou a capa? Eu me lembro muito pouco dessa série, e na época nem sabia dessa troca de atores. Mas se o cara foi despedido porque não gostaram de como ele retratava o personagem, é seguro dizer que não.

GERARD CHRISTOPHER

Onde: Da segunda à quarta temporada de Superboy, somando 74 episódios.

Quando: De 1989 a 1992.

Quem é esse cara? Ora, é o substituto de John Newton no papel do jovem Clark Kent, quando ainda era boy e não man, mas já usava capa e colante azul e vermelho. Christopher era outro iniciante no ramo quando conseguiu o papel e posteriormente não fez mais nada de expressão, apenas papéis em telefilmes e séries de TV de qualidade duvidosa. A melhor curiosidade sobre Gerard é que ele quase conseguiu o papel principal na série Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman. Mas o produtor, ao ver em seu currículo que ele já havia interpretado o personagem, disse algo como “você já fez isso, quero alguém que ainda não tenha interpretado o papel” e o dispensou, optando por contratar o próximo sujeito nesta lista.

Honrou a capa? De novo, não me lembro muito bem dessa série, mas me lembro que ela era bem tosquinha e não deixou saudade em ninguém quando acabou após uma disputa judicial entre a Warner e os produtores do programa. Então digo que não.

DEAN CAIN

Onde: Em 87 episódios de Lois & Clark – As Novas Aventuras do Superman.

Quando: Entre 1993 e 97.

Quem é esse cara? O homem que roubou a chance de Gerard Christopher reprisar o papel de Clark Kent. O mais irônico é que Cain nem mesmo queria ser ator. Na faculdade, ele jogava futebol americano, mas uma lesão no joelho impediu que seguisse carreira no esporte quando ele já havia até assinado para jogar num time profissional. Seu pai adotivo, que era diretor, o botou num de seus filmes, e a partir daí ele começou a fazer comerciais, séries de TV e o que mais viesse pela frente. Após pendurar a capa, continuou aceitando de tudo, sem muito discernimento. Como resultado, seu currículo é cheio de papéis nas mais variadas séries televisivas, telefilmes, filmes B de qualidade duvidosa, como apresentador de programas (como uma nova versão do Acredite Se Quiser, por exemplo) e até filme dirigido pelo Márcio Garcia ele fez. Isso é que é variar o currículo. Será que tudo isso é medo de ser pego pela “maldição do Superman”? E pior que mesmo assim ele não escapou.

Honrou a capa? Eu diria que honrou os óculos de Clark Kent, a capa nem tanto. Como a série tinha orçamento limitado, preferiu, como o nome dizia, se focar mais no relacionamento entre Lois e Clark do que no lado heróico do personagem, o que foi uma boa sacada, pois seu Superman com cabelo emplastrado de gel estilo “a vaca lambeu” e espremido no colante azul e vermelho era bem ridículo. Por outro lado, seu Clark fugia do pateta meio desligado que a maioria fazia e apresentava um lado mais sedutor para fisgar a gostosíssima Lois Lane de Teri Hatcher. Bons tempos.

TOM WELLING

Onde: No controverso Smallville, com seus 217 episódios.

Quando: Por uma década, de 2001 a 2011.

Quem é esse cara? Nova-iorquino nascido em 1977, Thomas John Patrick Welling segue a tradição da maioria dos atores nesta lista. Até interpretar Clark Kent na época de colégio (e depois de faculdade. E depois de Planeta Diário), era um ilustre desconhecido com apenas algumas participações em séries de TV obscuras. Depois que já estava em Smallville, fez os filmes Doze é Demais, A Névoa e Doze é Demais 2, todos eles horrorosos. Após o final da série em 2011, a única coisa em sua agenda é o filme Parkland, previsto para estrear este ano, o que leva a crer que as coisas estão difíceis para ele também. Seria mais uma vítima da “maldição do Superman”?

Honrou a capa? Não. E nada de polêmica aqui. Não estou discutindo a qualidade da série (da qual eu não gosto). Minha resposta se baseia no simples fato de que ele a vestiu somente no último episódio! Aí não dá, o sujeito já tinha quase trinta anos nas costas e ainda não era o Superman. Para se honrar uma capa, é preciso primeiro usá-la, oras!

ENCERRAMENTO DE AÇO

E estes foram todos os atores que se espremeram dentro da apertada malha colante do uniforme do herói e entreteram várias gerações de nerds por horas a fio, fazendo cabeças de bagre mundo afora acreditarem que, ao amarrarem uma toalha no pescoço e saltarem da janela do sexto andar, poderiam voar (história verídica. E não, não fui eu! Eu moro no segundo andar). Eles estavam enganados.

Mas voltando ao assunto em questão, encerro este texto perguntando ao delfonauta: quem você acha que daria um bom Super-Homem de carne e osso? Seja para uma nova série de TV ou um novo filme (caso o Henry Cavill não dê certo), qual ator você gostaria de ver levando a tradição (e também a maldição) adiante? Dê suas sugestões nos comentários e até a próxima.

COLOQUE SUA CUECA POR FORA DAS CALÇAS E LEIA TAMBÉM:

O Homem de Aço – É um pássaro? É um avião? Ih, caramba, é um homem de cueca, tampe os olhos das crianças!
Tremendões – Superman – Mais que um super-herói, um ícone.
Mutantes X Alienígenas: O Confronto Final – Bryan Singer vs. BrettRatner. DC vs. Marvel. Cyrino vs. Corrales.Fight!
Resenha de Superman: Entre a Foice e o Martelo – E se o Super-Homem tivesse nascido na União Soviética?
Resenha de Superman: O Legado das Estrelas – Uma nova garibada nas origens do azulão.
O Último Vôo do Super-Homem – Uma homenagem delfiana a Christopher Reeve
As Aventuras de Jerry Seinfeld e Super-Homem – Um encontro inusitado, mas divertido.

Galeria