Apesar de eu ter recebido uma cópia para review de Untitled Goose Game próximo ao seu lançamento, ele acabou ficando perdido no meu backlog em meio ao excesso de lançamentos de fim de ano. Neste meio tempo, ele se tornou extremamente popular e uma enorme fábrica de memes. Então a essa altura parece chover no molhado fazer uma análise Untitled Goose Game. Afinal, você já sabe do que se trata.

ANÁLISE UNTITLED GOOSE GAME

Caso não saiba, eu explico. Você controla um ganso com a missão de atazanar as pessoas de uma bucólica cidadezinha até que elas decidam colocar uma placa de “proibido gansos”. Daí, uma nova área fica disponível.

Untitled Goose Game, House House, Panic, Switch, Delfos

Untitled Goose Game é, até certo ponto, um Hitman humorístico. O gameplay é claramente inspirado pelo jogo do careca, fornecendo ao jogador uma miríade de objetivos que devem ser completados através de exploração e criatividade. E isso também o torna perfeito para a era do streaming.

A popularidade deste jogo foi tamanha que antes de rodá-lo, eu já sabia de tudo que encontraria. E mesmo assim ele arrancou muitas risadas. A coisa é simplesmente muito absurda. Por exemplo, um carinha ia jogar dardos. Ele alternava entre olhar para o alvo e para o ganso. E eu só do lado dele esperando. Assistindo calmamente seus movimentos. Quando finalmente deu sinal de que ia jogar, eu gasnei furiosamente, assustando-o e fazendo-o errar. É tudo de uma filhadaputice tão grande que não dá para não rir.

Untitled Goose Game, House House, Panic, Switch, Delfos
Apontar, mirar, gasnar!

Em outro momento, o mesmo cara do dardo ia sentar em um banco. Mas ele cometeu o erro de não olhar. Obviamente, lá estava eu, pronto para puxar o banco e fazê-lo cair de bumbum no chão.

Untitled Goose Game, House House, Panic, Switch, Delfos
O ganso sem nome provavelmente é fã de Chaves.

Em outro caso, a coisa beirou o bullying. A vítima era um doce garoto que só queria brincar de bola e de aviãozinho, e se viu obrigado a encarar a malévola mente brilhante de um ganso malvado.

"Tadinho do moleque" foi a frase que eu mais falei na minha campanha.

Ver essas coisas acontecendo é a principal graça do jogo. Mais até do que a parte game da coisa, de solucionar os problemas. É tudo tão básico – e ao mesmo tempo tão engraçado – quanto um sujeito escorregando em uma casca de banana. No final da campanha, você vai acabar se afeiçoando ao ganso sem nome, mesmo ele sendo, convenhamos, um grande babaca.

O GANSO BABACA

Aliás, daí o grande sucesso que o jogo fez no streaming. Ele é perfeito para ser assistido. Ver alguém que sabe o que está fazendo – e as exageradas reações das vítimas – entretém muito mais do que ficar explorando o cenário pensando no que fazer.

Isso não significa que jogar seja ruim. Pelo contrário. O visual é muito simpático e a música, totalmente levada ao piano, parece trilha de desenho animado, perfeitamente sincronizada com a ação.

Untitled Goose Game, House House, Panic, Switch, Delfos

Ajuda também que ele não força uma duração prolongada. São apenas cinco áreas, que podem ser concluídas em noventa minutos (ou consideravelmente menos, se você souber como cumprir os objetivos). Depois de terminar a campanha, ele até dá algumas listas de afazeres novas e mais complexas, mas neste ponto eu já tinha me dado por satisfeito.

Untitled Goose Game é um jogo divertido, que eu recomendo ser usufruído na companhia de amigos. Não, ele não tem multiplayer, mas é perfeito para ser jogado em turma, passando o controle de um para outro e com todo mundo pensando – e rindo – junto.