DVD – Os Três Mosqueteiros

0

Existe alguém que não gosta do Pato Donald e do Pateta? Esses personagens que marcaram a infância possivelmente até dos avós de algumas pessoas que estão lendo essa resenha estão não apenas entre os personagens mais conhecidos da história dos desenhos animados, mas também entre os mais queridos. E o Mickey… bem, o Mickey é outra história. Embora também marque a infância de muita gente, muitas pessoas, onde me incluo, não vão muito com a cara dele, pois ele não tem o mesmo carisma e humor de seus melhores amigos. Pois bem, os três estão novamente juntos, pela primeira vez em um longa-metragem para proteger o reino da França do maligno (e divertidíssimo) Bafo de Onça e seus comparsas, os Irmãos Metralha, neste filme lançado diretamente em DVD.

Ao contrário do que podemos imaginar, a história tem o famoso conto de Alexandre Dumas apenas como inspiração, já que narra fatos que teriam acontecido após a saga de Dartagnan e seus três amigos.

Como sempre, o toque da Disney está presente em todos os aspectos do DVD. Desde a capa, até a qualidade gráfica, da dublagem (tanto em inglês quanto em português) até a trilha sonora, tudo está com aquele patamar de qualidade que a maioria dos estúdios sequer sonha em alcançar. O desenho é simplesmente um espetáculo visual, é engraçado, tem músicas legais e até os extras do DVD são legais.

Agora uma coisa que não me conformo é como que a Disney, sendo a excelência técnica e a perfeccionista que é, permite que erros tão feios sejam cometidos na versão nacional. Exemplos? Ok, chamar o Bafo de Onça de Pete nas legendas em português. Outro exemplo? Em um dos extras, escolhemos um cantor de ópera para cantar uma música enquanto a letra passa na tela. Se você escolher o idioma inglês é perfeito. Inclusive as legendas se mexem para acompanhar o trecho que está sendo cantado. Agora em português, nem sequer a letra corresponde com a letra da canção. Será possível que ninguém tenha revisado a tradução dessa edição nacional? Será que não existe um tradutor decente no Brasil? Afinal, esses erros na tradução de menus e textos de DVDs são muito comuns, o que me surpreende é que isso aconteça também nos discos da perfeccionista Disney.

Voltando ao filme em si, sua história pode não agradar a todos, principalmente aos mais velhos, já que é notório o fato de que ela foi desenvolvida tendo como foco principalmente crianças bem pequenas dada a quantidade de clichês (muitos deles criados pela própria Disney) e coisinhas do tipo que acabam prejudicando a diversão daqueles que já assistiram muitos filmes na vida.

Um grande destaque é a trilha sonora, que traz pérolas como a Quinta Sinfonia de Beethoven e No Hall do Rei da Montanha de Grieg em versões engraçadas e cantadas pelos personagens, continuando uma outra tradição da Disney: fazer as crianças gostarem de música boa.

Uma coisa que eu acho estranha é a seguinte: a Disney sempre fez seus longa-metragens inspirada em contos de fadas ou histórias que nossas mães nos contavam para dormir. E isso gerou maravilhas como A Bela e a Fera, Aladdin, Branca de Neve, A Bela Adormecida, entre muitos e muitos outros. Mas de uns tempos para cá, simultaneamente à sua decadência (que coincidência, não?), ela decidiu investir em histórias próprias e gerou coisinhas sem sal como Nem Que a Vaca Tussa. Agora pense comigo: pegar de inspiração um clássico como Os Três Mosqueteiros, utilizando um elenco estrelado como Mickey, Donald, Pateta, Margarida, Minnie, Bafo de Onça, Clarabela e os Irmãos Metralha (todos presentes neste filme), adicionando a essa fórmula um roteiro mais bem cuidado do que o que vemos aqui (quem sabe até desenvolvido pela Pixar?) seria motivo não apenas para um lançamento nos cinemas, mas também serviria como um retorno às origens, um novo clássico da casa do Mickey e talvez uma bilheteria de fazer Procurando Nemo se esconder na anêmona, afinal, que pai/mãe não levaria seu pimpolho para ver o primeiro longa estrelado por três dos personagens mais conhecidos da história da animação, sendo que dois dos quais todo mundo gosta? Infelizmente, a Disney preferiu fazer um filminho divertido, porém nada especial e desperdiçar a chance de dar a volta por cima com um roteirinho que não aproveita a preciosidade que tinham em mãos. Vai entender esses estadunidenses!

Os Três Mosqueteiros está disponível em DVD no Brasil em duas versões. A avulso tradicional e uma outra versão box set muito legal, que traz, além deste desenho, o fantástico Aladdin (em DVD Duplo) que considero um dos desenhos mais legais que conheço e mais um desenho Disney à sua escolha (dentre os títulos disponíveis) por um preço sugerido de R$ 89,90, ou seja, três filmes pelo preço de dois. E você pode levar pérolas como O Rei Leão, Monstros S.A., Vida de Inseto, entre muitos outros. Eu levei O Rei Leão. Qual você vai levar?

PS: Alguém poderia me dizer o que significa aquele símbolo que todos os mosqueteiros usam nesse filme e que também é usado abaixo do logo do Stratovarius?