Spartan

0

Quando eu vi o nome desse filme, confesso que fiquei interessado. Nunca havia ouvido falar dele até receber o convite para a cabine e, como não havia sinopse no convite, fiquei na esperança de que fosse um filme épico, ambientado na Grécia antiga (para quem não sabe inglês, Spartan significa espartano). Estava errado, pois Spartan nada mais é do que um filme de guerra/policial.

Por que o nome então, o caro delfonauta pergunta? Bom, imagino que seja uma analogia entre a cultura belicista espartana e a cultura belicista estadunidense. Explico: enquanto o resto do mundo está mais preocupado em desenvolver coisas que realmente interessam, como cultura e ciências (assim como fazia Atenas, na Grécia antiga), os EUA pensam apenas em desenvolver suas famosas armas de destruição em massa e se preparar para a guerra, chegando inclusive a desenvolver games de distribuição gratuita (America’s Army, se interessa para você) para mostrar aos jovens que guerrear é legal (tipo uma Esparta da atualidade).

Infelizmente, enquanto essa analogia é muito legal, o filme deixa muito a desejar. Dá uma lida na minha resenha de Com as Próprias Mãos. Lá, você verá que eu destaquei uma das coisas que pode tornar um filme policial divertido: a existência de uma trama que faz você torcer para o herói. Pois bem, isso não acontece em Spartan. Saca só a história: Scott (Val Kilmer, que já foi Batman e Jim Morrison) é um cara durão que tem que salvar a filha do presidente dos EUA. Ora, eu já não me importo nem se o presidente do meu país tem uma filha, quanto mais com a filha do dono do mundo, então sinceramente, nem eu nem a maior parte dos brasileiros vai ter qualquer identificação com a história desse filme. Até porque a garota não aparece até os últimos minutos, o que impede que o espectador se afeiçoe a ela, como acontece em Chamas da Vingança, onde o público tem um bom tempo de tela para aprender a gostar da garotinha seqüestrada.

Como dá para perceber, eu não gostei desse filme. Talvez se você seja um aficionado por filmes policiais, vale a pena tentar assistir. Caso você só queira uma boa diversão cinematográfica, fique com outras opções.

Spartan estréia esta sexta, dia 12 de novembro.