Antes de sair para assistir a Uncharted Fora do Mapa, comentei com alguém que não tinha muito como esse filme dar errado. Afinal, com sua base forte em aventuras como Indiana Jones e cenas de ação absurdas, muitos podem argumentar que os jogos são mais cinema do que games. Particularmente, como já falei antes, eu considero a série o que de melhor os videogames são capazes de criar. Porém, nunca subestime a capacidade de criar bombas de Hollywood. Você descobre o resultado dessa lambança na nossa crítica Uncharted Fora do Mapa.

Crítica Uncharted, Uncharted Fora do Mapa, Tom Holland, Mark Wahlberg, Delfos
O pôster é bem semelhante às capas dos games.

CRÍTICA UNCHARTED FORA DO MAPA

Permita-me começar dizendo que é muito estranho ver um filme que começa com um clipe com vários personagens famosos de videogame. E, sim, é o logo da produtora de filmes da Playstation, mas para mim causou uma estranheza tão forte como quando a Marvel Studios começou a fazer seus próprios filmes. Será que o logo da Playstation vai se tornar tão comum no cinema quanto o da Marvel? Certamente a ambição para isso é bem clara. Mas comecemos do começo.

Uncharted Fora do Mapa não é uma adaptação direta de nenhum dos cinco jogos estrelados pelo Nathan Drake. Ele traz à tela grande cenas marcantes dos games, especialmente de Uncharted 34, como a da batalha no avião já bastante divulgada. Porém, mesmo as que remetem diretamente a um momento dos games, não compartilham do contexto ou do mesmo ponto na história.

Uncharted Fora do Mapa é basicamente uma história de origem. Vemos aqui o primeiro encontro de Nathan (Tom Holland) com os eternos coadjuvantes Sully (Marky Mark) e Chloe (Sophia Ali). Aliás, achei bem curioso que deram um jeito de colocar a Chloe no filme, mas não colocaram a Elena. Aliás, não me lembro de outro filme de ação em que o herói não tem um interesse romântico.

NATHAN E SULLY

Nathan é um órfão carismático que trabalha em um bar e faz bicos roubando joias e outras coisas valiosas dos clientes descuidados. Um dia, Sully vai até o bar do cara e o convida para uma aventura. Uma caça ao tesouro de onde ele pode sair com muito mais do que as merrecas que tem roubado.

Essa talvez seja a primeira diferença marcante na história. Aqui, Nathan e Sully não estão atrás de uma cidade perdida mitológica, mas apenas de um tesouro. Um grande tesouro, mas ele em nenhum momento se transforma em algo além disso.

Essa aventura vai colocar os heróis em rota de colisão contra o exército do vilão Santiago Moncada (Antonio Banderas), um milionário de uma tradicional família espanhola que acredita ter direito de nascença ao tesouro.

E essa é a desculpa para várias cenas de ação bem-humoradas. Sim, assim como os jogos, Uncharted Fora do Mapa é deliciosamente leve e divertido. Porém, devo dizer que o humor e o carisma dos personagens não é tão na mosca quanto o dos games. O Sully, em especial, age na maior parte do filme como um grande babaca, mostrando que não é apenas na falta de bigode que ele se diferencia do original.

Crítica Uncharted, Uncharted Fora do Mapa, Tom Holland, Mark Wahlberg, Delfos
Ou será que ele tem bigode no filme e eu que não vi?

AÇÃO

As cenas de ação também são bem mais modestas do que o que vemos nos jogos. São ótimas, não me entenda mal. Mas com exceção do clímax, o super divulgado combate no avião é a parte mais elaborada. E o fato de ser dividida em duas partes não ajuda – originalmente é um prólogo, daí a história volta alguns anos e é contada de forma cronológica até chegar lá de novo.

Crítica Uncharted, Uncharted Fora do Mapa, Tom Holland, Mark Wahlberg, Delfos

Aliás, falando do prólogo, eu fiquei realmente surpreso com o flashback que abre o filme depois dele. Não com a cena em si, mas com o ator que faz o Sam Drake (Rudy Pankow). O cara é igualzinho ao jovem Sam como aparece em Uncharted 4, a ponto de que eu achei que tinham usado o mesmo ator que emprestou o rosto para o game, o que não aconteceu.

Isso é ainda mais surpreendente porque o filme claramente não focou em pegar atores parecidos com os personagens originais. Convenhamos, Nathan Fillion parece muito mais com Nathan Drake do que Tom Holland. E está na idade correta, já que Nathan não é um menino em nenhum dos jogos.

Aqui está todo mundo consideravelmente mais jovem do que nos games – provavelmente uma decisão intencional, para poderem transformar os filmes em uma longa franquia. Curiosamente, a personagem que mais parece com sua contraparte gamer não recebeu no filme o mesmo nome. Refiro-me à Nadine, que aqui é interpretada por Tati Gabrielle e se chama Braddock. É curioso que colocaram uma Chloe com esse nome sem a personalidade da Chloe dos games, mas colocaram a Nadine no filme, e mudaram o nome dela.

CRÍTICA UNCHARTED FORA DO MAPA É DIVERTIDO E DESCOMPROMISSADO

Eu pegaria um elenco diferente, sem dúvida. Mas dito isso, Uncharted Fora do Mapa acerta onde deveria. É um filme divertido e descompromissado, com várias cenas empolgantes que colocaram um sorrisão no meu rosto. É o tipo de filme que é uma delícia ver no cinema, e que você nem sente o tempo passando. Exatamente, veja só, como os filmes que inspiraram o game.

Crítica Uncharted, Uncharted Fora do Mapa, Tom Holland, Mark Wahlberg, Delfos

Uncharted Fora do Mapa talvez seja o filme baseado em games com maior qualidade já feito, até porque é de um gênero já macaco velho na sétima arte. Não é necessariamente uma adaptação, e se você assistir assim, talvez não goste. Encare como uma reinterpretação. Uma história com personagens que têm os mesmos nomes, mas que agem e são bem diferentes dos conhecidos. A aventura que eles vivem, no entanto, é muito divertida, e merece ser assistida na tela grande. Os games são melhores? Sim, muito melhores. Porém, talvez o filme seja bem-sucedido em trazer mais gente para jogá-los – e, espero, incentivar que mais jogos como Uncharted sejam feitos.

CURIOSIDADE:

  • Uncharted Fora do Mapa ficou muito tempo sendo feito. Temos notícias dele aqui no DELFOS de 2011, pelo menos. Nesse tempo, o Marky Mark foi de ser escalado para Nathan Drake para ficar velho demais para o papel, ter saído do elenco, e daí voltado como o velhinho Sully. Que puxa, não?
  • O diretor de Uncharted Fora do Mapa é Ruben Fleischer. Você deve conhecê-lo de longas como ZumbilândiaVenom.
  • Há uma cena no meio dos créditos, mas nada depois deles.
  • Nolan North, o ator que faz Nathan Drake nos jogos, aparece no filme naquele esquema “ponta do Stan Lee“. Mas ao contrário dos filmes da Marvel, em que todo mundo aplaudia quando Lee aparecia, aqui eu tive a impressão de que apenas eu o reconheci.

MAIS UNCHARTED NO DELFOS: