Como resolver o Dualsense drift no PS5?

Um passo a passo para quem está sofrendo com este problema.

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Controle do PS5, Dualsense, PS5, Sony

As alavancas analógicas são uma característica dos controles de videogame desde os anos 90. Mas parece que as fabricantes esqueceram como fazê-las recentemente, com o mesmo problema gravíssimo aparecendo nos controles de Switch e de PS5. Eu passei por isso e vou aqui explicar como identificar e resolver o maldito Dualsense Drift no seu novo e brilhante Playstation 5.

DUALSENSE DRIFT: COMO IDENTIFICAR

Essa é a parte fácil. Você vai perceber que seu personagem ou a câmera vão se mexer “sem querer”. Pode ser algo bem sutil, como a câmera se movendo levemente para a esquerda; ou algo bem mais radical, como o herói sair correndo em determinada direção.

No meu caso, a coisa começou lentamente, com a alavanca direita, enquanto jogava Control. Ao longo das próximas semanas e meses, o problema sumia e voltava. Se tornou insuportável enquanto jogava Balan WonderworldIt Takes Two, a ponto de que jogá-los para escrever as duas resenhas supralinkadas foi bem sofrido. Os jogos ficaram bem mais difíceis do que deveriam ser, e isso me movimentou para ir atrás de resolver o problema.

Eu segurei isso porque não queria ficar semanas sem nenhum controle, o que significa que não poderia jogar e criar conteúdo para o DELFOS. Também não queria comprar um segundo Dualsense, porque é muito raro jogar com outras pessoas no sofá. No fim das contas, acabei cedendo e comprando outro Dualsense basicamente para jogar durante “o conserto”.

DUALSENSE DRIFT: COMO ACIONAR A GARANTIA

No mundo inteiro você pode resolver via internet. No Brasil, a coisa é mais atrasada. Você precisa ligar para a assistência técnica da Sony. O número é (11) 3351-7090 para São Paulo capital e região metropolitana, e 0800 724 8310 para o resto do Brasil varonil. O horário de atendimento é de segunda a sexta das 10h às 20h (horário de Brasília).

Eu tinha tido uma péssima experiência com esse telefone, pois é o mesmo número para o qual usuários do PS VR precisavam ligar para solicitar o adaptador da câmera. Quando fiz isso, fiquei na espera por cerca de 60 minutos, o que foi um tremendo desperdício de tempo. Eu até tentei resolver o drift direto por e-mail, mandando todos os dados necessários, mas fui totalmente ignorado.

Quando liguei para falar sobre o controle, dei mais sorte, e resolvi a ligação do início ao fim em cerca de 10 minutos. Porém, reserve um bom tempo para falar, pois a coisa pode demorar bastante.

Se tiver saco para esperar, você será atendido por alguém que fala português, mas que claramente não é um brasileiro nativo. Nas duas vezes que liguei, o sotaque do sujeito era incrivelmente forte, a ponto de que eu tinha dificuldade em entender o que ele falava.

O funcionário vai fazer um cadastro e perguntar um monte de coisas óbvias, como “já atualizou e já limpou o controle?”. Tenha paciência e responda tudo. O coitado provavelmente é obrigado a gravar suas respostas, mesmo já sabendo que qualquer pessoa tentaria tudo isso antes de fazer a ligação. Depois de desligar, ele vai te instruir a esperar um e-mail.

DEPOIS DA LIGAÇÃO: A ENXURRADA DE E-MAILS

Esses e-mails logo virão. Primeiro vem um e-mail dizendo que a ordem de serviço foi aberta. Cerca de cinco minutos depois, veio para mim uma solicitação da nota fiscal. Envie.

Umas cinco horas depois, veio outro e-mail com um quadro que deve ser preenchido. Nesse quadro, você deve passar DE NOVO todas as informações que já passou por telefone e pelo e-mail anterior, incluindo número da nota fiscal e onde o videogame ou controle foi comprado.

Envie. Horas depois, virá um e-mail dizendo “Seu cadastro na Sony foi realizado”. Logo em seguida, virá um “Informação de envio recebida”.

Na manhã seguinte, veio para mim o que esperava: o código de postagem. Ele também vem com algumas exigências bem pentelhas, como mandar a nota fiscal impressa junto com o pacote (algo que, a essa altura, você já mandou duas ou três vezes digitalmente) e até mesmo um maldito comprovante de endereço.

Agora você precisa arranjar uma caixa para empacotar seu controle e levar para os correios com o código de postagem. Você nem fica sabendo o endereço para o qual o pacote vai. É só empacotar, levar e esperar.

Eu levei meu controle aos correios no dia 6 de abril. Segundo o tracking, ele foi entregue na Sony no dia 7. Agora vem o jogo de espera.

A DOLOROSA ESPERA

No dia 20 de abril, recebi mais um e-mail da Sony. “Seu cadastro foi atualizado”. Ele não dá nenhuma informação sobre o controle ou o processo de reparo/troca. Continue esperando. No dia 29 de abril, veio outro e-mail, este solicitando sua opinião em relação à sua experiência com o SAC.

Meu controle novo chegou no dia seguinte. TLDR: controle enviado em 6 de abril, recebido um novo em 30 de abril. Quase um mês sem controle.

PÓS REPARO

No pacote veio uma nota fiscal de conserto, que dizia que o controle foi trocado por um novo. Ela também dizia que o conserto tinha garantia de 90 dias ou, no caso de a garantia original ser mais longa, ela continuaria valendo. Em outras palavras, considerando que o Dualsense drift é um problema endêmico ao controle, você pode repetir esse processo várias vezes ao longo do seu primeiro ano com o console. Depois que a garantia expirar, você pode pagar pelo conserto, ou comprar outro controle. Eu sei, nenhuma opção é realmente satisfatória, mas é o que é possível neste momento.

Espero ter ajudado aqueles que estejam sofrendo com o problema. Tentei ser o mais detalhado possível em relação ao processo, para que você não tenha surpresas e saiba exatamente o que fazer para consertar seu problema. Usar essa garantia no Brasil é bem mais complicado do que nos outros países, e nem mesmo a assessoria de imprensa da Sony soube me informar sobre o processo.

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