Veja só, dois anos depois de R-Type Final 2, hoje é dia da nossa análise R-Type Final 3 Evolved, a segunda continuação de um game feito em 2003 com a intenção de ser o último R-Type para sempre. Oxi maria. Bora?

Análise R-Type Final 2: isso não é um remake não?

ANÁLISE R-TYPE FINAL 3 EVOLVED

R-Type Final 3 Evolved é um jogo estranho. Não pelo seu nome que parece piada, mas porque ele segue um estilo Hitman 3. Ele tem um menu enorme e complicado, mas o mais importante disso é que é possível jogar, através dele, a campanha completa de R-Type Final 2, além da nova R-Type Final 3. Ele importa o save e tudo.

Análise R-Type Final 3, R-Type Final 3, R-Type, Granzella, Nis America, Delfos

Não consegui descobrir até o fechamento dessa análise se comprar R-Type Final 3 Evolved traz junto o Final 2, ou se, assim como Hitman, você precisa ter o anterior para liberar o acesso no game novo.

R-Type Final 3 Evolved, para mim, também tem continues infinitos. E não sei se isso veio como extensão do meu save anterior ou se ele já começa assim para todos, o que certamente espero que seja o caso. Porque jogar isso aqui sem continue infinito, mesmo na dificuldade practice, é receita para frustração.

SEM INSPIRAÇÃO

A campanha de R-Type Final 3 começa muito bem. O cenário da primeira fase é lindo e impressionante, remetendo diretamente àquela estética chamativa dos fliperamas. Mas isso logo muda. Depois da primeira fase, os cenários ficam sem graça e sem inspiração. Veja, por exemplo, as imagens abaixo.

Análise R-Type Final 3, R-Type Final 3, R-Type, Granzella, Nis America, Delfos
A primeira fase.
Análise R-Type Final 3, R-Type Final 3, R-Type, Granzella, Nis America, Delfos
A sexta fase.

A campanha começa colorida e chamativa, mas logo fica totalmente cinza. O jogo até faz umas brincadeiras com a câmera, mostrando sua nave de frente ou de trás, mas usa isso muito menos do que se espera de um game 2.5D.

De resto, a jogabilidade e as naves são exatamente como as de R-Type Final 2. Uma opção que não me lembro de antes é a possibilidade de comprar alguns cheats, como fazer uma campanha sem perder upgrades quando morre. Porém, estes cheats são muito caros e são consumíveis. Você precisa jogar a campanha inteira pelo menos duas vezes simplesmente para comprar um deles. É o tipo de coisa que deveria estar eternamente destravada uma vez que fosse comprada.

ANÁLISE R-TYPE FINAL 3 EVOLVED FINAL MESMO.PSD

Análise R-Type Final 3, R-Type Final 3, R-Type, Granzella, Nis America, Delfos
As brincadeiras com a câmera são raras, mas bacanas quando acontecem.

Assim como o anterior, R-Type Final 3 Evolved contém apenas sete fases e, até onde posso perceber, aqui existe apenas uma rota. A experiência da campanha para mim, mesmo no practice, foi de extrema frustração. Isso porque o game se utiliza de checkpoints, mas são distantes, e você ainda perde todas as melhorias ao morrer. Em especial, absolutamente nenhum chefe tem checkpoint imediatamente antes dele. Sempre é necessário jogar um pedaço da fase para tentar de novo.

R-Type Final 3 Evolved funcionaria bem com um sistema de respawn imediato como era comum em arcades. Ou com a possibilidade de ficar invencível o tempo todo. Da forma que está, eu joguei as duas primeiras fases sem morrer, tentando lembrar o motivo de não ter gostado do anterior. Daí comecei a morrer na terceira, e a repetição se instalou, tornando os motivos bem claros.

Mesmo durando menos de uma hora, R-Type Final 3 Evolved é muito repetitivo e frustrante, pois você fica constantemente refazendo os mesmos checkpoints. Muitas vezes morre sem nem saber o porquê, e levar um tiro pausa tudo por vários segundos, o que é simplesmente desagradável. Infelizmente, este revival de R-Type não deu certo. Já não tinha dado em R-Type Final 2, mas R-Type Final 3 Evolved repete todos os erros do anterior. Bom, quase. Pelo menos aqui ele não limita os continues.