Cobrir um novo filme do Homem-Aranha é sempre especial para mim. Eu estive na sessão de imprensa de todos os longas desde Homem-Aranha 3 (aquele do Sam Raimi), e escrevi todos os textos com muito carinho. O novo DELFOS até estreou com a crítica de De Volta Ao Lar. Mas hoje é dia de falar – de novo – de O Espetacular Homem-Aranha 2.
Justamente por ter tanto carinho pelo personagem, era inevitável que eventualmente algum de seus filmes popasse aqui na nossa série “… de cabeça fria”. Afinal, no calor e na empolgação da sessão de imprensa, eu posso acabar julgando o filme mais com a cabeça de fã, do que com a cabeça fria de um crítico.
É o que aconteceu com O Espetacular Homem-Aranha 2? Ora, relendo hoje a crítica que escrevi na época, digo que minha opinião se manteve relativamente estática. Já na época eu dei ao filme uma nota mediana. Mas digo hoje que o tempo definitivamente não foi gentil para este longa.
O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2 E SEU NADA ESPETACULAR ELENCO
Um dos meus filmes preferidos é 500 Dias Com ela, estreia do diretor Marc Webb. Ele mandou tão bem neste que eu fiquei bem feliz quando ele foi confirmado para assumir o posto de Sam Raimi nos longas do Aranhoman. Porém, a série Espetacular Homem-Aranha tem um erro atrás do outro. Do tratamento de personagens a um elenco espetacularmente mal escolhido.
Vamos começar falando do próprio Peter Parker. Caramba, o Miles Morales tem uma personalidade mais parecida com o Peter Parker clássico do que o Peter deste filme. Andrew Garfield até tem alguma semelhança física com o personagem, mas sua interpretação e o roteiro fazem com que o Peter do filme seja Peter só mesmo no nome.
Para começar, ele não é nerd. E se eu fosse resumir o Peter original em uma única palavra, seria esta que eu usaria. Além disso, ele tem um jeito meio malandro, metido a sensual, que absolutamente não combina com o personagem que tanto gosto.
No Homem-Aranha em si, eles até acertaram. Diante do herói extremamente sério dos filmes de Sam Raimi, Marc Webb ressuscita o sempre bem-vindo humor infame do personagem. Mas por mais que a gente goste do Homem-Aranha, fãs dele devem concordar comigo que o Peter Parker é bem mais importante.
O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA E O ESPETACULARMENTE FRACO HARRY OSBORN
E o Harry? Meu Deus, o Harry! Dane DeHaan é fisicamente totalmente diferente do Harry dos gibis, mas o pior mesmo é sua interpretação. Ele é um péssimo ator, incapaz de representar as nuances que o personagem exige.
Não que o roteiro realmente trate o personagem com respeito. Harry começa o filme 100% saudável, mas imediatamente quando fica sabendo que seu pai morreu de uma doença genética, sua saúde começa a piorar e sua pele a ficar verde. Tipo, exatamente no mesmo dia! Eu já vi curtas-metragens com melhor desenvolvimento.
O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2 E O NADA ESPETACULAR ELECTRO
Ao contrário dos fracos Andrew Garfield e Dane DeHaan, Jamie Foxx é um bom ator. Talvez até um grande ator. Mas o Electro do filme é patético. Ok, ele é intencionalmente patético. Foi criado daquele jeito para você ter pena dele. Mas a coisa é tão mal escrita que acaba dando raiva. “Você me enxerga?”, “Você precisa de mim?”. Quantas vezes ele repete essas frases no filme? Será que ficou claro para você que ele se sentia inútil ou invisível, ou o filme deveria ter batido mais nessas teclas com essa sutileza de Rino (e logo vamos falar do Rino também)?
Caramba, acho que a única boa escolha desse elenco é a Emma Stone como Gwen Stacy. Ela não só ficou fisicamente parecida, como sua personagem foi bem tratada pelo roteiro e pela atriz. A Gwen do filme é tão fofa e adorável quanto a dos gibis. E curiosamente, ela é a que menos foi elaborada nos gibis. Afinal, quantos outros personagens da cultura pop são tão definidos pela própria morte quanto a Gwen Stacy? Colocar a personagem em qualquer mídia imediatamente faz os fãs começarem a especular quando ela vai morrer.
O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2 E O ESPETACULAR FRACASSO DO FANSERVICE
Talvez o que mais incomode ao assistir ao filme em 2021 é a quantidade de promessas que ele faz. Ok, a citação de nomes como. “Smythe” ou “Felicia” são apenas piscadinhas para os fãs, e provavelmente não dariam em nada.
Porém, não dá para dizer o mesmo de toda a conspiração envolvendo os pais do Peter. Isso recebe tanto tempo de tela e não tem payoff nenhum. Absolutamente todas as cenas que desenvolvem isso poderiam ser cortadas sem nenhum prejuízo, pois sua resolução desde o início é pensada para um terceiro filme.
O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2 E O ESPETACULAR SEXTETO SINISTRO QUE NUNCA ACONTECEU
E o tremendo e nada sutil cliffhanger do Sexteto Sinistro, meu camaradinha? O Duende Verde aparece aqui apenas nos últimos minutos simplesmente para matar a Gwen Stacy e literalmente fazer uma escada para O Espetacular Homem-Aranha 3.
A última cena do filme, a luta contra o Rino devidamente paramentado, é literalmente cortada no meio. E o filme deixa claro que ele seria uma das ameaças do terceiro filme, ao lado do Doutor Octopus e do Abutre, além do Duende Verde (e dois outros que não são citados). Inclusive, eu apostaria o seu braço direito (não sou doido de apostar o meu, né?) que Paul Giamatti só topou fazer essa ponta como o Rino neste filme por ter assinado contrato para um papel maior no terceiro filme.
O problema de tudo isso? O Espetacular Homem-Aranha 3 nunca aconteceu. E não vai acontecer. Pouco depois do lançamento de O Espetacular Homem-Aranha 2, a Marvel e a Sony entraram em um acordo sobre o herói, que passaria por um segundo reboot. Hoje, o Homem-Aranha é interpretado pelo Tom Holland, em uma história que nada tem a ver com as duas interpretações cinematográficas anteriores. E claro, há fortes rumores de que o próximo filme do herói trouxe de volta Tobey Maguire e Andrew Garfield em uma trama estilo Aranhaverso, mas alguém esperava que essas sementinhas fossem desenvolvidas em Sem Volta Para Casa?
O ESPETACULAR HOMEM-ARANHA 2 NÃO TEM NADA DE ESPETACULAR
Após a cabine, eu dei três Alfredos para o filme na minha crítica da época. É de longe a nota mais baixa que um filme do Homem-Aranha levou aqui no DELFOS. E por mais que me doa dizer isso, assistindo em 2021, O Espetacular Homem-Aranha 2 é espetacularmente sem sal.
Talvez se tivesse ganhado uma terceira parte, ele descesse melhor hoje, pois suas promessas teriam sido entregues. Porém, em 2021, O Espetacular Homem-Aranha 2 é basicamente um teaser para um filme que nunca aconteceu.
A série “… de cabeça fria” envolve voltarmos a vivenciar algo antigo e que às vezes até já resenhamos aqui no DELFOS com a cabeça fria e com nossas experiências atuais. Se você gostou, mostre pra gente fazendo comentários e compartilhando, pois nos esforçaremos para fazer muitas outras.
MAIS DA SÉRIE “… DE CABEÇA FRIA”:
- God of War de cabeça fria
- The Turn of the Lights de cabeça fria
- Dead Space de cabeça fria
- Devil May Cry de cabeça fria
- Castlevania: Lords of Shadow de cabeça fria
- Vanquish de cabeça fria: um dos melhores jogos de tiro
- Bayonetta de cabeça fria: bringing sexy back
- Super Mario Galaxy de cabeça fria: que maravilha de jogo!
- Super Mario 64 de cabeça fria: a definição de valor histórico
- Super Mario Sunshine de cabeça fria: até o jogo ruim do Mario é tremendão!
- Super Mario Odyssey de cabeça fria: o melhor dos melhores
- Double Dragon Neon de cabeça fria: batendo cabeça e batendo em cabeças!
- Doom clássicos de cabeça fria: FPS begins!
- Scott Pilgrim vs. the World: The Game de cabeça fria – estilo sobre sustância
- Stubbs the Zombie de cabeça fria: não envelheceu nada
- Ninja Gaiden Sigma 2 de cabeça fria: qualidade de vida é tudo
- Ninja Gaiden 3 Razor’s Edge de cabeça fria: fria e decepada
LEIA NOSSA COBERTURA COMPLETA DO HOMEM-ARANHA NO CINEMA:
Crítica Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: o lado bom do fanservice
Crítica Venom Tempo de Carnificina: Casamento Vermelho
Crítica Homem-Aranha: Longe de Casa – É o macaco noturno!
Crítica: Homem-Aranha no Aranhaverso é um gibi em movimento
Crítica: Venom faz dar saudade de sua versão em Homem-Aranha 3
Como o Homem-Aranha passou a fazer parte do MCU
Homem-Aranha: De Volta ao Lar é pura diversão
Crítica Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: o lado bom do fanservice
O Espetacular Homem-Aranha – De Volta Ao Lar (Gibi)
Crítica Homem-Aranha Sem Volta Para Casa: o lado bom do fanservice