Depois de curtir muito Wo Long Fallen Dynasty no PS5, mas receber claramente a mensagem que a Team Ninja queria mandar (você é velho demais para jogar videogame!), não tive outra opção a não ser abandonar o jogo nos consoles e esperar a sempre camarada comunidade criar mods para o jogo na versão de PC. Este textinho vai elaborar um pouco o que é possível agora.

WO LONG FALLEN DESTINY COM MODS

Análise Wo Long, Wo Long Fallen Dynasty, Team Ninja, Koei Tecmo, Soulsborne, Delfos
Uma captura de tela no menu do jogo dentro do app WeMod.

Wo Long Fallen Destiny tem, neste momento, uma absurda quantidade de customização disponível no WeMod. Dá para subir de nível sem ganhar skill points. Ganhar skill points sem subir de nível. É possível até subir XP e moral à vontade, ficar invulnerável ou com vida infinita. Surpreendentemente, dá até mesmo para desligar a sempre pentelha e inútil estatística de peso da armadura, liberando você para equipar o que desejar.

Tem inclusive muitas opções que eu nem acho necessárias (como separar skill points do nível do personagem). Tem também algumas que não funcionam direito. Aumentar a barra de vida não parece ter efeito no meu jogo, bem como ligar os Dragon’s Cure infinitos. Além disso, como eu subi meu nível consideravelmente, os potes de cura ficaram quase inúteis.

Não é possível aumentar a potência deles através de mods no momento, então usá-los com minha vida atual recupera um pequeno pedacinho da minha saúde. Acaba sendo mais prático e rápido ligar e desligar a vida infinita, o que recupera toda a barra instantaneamente. Isso é um pequeno inconveniente para não precisarmos comer xixi, no entanto.

PROBLEMAS TÉCNICOS GRAVES

Fallen Dynasty, José Marques, Koei Tecmo, PS4, PS5, Sekirolike, Soulsborne, Soulslike, Team Ninja, Windows, Wo Long, Xbox One, Xbox Series
Ah, o sossego da vida infinita…

O que é um inconveniente maior, no entanto, é que Wo Long Fallen Dynasty nunca rodou bem no PC. Mas rodando-o através do WeMod ele roda ainda pior. Não em performance, que continua igual, mas os bugs aumentam consideravelmente. As telas de carregamento ficam mais longas e às vezes o jogo se recusa a fechar, por exemplo.

Mas o mais incômodo que encontrei foi que usar o ataque stealth de cima (o que, se você já jogou Wo Long sabe que é muito comum), você mata o inimigo, mas em seguida atravessa o chão, e fica caindo, caindo, caindo…

Uma hora você volta para o campo de batalha, mas com vida zero, o que exige ativar a vida infinita para recuperar saúde, caso ainda não tenha ativado. É chato e acaba mudando a forma que você joga Wo Long Fallen Dynasty, pois acaba sendo mais prático ir correndo atacar o inimigo do que se esgueirar pelos telhados. Às vezes ele também dá uma mensagem de erro quando você interage com a bandeira, pedindo para contatar suporte técnico. “Ei, Team Ninja, tô tendo problemas pra trapacear no seu jogo!”.

WO LONG FALLEN DYNASTY E A PERFORMANCE NO PC

Fallen Dynasty, José Marques, Koei Tecmo, PS4, PS5, Sekirolike, Soulsborne, Soulslike, Team Ninja, Windows, Wo Long, Xbox One, Xbox Series

Já que estamos falando de PC, vamos discutir um pouco a performance. No meu notebook com uma RTX3070, Wo Long Fallen Dynasty roda com tudo no máximo, variando o FPS entre 30 e 90, mas se mantendo a maior parte do tempo no lado mais alto desse espectro.

Porém, isso não conta toda a história. Embora o contador de FPS fique sempre alto o suficiente, o jogo é repleto de gaguejadas e paradinhas que atrapalham muito a diversão. Se você está trapaceando como eu, provavelmente não vai te matar, mas impede que o combate fique gostoso, sabe?

performance também é ruim no PS5, cheia dos seus gaguejos, mas no PC é ainda pior. Isso faz com que não exista uma versão do game que roda realmente bem no momento (talvez se você tiver uma 4090, consiga vencer pela força bruta). O que é uma pena, porque Wo Long é, sim, muito legal.

WO LONG E O MULTIPLAYER

Fallen Dynasty, José Marques, Koei Tecmo, PS4, PS5, Sekirolike, Soulsborne, Soulslike, Team Ninja, Windows, Wo Long, Xbox One, Xbox Series

No PC também é possível jogar online sem precisar pagar ninguém, o que por si só já ajuda bastante na dificuldade. Tenho certeza que, se ainda tivesse PS Plus, conseguiria “pular” o Lu Bu chamando alguém para matar para mim e sem precisar dos cheats dessa versão. No PC, tentei chamar ajuda, que nunca chegou, mas podendo editar minha vida e envergadura moral a qualquer momento, sinceramente não acho que vou sentir necessidade de jogar online.

Este é o estado atual de Wo Long Fallen Dynasty. É um soulsborne muito legal, mas se você vai jogar em console, e não assina o multiplayer, é bem provável que encontre algumas paredes de tijolo na sua frente. No PC isso é contornável, mas eu não gosto de jogar no PC. O que me faz sonhar com o dia que multiplayer seja grátis nos consoles, ou que os desenvolvedores coloquem opções de acessibilidade em todos os jogos, especialmente nestes que amam ser difíceis demais. Afinal, a gente pode ser velhinho, mas ainda gostamos de games de ação.

Observação final: as imagens do jogo que ilustram esta matéria foram capturadas no PS5.