Um Método Perigoso

0

David Cronenberg é um diretor bastante conhecido, mas com um conjunto da obra um tanto irregular. Tem alguns clássicos absolutos em seu currículo, como A Mosca, mas também tem vários títulos bastante esquecíveis. Um Método Perigoso, que continua a tradição de ter Viggo Mortensen no elenco, infelizmente fará parte deste segundo time.

O filme é focado na relação do psicanalista Carl Jung (Michael Fassbender, o jovem Magneto) com seu mentor e futuro rival Aragorn Sigmund Freud (Mortensen). Isso rola enquanto Jung experimenta a maior vantagem de ser terapeuta: a “transferência”, que faz com que pacientes se apaixonem por seus médicos.

A obra tem todos os contornos de um filme nada. Direção e atores competentes, belos figurinos e boa trilha sonora. Bom na parte técnica, o que impede que pareça uma porcaria, mas fraco no que realmente importa.

O problema é que nada acontece. Temos alguns diálogos realmente muito bons, especialmente os que envolvem os dois terapeutas, mas também tem muita coisa sem importância, que pouco ou nada acrescenta à trama. Além disso, o filme como um todo é bem entediante, muito por causa da total falta de identificação com seus personagens.

Assim, Um Método Perigoso é uma obra de razoável para fraca. Não é ruim o suficiente para chegar a dar raiva ou criar cicatrizes psicológicas permanentes, mas também está longe de ser bom a ponto de ser memorável, ou mesmo recomendável.

REVER GERAL
Nota
Artigo anteriorBrian May queria tocar no AC/DC
Próximo artigoAmerican Pie: O Reencontro continua imaturo em novo trailer
Carlos Eduardo Corrales
Editor-chefe. Fundou o DELFOS em 2004 e habita mais frequentemente as seções de cinema, games e música. Trabalha com a palavra escrita e com fotografia. Já teve seus artigos publicados em veículos como o Kotaku Brasil e a Mundo Estranho Games. Formado em jornalismo (PUC-SP) e publicidade (ESPM).
um-metodo-perigosoPaís: Reino Unido / Alemanha / Canadá / Suíça<br> Ano: 2011<br> Gênero: Cinebiografia<br> Duração: 99 minutos<br> Roteiro: Christopher Hampton<br> Elenco: Keira Knightley, Viggo Mortensen, Michael Fassbender e Vincent Cassel.<br> Diretor: David Cronenberg<br> Distribuidor: Imagem<br>