Rogue Trooper Redux é baseado em uma série em quadrinhos criada por Gerry Finley-Day e Dave Gibbons. Pois é, se você é um fã de gibizinhos adultos, provavelmente sabe que Dave Gibbons é o desenhista que duplou com Alan Moore no clássico Watchmen.

Em 2006, a série foi adaptada para os videogames. Com versões para Xbox, PS2 e PC, o jogo foi muito bem recebido, embora não tenha se tornado especialmente conhecido ou lembrado como um dos clássicos da época.

Rogue Trooper Redux, Delfos
O blindfire é realmente um fogo cego, já que ele atira em qualquer lugar da tela, não onde você estiver olhando.

Trata-se de um jogo de tiro em terceira pessoa que já se utilizava das mecânicas de cobertura que seriam alguns meses depois popularizadas por Gears of War. Não foi o primeiro jogo a usar essas mecânicas, honra que cabe a Kill Switch. Ainda assim, o que temos aqui é um jogo que sai um pouco dos moldes da época, o que deve explicar os muitos reviews positivos que recebeu 11 anos atrás.

ROGUE TROOPER REDUX

Jogá-lo hoje, no entanto, ainda que nesta versão atualizada, causa mais ou menos a mesma sensação de se jogar o primeiro Halo. É possível ver as boas ideias e as conquistas feitas no hardware da época, mas ele simplesmente não é mais muito divertido.

Por vir em uma época em que os standards de tiro em cobertura ainda não estavam definidos, ele funciona de forma diferente. Para assumir uma cobertura, você deve andar na direção dela e, embora você fique mais protegido, ainda continua vulnerável aos tiros inimigos.

Rogue Trooper Redux, Delfos

Trata-se de um jogo de tiro bem simples, mas com boas ideias, que ainda são legais hoje. Por exemplo, você coloca chips dos seus parceiros caídos em seus equipamentos, e isso faz com que suas armas conversem com você durante o jogo. Você pode, por exemplo, colocar seu trabucão no chão na frente de uma porta, abri-la e se esconder, enquanto sua arma faz o serviço para você e gargalha maniacamente.

O visual causa algum estranhamento, muito porque os heróis dão a sensação de que o elenco de 300 entrou para o Blue Men Group.

Rogue Trooper Redux, Delfos
Muito dinheiro foi investido na modelagem dessa barriga tanquinho.

Além disso, o jogo é monocromático demais. Basicamente todos os cenários são azulados/esverdeados. Talvez isso colasse na época do PS2, mas hoje em dia a gente gosta de nossos jogos marrons, caramba!

Rogue Trooper Redux, Delfos
Um herói azul, em um cenário azul. Só falta a trilha sonora ser blues.

Há algumas variações à fórmula de ande e atire, mas nenhuma delas é novidade. Em uma delas, por exemplo, você está a bordo de uma nave empunhando uma poderosa arma capaz de explodir as naves inimigas. De novo, é o tipo de coisa que talvez fosse novidade em 2006, mas hoje está na cartilha de qualquer jogo de tiro que se preze.

Rogue Trooper Redux, Delfos
Fogo!

MULTIPLAYER

Algo que realmente devia ser uma grande novidade em 2006 é o multiplayer. Meu PS2 sequer era conectado à internet.

Rogue Trooper Redux tem dois modos cooperativos online. Em um deles, você e três colegas precisam sobreviver a ondas de inimigos durante um tempo pré-estabelecido, que vai de cinco a 15 minutos.

Rogue Trooper Redux, Delfos
Blue Men Group, go!

O outro modo, mais elaborado, exige que seu time avance por uma fase e consiga chegar ao final dela antes que as vidas ou o tempo acabem. Ambos são divertidos, mas depois de algumas partidas, você já viu tudo que o jogo oferece. A atração mesmo é o single-player e, infelizmente não envelheceu bem.

OBSOLESCÊNCIA

Rogue Trooper Redux, Delfos
Isso é o que eu chamo de uma big fuckin’ gun.

Talvez o principal problema de Rogue Trooper é que ele saiu poucos meses antes dos cover based shooters serem completamente repaginados e popularizados por Gears of War. Tem seu valor jogá-lo hoje. Caso você não o tenha jogado na época, ainda é interessante para ver como eram os jogos de tiro pré-Gears. Ele faz parte da história dos games, e tem seu valor histórico. Infelizmente, simplesmente como um jogo para quem procura um bom jogo de tiro com a mentalidade atual, ele simplesmente não é mais a melhor opção.