Racoo Venture, QUByte Interactive, Plataforma 3D, Delfos

Plataformas 3D. Meu gênero preferido e o principal receptor do carinhoso apelido de “delicinha”. Sabe o que é melhor do que um novo plataforma 3D? Um plataforma 3D feito no Brasil. Mas será mesmo? Acompanhe-me nesta análise Raccoo Venture.

REVIEW RACCOO VENTURE

Racoo Venture, QUByte Interactive, Plataforma 3D, Delfos
Ô, delícia!

Acho que poucas vezes um jogo inédito me conquistou tão rápido quanto Raccoo Venture. Minha filhota, sempre que me vê jogando algo de bichinhos pergunta o que estou achando, e ela fez isso pouco depois de iniciar minha campanha. “Estou amando”, falei para ela. E de fato estava. O começo de Raccoo Venture é muito gostoso.

Os gráficos são simples, mas atraentes, cheios de cores vivas. A animação é um tanto estranha, mas passado o estranhamento inicial, o jogo fica bonito. Já as músicas são simplesmente sensacionais, a ponto de que eu amaria tê-las em MP3 para ouvir sempre que quiser. E você sabe, um audiovisual simpático e gostoso já é mais do que metade do caminho andado para um jogo de plataforma. E Raccoo Venture anda esta metade do caminho gloriosamente.

ANÁLISE RACCOO VENTURE: PLATAFORMA HARDCORE

Racoo Venture, QUByte Interactive, Plataforma 3D, Delfos

Infelizmente, já no segundo mundo a coisa começa a dar sinais de falta de inspiração. O jogo fica muito difícil muito rápido. Para comparar com um game famoso, a dificuldade é semelhante à de Crash 4, e exige uma destreza nos dedos que não combina com seu visual e história relaxados.

Para você ter uma ideia, eu gosto de explorar nestes jogos. E é comum em games da Nintendo e afins, os caminhos mais difíceis levarem a recompensas. Eu fui treinado por 40 anos de videogames a fazer o caminho mais difícil primeiro pra limpar a fase. Aqui, no entanto, surpreendentemente você está fazendo um complexo desafio de plataforma e, ao vencê-lo, percebe que ele era o caminho principal da fase.

PUZZLES OBTUSOS

Racoo Venture, QUByte Interactive, Plataforma 3D, Delfos
Um raro quebra-cabeça que deixa claro ser um quebra-cabeça.

Raccoo Venture também visa combinar o gênero plataforma tradicional com puzzles. Mas não se engane, ele não é um puzzle de plataforma, como Limbo. O que temos aqui é algo que pode ser definido como o filho de Limbo com Super Mario 64, pois combina os dois estilos de gameplay e os faz sem concessões.

Não me lembro de ter visto esta mistura desta forma antes. Talvez Ratchet & Clank seja um caso de game de plataforma com quebra-cabeças, mas ele tem também tiro, e é uma mistureba geral. Mas o que mata mesmo é que os puzzles aparecem sem você nem saber que são quebra-cabeças a serem resolvidos.

Racoo Venture, QUByte Interactive, Plataforma 3D, Delfos
Exemplo.

No ponto acima, por exemplo. Estas plataformas nunca apareceram antes. Eu tentei destruí-las com os cogumelos granadas e muitas outras soluções sem sucesso. O que precisava fazer era colocar os cogumelos nos pedestais como se fossem balanças, para então movimentá-las e abrir caminho. Mas esta mecânica não me foi apresentada. Além disso, eu pelo menos não esperava este tipo de desafio em um game estilo Crash Bandicoot. Só depois de consultar muitos guias, comecei a treinar minha cabeça para deduzir que quando não encontrasse o caminho, alguma coisa do cenário poderia ser um puzzle inesperado. E isso não é legal. Você precisa identificar um quebra-cabeça para poder começar a trabalhar nele.

E ÀS VEZES ELE COMBINA OS DOIS

Dá uma olhada no vídeo acima, mais especificamente em 1:52:20. É um desafio em que você precisa controlar dois guaxinins que andam em direções opostas sem deixar nenhum deles cair no buraco. Pô, eu não tenho esse nível de coordenação mente/mãos. Você tem?

Outra coisa que complica a recomendação é que ele faz algo que a maioria dos plataformas faz: limita o progresso de acordo com colecionáveis coletados. Porém, isso nunca foi um problema para mim no gênero, pois eu sempre tinha muito mais do que o necessário para progredir. Aqui não. A exigência para mudar de mundo é de quase 100%, e não só os colecionáveis são muito bem escondidos, como mesmo quando você sabe onde estão, é difícil alcançá-los. Não raro pegar um deles exige a solução de um puzzle ao mesmo tempo em que coordena pulos bastante exigentes.

RACCOO VENTURE NÃO ROLOU PARA MIM

Racoo Venture, QUByte Interactive, Plataforma 3D, Delfos
Eu desisti aí. Não consegui sair do terceiro mundo.

Ser impedido de progredir a campanha por falta de colecionáveis nunca aconteceu comigo em um plataforma 3D. O mais próximo disso que rolou foi com Recore, e a polêmica foi tamanha que eles relançaram o jogo depois diminuindo os requisitos para avançar. Outros em que isso aconteceu foram Arkham KnightShadow of War, que acredito que nunca foram terminados de verdade por 95% dos jogadores. E nesses casos o bloqueio existia para vender microtransações de economia de tempo, o que não existe em Raccoo Venture.

Ao longo de cinco horas, eu passei por três dos cinco mundos do game. E já tive que rejogar várias fases para ter colecionáveis suficientes para sair do segundo mundo. Quando aconteceu a mesma coisa ao fim do terceiro, simplesmente desisti. Em outros casos, poderia até seguir guias para pegar tudo, mas não estava mais me divertindo devido à dificuldade extrema do game e ao excesso de puzzles não identificados. Também não é agradável suar para passar de uma fase muito difícil e o jogo te impedir de prosseguir porque você não fez 100% ou quase isso nela.

Racoo Venture, QUByte Interactive, Plataforma 3D, Delfos
E olha que eu nem falei do extremamente lento pombo. É sempre frustrante quando o jogo te obriga a jogar com ele.

Raccoo Venture foi para mim quase como Sonic Superstars. Um jogo que comecei amando, e que larguei com raiva, sem terminar. É a gourmetização da dificuldade e bloqueios artificiais em um gênero que simplesmente não funciona com isso. Se você me perguntar, isso é um problema para qualquer gênero, mas plataformas 3D, mais do que qualquer outro, devem ser gostosos. Alguns até usariam a palavra… “delicinha”.