O custo das superproduções impede a inovação, diz diretora da Ubisoft

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Em entrevista ao Digital Spy, Jade Raymond, diretora da Ubisift Toronto, falou sobre a inovação da indústria de games, que aparentemente está nas mãos apenas das empresas indies.

Acho difícil dizer isto [que não há inovação] quando você olha para games como Watch Dogs e The Division, que eu vejo como grandes blockbusters e acho que eles estão inovando”, declarou a moça.

A grande questão para mim, enquanto as expectativas em torno dos jogos super produzidos continuam a crescer, os consoles se tornam mais poderosos e as equipes de produção maiores, é como nós vamos manter os custos?”, continuou. “Esta com certeza é uma das coisas que reprimirá a inovação. Sempre que você quiser fazer um game blockbuster, você vai gastar, digamos, 100 milhões de dólares, e você não vai querer arriscar. Se eu fizer, por exemplo, um novo Assassin’s Creed ou Call of Duty, sei que ele precisa vender uma quantidade ‘X’, para ganharmos dinheiro. Este é o grande problema”.

Quando perguntada sobre como um estúdio pode balancear os custos para continuar com as super produções e inovar, Jade disse que é preciso “encontrar novos meios para se fazer dinheiro e reduzir os custos de produção dos games”.

A moçoila ainda comentou sobre os games free-to-play, bastante comuns hoje em dia onde, embora você não pague para jogar, pode gastar sua grana em alguns mimos, e como a Ubisoft Toronto está explorando este mercado.

Você tem que tomar cuidado para fazer um game deste tipo”, disse Raymond. “Você não pode fazer um jogo em que ‘quem paga mais é o melhor jogador’, pois isto simplesmente não dará certo, especialmente não em um jogo competitivo como Spies Vs Mercs”.

Mas se você pegar o Team Fortress 2, eles estão fazendo muito dinheiro vendendo chapéus e coisas como estas. A comunidade gamer as ama, e há um grande valor aí. Acho que há muitos métodos de negócios diferentes para buscar, nós só precisamos tomar cuidado para não copiar e colar o que já está sendo feito”.

É, delfonauta, até mesmo o pessoal dentro da indústria está preocupado com os altos custos dos games blockbusters e sua estagnação. E você, o que acha? Deixe sua opinião aí embaixo, nos comentários.