O Apocalipse

0

O arrebatamento está na moda, delfonauta. Além da série The Leftovers, daquele episódio do American Dad e de todas as outras referências na cultura pop, agora temos um filme estrelado pelo Nicolas Cage que trata sobre o assunto. E o delfonauta já sabe, se tem o Nicolau Gaiola, só pode ser filmão.

Caso você não saiba o que é o arrebatamento, trata-se de um conceito no qual, antes do fim do mundo, Jesus resgataria aqueles que o aceitaram como o salvador e, com toda a bondade cristã, deixaria todas as outras pessoas na Terra para sofrer os sete anos de caos que se seguiriam.

Em O Apocalipse, Cage faz um piloto de avião com problemas familiares que, no dia do seu aniversário, é incumbido de voar até Londres. Só que, após 40 minutos de muita lenga-lenga, uma galerinha desaparece sem explicação e ele não consegue mais contato com a superfície. Agora tem que encarar o pânico dos passageiros e dar um jeito de pousar o avião com todos os aeroportos fechados.

Particularmente, gosto de histórias com temáticas cristãs, mas não se engane: este é um filme do Nicolas Cage, lembra? Portanto, não espere profundidade, discussões religiosas ou mesmo que o arrebatamento em si tenha grande importância. O Apocalipse não é sobre o Apocalipse, mas sobre um avião com problemas.

Claro, paralelamente a isso, temos a história da filha do Gaiola (Cassi Thomson, que tem olhos lindos), que fica desesperada porque sua mãe e seu irmãozinho sumiram. Mas esta história é secundária, o que importa mesmo é o avião.

Delfonautas são pessoas inteligentes, e como tal já sacaram que filmes com o Nicolas Cage são sempre ruins e nunca valem o dinheiro. Em mais de 10 anos de DELFOS, creio que temos apenas duas resenhas positivas de filmes com ele. E a credibilidade do sujeito é tão baixa que em uma delas os delfonautas acharam que o texto elogioso era uma brincadeira de primeiro de abril.

Como você já deve ter deduzido pela nota ali em cima, O Apocalipse não vai mudar a carreira do cara, que continua especialista em escolher filmes que vão do mediano ao péssimo. Como tal, temos aqui um dos melhores longas estrelados por ele, mas ainda assim não é bom o suficiente para justificar o ingresso. Trata-se de mais um filme nada, e como tal, você já gastou tempo suficiente nele lendo esta resenha. Ainda bem que o DELFOS é grátis.

CURIOSIDADES:

O Apocalipse é baseado no livro Left Behind, que já foi adaptado para o cinema em 2000. Curiosamente, tanto o diretor do original quanto deste aqui se chamam Vic (Vic Sarin no original e Vic Armstrong aqui).