O Homem dos Sonhos é um tipo de história que vem me agradando ultimamente. Ele imagina algo estranho acontecendo, e daí mostra a forma como as pessoas lidam com isso. No caso, Nicolas Cage é Paul Matthews, um professor de faculdade sem nada muito chamativo. Ele é um pai de família e tem uma vida aparentemente bacana, mas definitivamente não é uma pessoa marcante. Daí…

CRÍTICA O HOMEM DOS SONHOS

O Hoomem dos Sonhos, Dream Scenario, Nicolas Cage, Delfos
Daí alguém bate na cabeça dele.

Começa de forma mais natural, quando sua filha sonha com ele. Quando ela conta, Paul se incomoda com a sua atitude passiva no sonho. As coisas se complicam quando desconhecidos também começam a sonhar com Paul, e a procurá-lo nas redes sociais. Isso o torna uma celebridade, ele vira O Homem dos Sonhos.

Embora curta a fama inicial, as coisas complicam quando sua atitude onírica passiva se torna agressiva. Os sonhos banais se tornam pesadelos, nos quais ele protagoniza cenas de violência. Ele não fez nada para ninguém, mas as pessoas começam a ficar com medo. Assim, O Homem dos Sonhos é um longa de duas metades.

AS DUAS METADES

A primeira é a fama boa, e é uma comédia. Na segunda, as pessoas começam a ficar com medo dele e isso causa muito sofrimento. Nela, o longa se torna um drama. O Homem dos Sonhos é um estudo sobre os dois lados da fama. Porém, não espere que ele se aprofunde no que causou a participação especial do Nicolau Gaiola nos sonhos. Isso simplesmente foi algo que aconteceu, sem ninguém saber o porquê.

Como disse no início, é interessante. Às vezes coisas estranhas e sem explicação acontecem na vida e a gente precisa lidar com elas. É aquela velha frase, “a verdade é mais estranha que a ficção”. Então não há motivos para que a ficção não seja estranha.

O Hoomem dos Sonhos, Dream Scenario, Nicolas Cage, Delfos

No entanto, a mudança de gênero não é exatamente bem-vinda. O filme começa como uma comédia bobinha e depois se torna realmente pesado. É difícil não sentir pena de Paul, já que a gente sabe que ele não fez nada contra as pessoas. Mas será que agiríamos diferente se encontrássemos o homem que está sempre nos nossos pesadelos?

O HOMEM DOS SONHOS E DOS PESADELOS

O Homem dos Sonhos é quase um filme nada, embora se destaque pela bizarrice de sua proposta. Isso o torna mais interessante do que ele, como obra audiovisual, realmente é. Vale a pena assistir a O Homem dos Sonhos, mas acho difícil que você se lembre de muitos pormenores além do que a própria sinopse apresenta. Ele simplesmente não é marcante o suficiente.