Egito: Um passeio pelos templos egípcios

Depois de uma excelentíssima visita pelo Cairo, pegamos um avião para Luxor (antiga Tebas) onde veríamos algumas coisas de pirar o cabeção e visitamos o Vale dos Reis. Neste episódio, falaremos dos dois templos mais famosos do Egito, e de bônus, um passeio de balão e uma visita ao Colosso de Mêmnon.

Tema do episódio de hoje: Bal SagothUnfettering the Hoary Sentinels of Karnak:

O TEMPLO DE KARNAK

Segundo o nosso guia, o Templo de Karnak é o segundo maior templo do mundo, e de fato ele é enorme. Aliás, foi aqui que aprendemos a nunca fazer uma visita no Egito sem ter um apropriado estoque de água. Acontece que na entrada do templo tem uma pá de carinhas vendendo água, mas depois que você entra, não tem mais nada, e a visita dura várias horas. Então quando você for para o Egito, não cometa o mesmo erro que a gente: estoque água antes de entrar em qualquer ponto turístico.

A primeira coisa que chama a atenção é antes mesmo de você usar os ingressos para entrar: uma rua principal com várias estátuas de carneiros, que só não são esfinges porque… bem, são carneiros.

No templo de Karnak começou também a tradição de estátuas e monumentos enormes. Esta era uma das menorzinhas que vimos a partir daí.

Logo na entrada tem também uma sala com algumas dezenas de colunas. Falando assim, não parece muito, mas é impressionante, especialmente porque as colunas são totalmente decoradas com desenhos e hieróglifos. Pensar que as coisas eram feitas manualmente e que cada centímetro daquilo foi esculpido demonstra a paciência e capricho do antigo povo egípcio.

O lugar era realmente enorme, e em muitos momentos você tem vários caminhos a seguir, e minha tendência era ir para o caminho oposto ao que o guia me levava, para garantir que eu não perdesse nada.

O guia, no entanto, levava na boa e nos dava tempo para explorar, o que foi bem legal da parte dele. Ele também sugeriu fazer algumas fotos engraçadinhas, que devem ser iguais para todo mundo que visita os locais.

Perto do final do templo, tem também um lago sagrado, “guardado” por um escaravelho que dizem que realiza pedidos se você der sete voltas ao redor dele. A Cinthia e eu fizemos vários pedidos e demos voltinhas até ficar tontos. Só que ela andou para o lado errado.

Lembra que eu falei do tamanho das estátuas? Se liga no tamanho dessas pernas.

É uma pena que estejam quebradas, pois essa estátua devia ser impressionante. Lembrou-me até aquela estátua do Lost, inclusive estando quebrada no mesmo local.

Isso encerrou nossa visita a Karnak. Dali, fomos para…

TEMPLO DE LUXOR

O Templo de Luxor foi o que eu mais gostei em minha visita pelo Egito. Não é tão grande quanto o de Karnak, claro, mas ele acumula mais coisas legais em um espaço menor.

Uma coisa bem impressionante é uma rua de Esfinges, que liga o Templo de Luxor ao de Karnak. Atualmente, boa parte das esfinges foram destruídas para dar lugar à cidade, mas o Egito está começando a reconstruí-las para ficar uma linha reta enorme decorada por esfinges ligando os dois templos. Não vai ter o mesmo valor histórico, pois será uma construção nova, mas sem dúvida vai ser impressionante.

Também aproveitamos as esfinges para fazer mais algumas fotos engraçadinhas.

Você deve lembrar no God of War, que é comum a câmera se afastar para que você veja o tamanho dos monumentos, deixando o jogador pequenininho. Pois aqui começamos a fazer isso também nas fotos, pegando os monumentos inteiros e ficando pequenininhos perto deles. Continue lendo, pois em algumas fotos eu desafio você a encontrar a gente.

Tivemos a sorte também de pegar o pôr-do-sol durante nossa visita ao Templo de Luxor, o que foi especialmente bonito.

E lembra que eu falei no texto anterior o quanto comecei a gostar de colunas? Pois não faltavam colunas no Templo de Luxor também.

Enfim era hora de voltar ao hotel, pois começava a anoitecer. E o templo ficava bem bonito de noite.

E assim encerrava nosso dia visitando dois dos principais templos do Egito e um dos melhores dias da nossa viagem.

VOANDO NUM BALÃO E COLOSSO DE MÊMNON

O próximo dia começou cedo, pois faríamos um passeio de balão que pegaria o nascer do sol, então precisamos sair do hotel umas quatro da manhã. Andar de balão é outra coisa que eu sempre quis fazer e nunca tinha tido a oportunidade. Quem diria que realizaria essa vontade no Egito?

Na real, não achei andar de balão nada de mais. O fogo que controla o balão deixa a cestinha muito quente e o balão nunca vai tão alto assim. Valeu por poder ver de cima o Rio Nilo e o Templo de Hatshepsut, onde estaríamos nas próximas horas (e no próximo episódio), mas não foi nada imperdível. O engraçado é a hora de aterrissar, em que você precisa ficar de cócoras para se segurar e é bastante turbulento.

Dali voltamos aos passeios tipicamente egípcios, e como tal, não poderíamos deixar de visitar o Colosso de Mêmnon, duas estátuas enormes que ficam ao lado de uma estrada e um dos poucos monumentos egípcios em que não é necessário pagar ingresso para ver.

E aí, consegue nos encontrar na foto? =]

No próximo episódio, continuamos em Luxor, onde visitaremos o famosíssimo Vale dos Reis e ainda conheceremos mais alguns belos templos em Aswan. E ainda nesta temporada, Grécia (onde você vai descobrir se eu fui para DELFOS) e Turquia. Mantenha-se delfonado.

LEIA TAMBÉM:

Viagens Delfianas, 1ª temporada: Chile

Guia Delfiano de Viagem ao Chile: La premera parte de una série com las trapajadas del Corrales en Chile.

Coisas legais para fazer em Santiago: Un guia turístico totalmiente Corraliano.

Coisas legais para fazer no Deserto de Atacama: Las aventuras del Corrales en el desierto más sieco del mundo.

O Corrales contra o vulcão: Una história de romance, conquista y superación.

Gamma Ray e Manowar em Santiago: Una reseña abenzonada por el viento nigro.

As viagens do Corrales e a nova linha editorial do DELFOS: Torquemada nos conta como o DELFOS vai virar o Globo Repórter.

Viagens Delfianas, 2ª temporada: Egito, Grécia e Turquia

11 coisas que você precisa saber antes de ir ao Egito: Dando a largada na segunda temporada da série Viagens Delfianas.

Egito: Alexandria, Saqqara, Mênfis e passagens bíblicas: Esfinges, estátuas enormes e lugares por onde Jesus e Moisés passaram.

Egito: Pirâmides de Gizé e a grande esfinge: O prato principal do Egito é analisado pelo DELFOS.

Egito: Vale dos Reis e mais templos impressionantes: Os templos de Hatshepsut, Edfu, Kom Ombo, Abu Simbel e Filas, tudo neste episódio.

Grécia histórica: Atenas e DELFOS: A Acrópole de Atenas e o fuckin’ Oráculo de DELFOS!

Grécia: as românticas ilhas gregas Míconos e Santorini: A parte mais relaxante da segunda temporada de Viagens Delfianas.

Um dia em Istambul: Hagia Sophia, Mesquita Azul e o Palácio Topkapi têm mais atrativos do que você pensa.