Nintendo comenta sobre a falta de Wiis

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Depois de seis meses do lançamento, o cobiçado videogame da Nintendo ainda é difícil de ser encontrado para quem quer uma importação direta ou mora nos EUA. Finalmente, alguém da Big N se manifestou a respeito e foi Perrin Kaplan, vice-presidente de marketing da empresa.

A mina, na verdade, não disse nada demais, apenas que estão trabalhando nisso, produzindo o máximo de consoles que podem e pedem para os gamers serem pacientes. O pior é que ela não se contentou com isso, e deu a entender que é possível que o console suba de preço. Saca só o que ele disse e tire suas próprias conclusões:

“Existia a possibilidade de o console ser mais caro. Tem muita gente gostando muito do Wii e o produto está a preço de mercado de massa. Nós provavelmente poderíamos ter aumentado esse preço. Mas acho que a idéia da Nintendo sempre foi fazer um produto para as massas”.

Sinceramente, delfonauta, essa mina é uma manezona. Eu não sou mais publicitário há uns três anos, mas sei como funciona um departamento de marketing. Para começar, como alguém desse nível ACHA que a idéia era fazer um produto para as massas? Ele tinha que saber isso! Ele e a equipe dele determinaram isso, cacilda! É a mesma coisa que eu dizer que ACHO que DELFOS é um veículo que faz jornalismo parcial. Eu sei disso! E você também!

Para completar, já há um bom tempo que estou meio irritado com o departamento de marketing das empresas de games. TODO novo videogame que sai passa alguns meses esgotado. Alô, McFly, tem alguém aí? Será que não seria uma boa idéia começar a colocar mais consoles à venda já no dia de lançamento?

Se contar que essa “dificuldade em produzir mais videogames”, além de ser facilmente contornável, vai fazer com que a Nintendo lucre bem menos do que poderia. Só eu conheço umas três pessoas que estão esperando o Wii estabilizar para comprar. Se demorar muito, não duvido nada que elas desencanem do console de vez e peguem um Xbox 360 ou um PS3.

Marketing 101: Não basta fazer um produto legal e criar a vontade de tê-lo no consumidor. Você precisa fazer com que ele o encontre facilmente. Quatro P’s e tal, manja, Mrs. Kaplan?