Maneater é um jogo com muitos problemas. Mas é também diferente de quase tudo que existe. E sua proposta, de ser um tubarão mutante assassino, é muito legal. Assim, eu estava animado com a oportunidade de voltar a ele e visitar o DLC Maneater Truth Quest.

Análise Maneater: um criativo simulador de tubarão em mundo aberto

Será que, como um tubarão faminto, Truth Quest veio para detonar? Ou, como um tubarão faminto, veio para destruir tudo? É hora de descobrir.

MANEATER TRUTH QUEST

Truth Quest traz uma nova região. Você chega lá encostando num ponto de teleporte que fica em um canto do mapa original.

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Bem-vindo a Plover Island.

Lá, temos mais um punhado de colecionáveis, novas mutações e, mais importante, algumas missões de história e chefes. Tudo isso é literalmente mais do mesmo.

Os colecionáveis envolvem coletar placas, landmarks e materiais. A nova mutação é legal, mas você precisa upá-la totalmente para valer a pena substituir sua atual. As missões são aquele mesmo esquema “sidemissions” do jogo principal. Ou seja, mate cinco peixes específicos em determinada área, ou coma dez pessoas em outra.

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Causar o terror na praia ainda é maior legal!

A área nova não é muito grande. E tudo bem. Eu peguei quase todos os colecionáveis em coisa de 20 minutos. A questão é o motivo que me levou a isso.

MANEATER TRUTH QUEST É ENDGAME TOTAL

A história de Maneater Truth Quest acontece depois da campanha principal. E o problema vem daí: ela exige um tubarão totalmente tunado no 11, coisa que eu não cheguei a fazer.

As memórias que eu tinha de Maneater eram de ser um tubarão poderoso causando o terror. Mas o final da campanha começava a te colocar contra inimigos de níveis muito superiores, o que exigia grinding ou muita paciência – ou ambos.

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Que diabos é isso?

Eu terminei a campanha pouco acima do nível 30. Depois de algumas missões em Truth Quest, tive que matar um chefe de nível 45. E logo em seguida um outro de nível 60. Eu estava no 34. Foi por isso que eu saí limpando o mapa, para ver se chegava num nível mais apropriado para esses desafios. E limpando tudo, subi um nível. Sim, só um. Cheguei nos 35. E tinha que matar uma baleia nível 60. Desisti. Maneater Truth Quest lembra um daqueles jogos de serviço, que envolvem muito grinding para chegar na atividade final. Uma boa comparação são as raids de Destiny.

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Esta é uma armadilha fácil de cair para jogos que têm progressão de RPG. O DLC de Witcher 3 resolveu isso com uma ideia que hoje vemos quanta diferença faz (tipo o Smart Delivery da Microsoft): dar a possibilidade de começar o DLC com um personagem de nível apropriado. Aqui isso não existe. Você inicia o DLC com o personagem da sua própria campanha, e isso vai determinar quanto grinding vai precisar fazer.

MANEATER TRUTH QUEST E A PROGRESSÃO RPG

Cá entre nós, esse lado RPG não acrescenta nada a Maneater. Mesmo o jogo original seria muito melhor se você não precisasse atingir níveis arbitrários para poder vencer os chefes. Mas é assim. E, se isso já atrapalhou em Maneater, simplesmente destruiu qualquer possibilidade de Truth Quest ser recomendável.

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Um gangbang de tubarões.

Mas o cerne da questão é outro. Mesmo com um nível apropriado, Truth Quest simplesmente apresenta mais do que já tínhamos no jogo principal. Não traz novidades empolgantes, missões mais inspiradas ou novas atividades. Simplesmente para pegar atividades como “coma 10 pessoas”, você pode simplesmente reiniciar sua campanha. Ou então nadar até uma praia qualquer e causar o terror livremente.

Provavelmente o fator mais importante no DLC são os novos chefes, que são criaturas interessantes, e cada vez mais perigosas. Porém, essas lutas em si, assim como no jogo principal, são muito arrastadas. Mais ainda se você não estiver no nível apropriado. Eu estava tentando vencer o primeiro chefe no cansaço. Batia um pouco e, quando ele estava para me matar, fugia para comer uns peixinhos e recuperar vida. Porém, numa dessas afastadas, ele simplesmente restaurou toda sua vida, e eu perdi 15 minutos de progresso na luta. Não dá.

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O tubarão elétrico em questão.

Em alguns casos, eu até recomendo DLCs mais do mesmo. Mas o que Maneater traz à mesa é a necessidade de fazer grinding para ter oportunidade de repetir as mesmas atividades que já fez à exaustão. E se seu tubarão já é suficientemente upado para isso, provavelmente você já cansou de fazer essas coisas. Daí não dá. Maneater, o jogo, vale ser jogado pela curiosidade e criatividade de sua temátoca. Mas Truth Quest é melhor deixar passar.

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