Heart Chain Kitty é mais um exemplo de jogo solo. Criado pelo camaradinha Bernhard Politsch, é um plataforma 3D que apresenta muito esforço e muito talento. Em alguns momentos, ele pode até ser comparado com lançamentos enormes, como Super Mario Odyssey, mas também é bem fácil perceber quão independente de fato é.

HEART CHAIN KITTY

A primeira coisa que chama atenção por aqui é o visual. Heart Chain Kitty tem um estilo único, que vai dividir opiniões. Lembra como o Mega Drive eventualmente usava cores embaçadas para disfarçar suas limitações? Pense em Batman Forever. É por aí. A diferença é que, por estar no Switch, Heart Chain Kitty limita suas cores por estilo. Dá uma olhada.

Heart Chain Kitty, Origami Hero, Delfos, Plataforma, Plataforma 3D
Você pode gostar ou não, mas não dá para negar que é marcante.

Particularmente, eu até achei o visual simpático, mas admito que ele força um bocado a vista, me deixando um tanto cansado depois de algumas horas de jogo. Fica especialmente difícil de enxergar se você estiver usando o Switch no modo portátil. O minimapa, aliás, já é terrível na TV, mas no portátil se torna praticamente inútil.

CORAÇÕES MCGUFFINS

Assim como Super Mario OdysseyHeart Chain Kitty se divide em missões mais tradicionais, do tipo “chegue até o final”, e objetivos coletatons. Este talvez seja seu principal problema. As fases em si são realmente boas, mas o jogo dá freadas frequentes que obrigam você a parar e coletar um número X de corações para progredir.

Claro, Mario ou Yooka-Laylee também fazem isso. Porém, nesses casos simplesmente jogando naturalmente, você sempre terá muitos McGuffins a mais do que o necessário para avançar. Heart Chain Kitty, provavelmente na tentativa de aumentar sua duração, é bem mais exigente.

Heart Chain Kitty, Origami Hero, Delfos, Plataforma, Plataforma 3D
Oh, não, lá vou eu pegar mais corações!

Além disso, há upgrades frequentes que dão acesso a novos itens em fases já exploradas. Este ar de metroidvania acaba sendo uma grande brochada, pois sempre depois de ganhar um upgrade, o jogo te obriga a caçar corações para continuar a história.

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Toda vez que o jogo me mandava parar para pegar corações eu pensava exatamente isso que ele está falando.

ADVENTURE

Além de ser um plataforma 3D coletaton, Heart Chain Kitty também flerta com adventures. É comum você precisar pegar um item e usá-lo em outro lugar para abrir a passagem.

Eu cheguei até Cyclopia, e o objetivo é escapar dali. A porta está trancada, e tem espaço para um cartão, então deduzo que eu preciso encontrar esse cartão para fugir. Porém, eu explorei a fase inteira, venci todos os inimigos e praticamente limpei o mapa, mas não encontrei o cartão. Depois de ficar explorando essa região por mais de uma hora, resolvi que era hora de parar.

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Até agora eu não sei se o jogo é programado para te permitir voar tão alto ou se isso é um bug.

Este é um problema com jogos altamente independentes. Se você travar nele, dificilmente vai conseguir encontrar dicas e guias na internet. Então eu me vi obrigado a desistir de jogar, mesmo estando me divertindo moderadamente até aí.

HEART CHAIN KITTY TEM FASES E MAIS FASES

Heart Chain Kitty poderia ter um pouco mais de orientação. Por exemplo, logo no início você chega à ilha principal, e ela desemboca em oito fases. Porém, a imensa maioria das fases de Heart Chain Kitty é opcional. Elas existem apenas para caçar corações, não para avançar a história. Seria muito bom que o jogo mostrasse o objetivo principal. Mesmo antes de Cyclopia, eu passava muito tempo andando pela ilha a esmo, fazendo várias fases sem nenhum progresso palpável a não ser aumentar minha coleção de corações.

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O mapa mostra como todas as fases que você encontrou se conectam, mas não diz para onde ir para progredir.

Fosse um jogo mais direto, mais focado, eu provavelmente jogaria a campanha até o fim. Porém, travar é sentença de morte para qualquer game, por mais legal que ele seja. Apesar de eu não ter ido até o fim, no entanto, devo dizer que eu gostei de Heart Chain Kitty enquanto o joguei. Trata-se de um passeio bem sossegado por um mundo colorido e fofinho. Poderia ter mais cuidado – especialmente em revisão de textos e orientação da campanha – mas eu diria que isso são efeitos de o jogo ter sido totalmente criado por uma só pessoa. E, como tal, ele é surpreendentemente longo, complexo e ambicioso.

JOGUINHO DE GRAÇA!

Heart Chain Kitty é continuação de A Game With a Kitty, criado em 2005 pelo nosso amigo Bernhard Politsch. A boa notícia? Você pode jogar o anterior de graça! Baixe aqui A Game With a Kitty.