Gamma Ray – Skeletons in the Closet

0

Já vou começar essa resenha avisando: o Gamma Ray é minha banda preferida. Dito isto, vamos ao álbum propriamente dito. Skeletons In The Closet é um disco duplo gravado ao vivo em Barcelona (Espanha) e em Estrasburgo (França) durante a turnê de mesmo nome, cujo objetivo não era divulgar o último disco como de costume, mas tocar músicas que nunca ou raramente haviam sido tocadas ao vivo. E mais, essas músicas foram escolhidas pelos fãs em votação realizada pelo site oficial da banda (www.gamma-ray.com).

Isso explica o fato de o disco não apresentar clássicos do Heavy Metal como Rebellion In Dreamland e Man On A Mission. Mas enquanto essas músicas já estavam devidamente representadas no ao vivo anterior Alive ’95, outras músicas muito boas nunca tinham sido apresentadas em shows e muito menos gravadas. É o caso de Rich And Famous, Armageddon, da fantástica Shine On e da inesperada Victim Of Fate (da época do vocalista e guitarrista Kai Hansen no Helloween).

Este álbum conserta isso, e muito bem, pois, ao não repetir nenhuma das músicas presentes no Alive ’95, torna os dois discos ao vivo essenciais para quem aprecia a banda e/ou gravações realizadas em frente ao público.

Tecnicamente, o álbum também impressiona, pois apresenta uma gravação cristalina e uma performance tão perfeita que torna difícil acreditar que não houveram overdubs nos duetos e harmonias das guitarras em músicas como No Return e Heaven Or Hell. A versão japonesa ainda traz de bônus uma versão para o clássico do Helloween, I Want Out, dois videoclipes ao vivo em CD-ROM (Gardens Of The Sinner e Razorblade Sigh) e um encarte extra com as letras em inglês e em japonês.

Tudo isso é embalado em uma belíssima embalagem em digipack, com um encarte muito legal, que traz de volta o velho humor “Rayniano” que tinha ficado de fora nos últimos lançamentos. Imperdível para quem já gosta da banda e altamente recomendado por quem quer conhecê-la, já que tem um setlist bem diferenciado e muito bem escolhido. Afinal, os fãs sabem o que querem.