Defense of the Ancients

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O que determina o tempo de vida de um jogo são diversos fatores, como qualidade, possibilidade de replay, diversão, exposição na mídia, etc. Muitos jogos ficam guardados com carinho na memória dos fãs, mas ainda há outros que continuam causando o mesmo impacto após anos. É o caso de Defense of the Ancients, jogo desenvolvido a partir da engine do antigo (e clássico) Warcraft III, que continua sendo jogado até hoje e deu origem a diversos jogos do mesmo estilo.

DE ONDE VEIO

Se você comprar Warcraft III: Reign of Chaos e sua expansão, The Frozen Throne, vai perceber que o jogo vem com um map edit que dá muitas possibilidades de criação (e que eu, particularmente, acho bem complicado de mexer). Foi daí que um cara apelidado de Eul criou o mapa de DotA que, com o tempo, ganhou alguns fãs que resolveram melhorar o negócio. Então surgiu o famoso Dota AllStars, criado por Guinsoo, que fez diversos updates até perceber que precisava ter vida social e deixou para outro nerd desocupado dedicado continuar o trabalho. Esse desocupado é IceFrog (que continua trabalhando no DotA até hoje).

TÁ, MAS O QUE É DOTA?

DotA é um jogo de objetivo simples: dois times, compostos de até cinco heróis cada, devem quebrar o pau até destruírem o Ancient, que é o coração da base inimiga. O Ancient é um troço grande e imóvel com bastante vida: a árvore da última fase do Reign of Chaos, no caso do time das Sentinelas (Sentinels); e o túmulo do Lich King do Frozen Throne, no caso do time da Escória (Scourge).

As bases ficam nos cantos extremos do mapa: a dos Sentinelas no canto inferior esquerdo e a da Escória no canto superior direito, ou seja, o caminho principal fica na diagonal no que chamamos de mid, que é o caminho reto entre as bases inimigas. Ainda há mais dois outros caminhos: em top (parte de cima) você sobe e vai reto e em bot (de bottom, parte de baixo) você vai reto e depois sobe, entendeu?

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

Em cada partida, você escolhe um dos mais de 100 heróis disponíveis e, junto aos seus aliados, luta contra bots ou jogadores on-line, ou ainda, uma mistura dos dois, e deve destruir o Ancient inimigo.

Cada um daqueles caminhos citados possui três torres de defesa até a base inimiga. Além disso, ambos os times enviam unidades de ataque que não podem ser controladas para auxiliar os heróis (na verdade, no começo do jogo, os heróis que auxiliam elas).

Para cada inimigo que seu personagem mata, ou melhor, causa o last hit, você recebe uma quantia de dinheiro. Dinheiro serve exclusivamente para comprar itens, armas e bugigangas, que são essenciais para este jogo. Eles melhoram seus atributos, geram habilidades especiais (passivas são permanentes e ativas gastam mana) e outros recuperam sua vida, permitem enxergar unidades invisíveis, etc (esses são os descartáveis).

Heróis são personagens especiais que sobem de nível (com limite de até 25, diferente do Warcraft comum, que possui nível máximo 10) e, assim como no Warcraft, eles têm um atributo principal: força, agilidade ou inteligência. Força gera mais vida e regeneração de pontos de hp; agilidade gera mais velocidade de ataque (attack speed) e armadura; inteligência gera mais mana e regeneração de mana. Para cada ponto do seu atributo principal, você ganha mais um de dano.

Quando você aumenta de nível, ou “upa”, você melhora todos os atributos. Esses pontos adicionais não são constantes em todos os personagens. Alguns podem receber um ponto para força e agilidade, mas dois para inteligência, enquanto outros podem receber dois por força e assim por diante.

Cada herói também possui quantro magias e uma skill que aumenta os seus atributos, mas esta última normalmente só é usada após todas as magias serem evoluídas.

WARCRAFT X DOTA

A principal diferença de DotA é que apenas um herói é controlado, o que torna as batalhas mais dinâmicas. Claro, alguns personagens e habilidades permitem que você controle mais alguns personagens, mas nada comparado aos exércitos de quase 50 guerreiros do Warcraft III. Além disso, não há necessidade de se construir uma base, porque ela sempre começa pronta.

Uma coisa esquisita de DotA é que, além dos heróis tradicionais do Warcraft III, unidades normais e creeps foram transformados em heróis poderosos e não têm aquela iluminação especial que os heróis tradicionais têm. Alguns são bem esquisitos e toscos para serem heróis, como o Clokwerk Goblin e o Murlok.

A maior falha de DotA, que sempre esteve presente e mesmo com constantes esforços dos desenvolvedores não vai mudar, é que os heróis são muito desbalanceados. Alguns são quase impossíveis de matar e causam danos altíssimos; outros são constantemente mortos pelos da 1° categoria.

AS SEQUÊNCIAS

Com o sucesso absurdo de DotA, é lógico que muitas empresas se interessaram em fazer jogos com o mesmo estilo (algumas foram fundadas apenas para isso). O legal é que eles não ignoraram os criadores do jogo e chamaram o pessoal envolvido para trabalhar com eles. Três jogos em especial seguem a mesma ideia do DotA original e estão chamando bastante atenção dos fãs. Acompanhe:

League of Legends, o sucessor legítimo

Embora DotA tenha sido criado por Eul, podemos dizer que foi com Dota Allstars e o site de mesmo nome que o jogo realmente se popularizou. Steve Feak, o criador do Allstars, apelidado de Guinsoo, foi chamado pela Riot Games para trabalhar em League of Legends.

DotA fanáticos envolvidos: Guinsoo, já citado anteriormente, e Pendragon (Steve Mescon), criador do site DotA Allstars (hoje indisponível). Há ainda dois caras da Blizzard (Tom Candwell e Shawn Carnes) que estão envolvidos no projeto.

Empresa: Riot Games.

Diferencial: bastante coisa. Foi adicionado um sistema de runas, magias especiais sem custo de mana, entre outras coisas. Agora os heróis (chamados de campeões) podem chegar até o nível 18.

Heroes of Newerth, o que eu não sabia que existia

Heroes of Newerth, mais conhecido como HoN, foi um jogo que descobri totalmente por acaso quando conversava com um colega. De todos os jogos citados aqui, talvez seja o menos conhecido, porque não conta com um desenvolvedor antigo de DotA e também é pago, o que o faz muitas vezes perder jogadores que decidem ir para League of Legends. No entanto, é talvez o que tenha os gráficos mais avançados até agora.

DotA fanáticos envolvidos: Antigamente, IceFrog.

Empresa: S2 Games (a mesma da série de jogos Savage).

Diferencial: HoN tem alardeado algumas mudanças muito boas, algumas que League of Legends trouxe antes e outras novas. Uma que ambos os jogos têm é a possibilidade de voltar ao jogo caso você seja desconectado. HoN ainda permite que você defina os atalhos no teclado, diferente do antigo DotA, que já tem os atalhos de habilidades definidos para cada personagem.

Dota 2, o mais esperado e controverso

Este aqui é interessante. IceFrog, o atual desenvolvedor dos mapas de DotA, está trabalhando com a poderosa Valve Corporation (de Counter Strike, Left 4 Dead, entre outros) para fazer uma continuação do jogo desta resenha. Dota 2 deve ser lançado ainda em 2011 e ser um concorrente muito forte dos jogos citados até agora.

DotA fanáticos envolvidos: IceFrog.

Empresa: A poderosa Valve Corporation.

Diferencial: de acordo com o blog oficial, vamos ter algumas inovações muito bacanas, como a possibilidade de sair de um jogo em andamento e permitir que um amigo jogue no seu lugar. No geral, coisa ruim não deve sair daí, mas há controvérsias.

A coisa mais feia que aconteceu foi uma “denúncia” de Pendragon (ex-dono do site DotaAllstars, que trabalhava com (IceFrog). Ele afirmou em uma carta aberta (facilmente encontrada na internet) que o sapo azul tentou vender um novo jogo de Dota completo para várias empresas (as citadas anteriormente). Para piorar, um suposto funcionário da Valve fez um blog dedicado a falar mal de IceFrog, dizendo que ele é um nerd sem habilidades sociais, mandão, mentiroso e traiçoeiro. Faz sentido.

CONCLUINDO

Seja qual for a sua opção, DotA é um gênero muito divertido e eu recomendo que você tente jogar. Vale a pena!

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