Crítica Uma Fada Veio Me Visitar, Uma Fada Veio Me Visitar, Xuxa, Dani Calabresa, Delfos

Lá na longínqua época de outrora, parecia que a cultura pop brasileira era dominada pela Xuxa. Ela fazia muitos filmes e lançava muitos álbuns, e todos estavam sempre entre os maiores arrecadadores de cruzeiros (ou seriam cruzados?) da época. Eventualmente, ela sumiu dos cinemas. Até agora. Esta é nossa crítica Uma Fada Veio Me Visitar.

CRÍTICA UMA FADA VEIO ME VISITAR

A protagonista é Luna, uma adolescente sinceramente odiável. Uma fada que estava dormindo por décadas recebe sua primeira missão desde então. E esta missão é convencer Luna a ficar amiga de Lara, uma colega de escola ainda mais odiável do que Luna.

O delfonauta sabe que eu sou um pai de menina. E ela é a menina mais doce que eu já conheci. Eu tenho muito medo de, na adolescência, ela ficar parecida com Luna ou Lara. Assim, já não gostei das duas logo de cara.

A personagem que conquista imediatamente, quem diria, é justamente a fada Tatu, interpretada pela Xuxa. Já que ela ficou fora de circulação por 35 anos, vem recheada da cultura pop dos anos 80, exatamente da época em que a Xuxa era o maior nome do Brasil. O roteiro parece ter sido escrito para ela, pois em vários momentos tira sarro exatamente da persona que a atriz assumia, e faz isso de forma adorável. Quem diria que a Xuxa ficaria muito bem fazendo cosplay de She-Ha?

ERA MELHOR TER IDO VER O FILME DO PELÉ

Uma Fada Veio Me Visitar é o tipo de produção que via de regra torce o nariz dos fãs de cinema. É claramente um filme sem valor criativo, em que os profissionais de criação foram contratados para um trabalho. É um filme de produtor, cheio de anunciantes, meticulosamente planejado para faturar alto, antes mesmo de estrear no cinema. E mesmo assim recebe dinheiro público. Ou seja, sobram motivos para antipatia.

Crítica Uma Fada Veio Me Visitar, Uma Fada Veio Me Visitar, Xuxa, Dani Calabresa, Delfos
Oi! Eu sou a Xuxa!

Porém, há uma diferença entre trabalho criativo feito por dinheiro e trabalho criativo mal feito. É possível usar a criatividade de forma bem feita, mesmo tendo como objetivo receber um cheque no final do mês. E devo dizer que Uma Fada Veio Me Visitar se encaixa bem nesta descrição.

UMA FADA VEIO ME VISITAR, E ERA A XUXA

Adultos e cinéfilos não devem tirar grande proveito de Uma Fada Veio Me Visitar. Claro, o filme não foi feito para estas pessoas. Red Crescer é uma Fera também não foi e mesmo assim é uma delícia, mesmo para homens adultos como eu. Este até tenta agradar aos pais, especialmente com as piadas relacionadas ao passado da Xuxa e à cultura pop dos anos 80, e até consegue arrancar sorrisos nisso. Mas daí a recomendar que você, adulto, pague para ver, é outra história.

Porém, contudo, no entanto, todavia… se você tem uma menina, ou é uma menina, esta recomendação muda completamente. Uma Fada Veio Me Visitar parece meticulosamente criado –  e foi mesmo – para agradar a meninas meiguinhas como a minha. Meninas que adoram histórias de fada, roupas coloridas e finais fofinhos. E para este grupo, a recomendação é forte.

Se você é um pai de meia idade, provavelmente vai ficar um tanto entediado. Mas isso vai mudar ao olhar para os brilhos nos olhos da sua menina. E, no final das contas, isso que é importante neste longa.