Esta é nossa crítica Toc Toc Toc Ecos do Além. E este filme tem como ponto de partida algo que muito me assustava na pimpolhice. Quando criança, morava em uma casa, e à noite ouvia muitos barulhos. Eu ficava com muito medo deles e não sabia o que os causava. Vivia perguntando para os adultos “que barulho foi esse?”, “e aquele?”, “e aquele outro?”. Na verdade, hoje em dia dou graças a Tutatis que minha filha não me pergunta isso, porque até hoje não sei a origem de muitos dos barulhos “de casa” que ouço.

CRÍTICA TOC TOC TOC ECOS DO ALÉM

Aqui conhecemos Peter, um moleque que ouve barulhos assustadores no seu quarto à noite. Começa com algo comum. Batidas e afins. Mas logo uma voz começa a falar com ele. A trama engrossa quando fica claro que seus pais estão escondendo algo.

Esta é a pegada do longa, e 100% do seu apelo. Sua diversão com Toc Toc Toc Ecos do Além vai depender de quanto você se envolva com este mistério, e quanto gostar de histórias que brincam com sua curiosidade. De quem é a voz? O que ela quer? O que os pais aprontaram? Estes são os mistérios apresentados aqui, que serão revelados ao final do filme.

BRINCANDO COM A CURIOSIDADE

Cobweb, Toc Toc Toc, Ecos do Além, Delfos
Quem tá aí?

Um grande problema de histórias que brincam com a curiosidade é que se as revelações não forem satisfatórias, a gente se sente enganado. Sentimos que perdemos tempo, e que o filme não tinha mais nada a oferecer. É só ver a carreira do M. Night Shyamalan e a repercussão de O Sexto Sentido comparada com A Vila.

E daí entra o péssimo título nacional. O original, Cobweb (teia de aranha) é bastante apropriado. Mas Ecos do Além é não só um nome repetido e que já era clichê em 1999, mas especialmente promete que o filme será de fantasminhas, o que não é o caso. Assim, você pode esperar toda a projeção por algo mais místico que nunca acontece. Particularmente, prefiro meu terror sem misticismo, mas obviamente gostos variam e muita gente adora ter medo de fantasmas.

WHO YOU’RE GONNA CALL?

Cobweb, Toc Toc Toc, Ecos do Além, Delfos

Após a revelação, o filme perdeu muito do apelo para mim. De repente aparecem uns bullies que só servem para ter umas cenas de assassinato e violência, por exemplo. Para quê? E o final propriamente dito também não me agradou.

Do lado positivo, Toc Toc Toc Ecos do Além tem uma direção bacana, com algumas cenas bem estilosas. Gostei do uso narrativo que ele faz das sombras, por exemplo. E as money shots dos assassinatos são legais também, nojentas e grotescas, sem serem particularmente explícitas.

Mas no final das contas, Toc Toc Toc Ecos do Além é pura curiosidade. Você está a fim de se envolver e desvendar o mistério da voz na parede? Se estiver, pode haver algo aqui para você. Daí depois de assistir, volte aqui e me conte nos comentários se gostou da revelação.