Caçada Mortal

0

Nos últimos anos, já sabemos o que esperar de um filme com Liam Neeson: traseiros chutados, ossos quebrados e explosões. Claro que o título nacional genérico também ajudou a aumentar essa expectativa. Mas Caçada Mortal é um filme policial mais focado na investigação do que na ação. Claro que a ação também está lá, mas não de maneira frenética, como nos últimos filmes do grande irlandês.

Neeson é Matt Scudder, um ex-policial e ex-alcoólatra que trabalha como detetive particular não licenciado. Ele é contratado para investigar um sequestro seguido de assassinato da esposa de um traficante. Mas como já esperávamos, isso não será nada fácil!

Como diria Rocky Balboa, o mundo é um lugar cruel e sujo. E é esse mundo que vemos em Caçada Mortal. Com exceção das crianças, todos os personagens apresentados no filme são corruptos ou de moral duvidosa. O próprio Matt interpretado por Neeson é extremamente falível. Moralmente e fisicamente. Para completar esse cenário pessimista, temos como pano de fundo uma Nova Iorque fria e distante. Chove o tempo todo numa cidade dura e nada aconchegante.

Apesar de aparentemente tratar de uma vingança pessoal, Caçada Mortal é um filme sobre redenção. E não apenas do protagonista, como também de vários outros personagens. São pessoas pagando por seus pecados, voluntariamente ou não.

Como já deu para perceber, não é apenas um filme de porradaria pura. O papel do protagonista exige um certo talento dramático. E nessa necessidade, Liam Neeson se encaixa perfeitamente. Ele convence tanto como chutador de traseiros quanto como o atormentado ex-policial em busca de salvação. E quem sai ganhando é você! Verá alguns ossos quebrados, meia dúzia de tiros e poderá levar seu cérebro junto.

Por não cair na mesmice dos filmes de ação e por manter o espectador interessado em quase todas as duas horas de duração, recomendo Caçada Mortal. E é esse “quase’ que tirou um alfredo da nota. Em alguns momentos lá pela metade o filme, ele se arrasta um pouco. Talvez uns vinte minutos a menos seria o ideal. De qualquer maneira, é um filme que pode surpreender, valendo a pena conferir no cinema.