The Wizards, Carbon Studio, Delfos, VR

The Wizards saiu para PC em 2018 e hoje chega para PS VR em sua Enhanced Edition. E o que é melhor, quem já tinha o jogo no PC vai ganhar todos os mimos desta versão de graça. Bora conferir nossa análise The Wizards?

ANÁLISE THE WIZARDS

The Wizards é um FPS com um diferencial bem bacana: aqui você é um feiticeiro. Como se trata de um jogo em VR, você deve imaginar que as suas habilidades não são selecionadas num menu. Não, delfonauta! Aqui você tem que conjurar os feitiços!

The Wizards, Carbon Studio, Delfos, VR
Acho a sua falta de fé perturbadora.

Cada feitiço é conjurado com um movimento específico. Por exemplo, para usar os raios sith da imagem acima, você deve juntar as duas mãos fechadas (apertando os gatilhos) e movimentá-las lentamente para a frente. Daí é só mirar e assistir ao estrago.

Há seis magias para aprender, e elas vão sendo liberadas uma a uma após as primeiras fases. Tem arco e flecha, bola de fogo, escudo, etc. Porém, nenhuma delas é tão útil ou tão destruidora quanto os raios.

Acontece que todas as outras envolvem sequências de movimentos. Por exemplo, conjurar o arco e flecha é simples, mas depois disso você precisa mirar e fazer o movimento como se fosse um arco de verdade. E não sei como é no PC, mas o tracking no PS VR torna isso bem mais difícil do que deveria ser.

The Wizards, Carbon Studio, Delfos, VR
Eu faço o headshot parecer fácil, mas acredite, não é.

A coisa fica bem mais complicada quando aparecem inimigos em cima de muros com ataques de longo alcance. Acontece que eles normalmente ficam fora de alcance dos raios, exigindo o uso de outro feitiço. E toda vez que você tenta mirar para o alto, sai da área de tracking do PS VR.

Tem até um upgrade para o arco que no papel parece maior legal. Envolve atirar uma flecha para cima, o que causaria uma chuva de flechas. Mas eu não consegui acionar isso nenhuma vez, devido à pequena área de cobertura do PS VR.

ENHANCED EDITION

Esta Enhanced Edition traz uma fase extra, possibilidade de mudar a cor das luvas e checkpoints nas fases. Porém, os checkpoints são tão raros que eu achei que não estavam funcionando. Sempre que eu morria, a opção de checkpoint aparecia apagada e eu era obrigado a reiniciar a fase desde o início.Até cheguei a questionar a desenvolvedora, que respondeu que normalmente as fases têm apenas um checkpoint antes da batalha final.

The Wizards, Carbon Studio, Delfos, VR

De fato, eu só tive a opção de usar checkpoint na última fase. Após reiniciá-la uma meia dúzia de vezes desde o início, eu já estava pronto para desistir. Daí morri mais uma vez. Ia desligar o videogame e vi que a opção estava acesa.

Curiosamente, há um salto de dificuldade considerável nas últimas duas fases. Você pode usar cartas que facilitem ou dificultem o jogo, em troca de benefícios e penalidades na pontuação (e pontos = upgrades). Eu fui de usar duas cartas para deixar mais difícil para duas para deixar mais fácil de uma fase para a outra.

The Wizards, Carbon Studio, Delfos, VR

Acontece que o último mundo apresenta um novo tipo de inimigo, este da imagem acima. Ele é imune a seus feitiços padrão. Para vencê-lo, é necessário encostar em uma pedra mágica que substitui seus ataques por uma estilosa lança. Só que todos os outros inimigos são invulneráveis à lança, então para voltar ao normal, você precisa tirar uma pedra azul que aparece na sua mão.

Isso poderia ser legal, acrescentando uma estratégia e variação ao combate, mas acaba sendo muito prejudicado pela escassez dos checkpoints.

MAS PODE SER ÓTIMO

A questão é que, por mais que deixe a dever em alguns aspectos criativos (a falta de checkpoints) ou técnicos (a limitação de tracking do PS VR), quando as coisas funcionam como deveriam, The Wizards é, literalmente, mágico.

É muito legal você fazer bolas de fogo, arcos e lanças aparecerem com os movimentos das suas mãos.

The Wizards, Carbon Studio, Delfos, VR

Da mesma forma, quando você consegue mirar e acertar aonde deveria, você se sente o Merlin ou o Darth Vader, que é justamente a sensação que o jogo quer criar. Só que nem sempre isso acontece.

Todo mundo sabe que o PS VR é tecnicamente inferior aos headsets do PC, e fiquei com a sensação que The Wizards exige mais do hardware do que ele é capaz de fazer. Assim, no PC é bem provável que este seja um jogo bem especial, mas no PS VR suas qualidades são permeadas por frustração pelo fato do seu feiticeiro não responder como deveria.