Delfonauta dedicado, regozije-se! É possível que hoje falemos do pior game de 2023! Ou pelo menos eu espero que seja, porque sinceramente não quero jogar outra bomba dessa nos próximas meses. Bora começar nossa análise The Crown of Wu.

ANÁLISE THE CROWN OF WU E A TEMÁTICA

Já está bem estabelecido por aqui que o gênero mais comum atualmente é o soulslike. Mas você já pensou qual é a temática mais comum? Arriscaria dizer que são os games baseados em Journey to the WestEnslavedMonkey King e dezenas de outros games que cobri aqui pegam essa narrativa emprestada, e normalmente envolvem jogar com um macaco usando um bastão.

Análise The Crown of Wu, The Crown of Wu, Delfos
Mas provavelmente The Crown of Wu leva a coroa de macaco mais feio de todos.

Um game de ação não precisa de história, no entanto. Então sua temática batida é o de menos. Até porque quase não existe história ou cutscenes aqui. Porém, um game de ação precisa de gameplayThe Crown of Wu tenta fazer bastante coisa. Exploração, plataforma, quebra-cabeças e combate. Ele falha miseravelmente em tudo.

ANÁLISE THE CROWN OF WU E O GAMEPLAY

Comecemos pelo combate, algo que parecia tão importante pelos trailers. Simplesmente não existe impacto nos golpes. Você martela o botão para atacar, e o desafeto faz o mesmo. Você não sente nada quando ele te acerta, nem vice-versa. Uma hora simplesmente um dos dois cai. Já vi RTS com combate mais impactante que este.

Análise The Crown of Wu, The Crown of Wu, Delfos

Esta falta de impacto elimina qualquer possibilidade de estratégia. Há defesa, desvio, ataques mais fortes e até uma barra de stamina. Porém, se você não sente nada fica bem difícil saber quando desviar ou mesmo identificar quando está de fato machucando o caboclinho. Daí tem a plataforma.

ANÁLISE THE CROWN OF WU E A PLATAFORMA

Eu esperava que The Crown of Wu fosse um beat’em up/hack and slash. Porém, o melhor que posso dizer sobre o combate é que ele é relativamente raro. O grosso do gameplay envolve solução de quebra-cabeças e pula-pula. O problema é que, assim como no combate, toda a jogabilidade é péssima.

Análise The Crown of Wu, The Crown of Wu, Delfos
Isso seria banal em um game da Nintendo, mas aqui é um saco.

Você tem algum controle sobre seus pulos, mas bem menos do que o tradicional em games de plataforma. Ao mesmo tempo, as plataformas em que você deve pular ficam em espaços meio aleatórios. Ou seja, não é a distância correta do seu pulo tradicional ou duplo. Muitas vezes você precisa dar um pulo duplo, mas puxar a alavanca com tudo para interromper o avanço no meio do caminho.

SOBRAM OS PUZZLES

E daí sobram os quebra-cabeças. Estes envolvem empurrar caixas, evitar ser visto por drones luminosos ou então coisas absurdamente obtusas, que você só vai conseguir resolver olhando um guia.

Análise The Crown of Wu, The Crown of Wu, Delfos
Que bom que The Crown of Wu me deixa empurrar caixas. Fazia tanto tempo que não fazia isso.

Apesar de não ter tido absolutamente nenhum prazer em nenhum dos três pilares de gameplay de The Crown of Wu, eu sinceramente achei que fosse terminá-lo por inércia. Afinal, este é um game linear, com checkpoints automáticos e sem mecânicas de RPG. Em outras palavras, não é um trabalhoso. E isso nos leva a meu último ponto.

MACACO NA QUEBRADA

Este é o último prego em seu caixão. The Crown of Wu simplesmente não funciona direito. É comum você atravessar uma plataforma e ficar preso embaixo dela. Até quando as coisas funcionam direito o jogo é tecnicamente fraco. Isso porque a animação de morte é extremamente lenta, e é seguida de uma tela de carregamento bem longa (até mesmo na versão de PS5).

Análise The Crown of Wu, The Crown of Wu, Delfos
Pelo menos alguns cenários são legalzinhos.

A gota d’água para mim foi quando passei um bom tempo solucionando um trabalhoso e demorado puzzle em várias partes. Cada parte concluída, ele fazia um checkpoint. Depois de completar tudo, houve um novo checkpoint e uma cena de combate contra dois inimigos difíceis. Eles me venceram. Tentei de novo. Voltei do checkpoint antes da batalha e perdi mais uma vez. Porém, ao tentar de novo, o game não me colocou mais no início do combate. Ao invés disso, fui colocado no início da primeira parte do puzzle. Eu sou velho demais para resolver um puzzle pentelho pela segunda vez por causa de um jogo que não funciona direito.

E este foi meu fim com a campanha de The Crown of Wu. É um jogo cru, com péssimo gameplay e tecnicamente fraquíssimo. É o tipo de coisa que é sinceramente difícil entender como chegou a ser lançado no estado em que está. Mas cá estamos, o game existe e pode ser comprado neste momento. Mas pela glória de nosso senhor Tutatis, não faça isso!