Spider-Man: O Assalto é o primeiro capítulo da coleção de DLCs planejada para o popular Spider-Man de PS4, um dos jogos mais vendidos e celebrados de 2018, e para o qual nossa análise delfiana não poupou elogios.

Análise Spider-Man de PS4: excelente história e mundo aberto clássico

UMA GATA NEGRA E UM CABEÇA DE MARTELO

O Assalto, ou The Heist para os puristas, traz para o universo aracnídeo da Insomniac personagens bastante importantes para os gibis do herói. Refiro-me, especificamente, à Gata Negra e ao Cabeça de Martelo. E, meu amigo, a Gata Negra está realmente uma gata.

Spider-Man O Assalto, Spider-Man de PS4, Spider-Man PS4, Insomniac, Delfos
Moça bonita não paga, mas também não leva.

A Gata Negra, de nome civil Felicia Hardy, foi namorada do herói Peter Parker antes de ele realizar o sonho delfiano de se comprometer com uma ruiva. Portanto, pode esperar um leve triângulo amoroso e ciuminhos entre os três na história do DLC.

Felicia está de volta à ativa para conseguir uns pendrives para o Cabeça de Martelo, que a está chantageando com algo que não convém contar por aqui. Os pendrives estão escondidos em obras de arte valiosas, e isso envolve que a moça roube os dito-cujos. Obviamente, o amigão da vizinhança não pode deixar isso acontecer.

Spider-Man O Assalto, Spider-Man de PS4, Spider-Man PS4, Insomniac, Delfos
Claro, nada é tão urgente que não dê para parar para uma pizza antes.

O DLC mora em um lugar separado do jogo principal. Para acessá-lo, você precisa ativamente escolhê-lo através do menu. A história se passa depois da campanha principal, mas a única coisa que denota isso são dois diálogos por telefone com o Miles Morales. Tirando isso, é uma história independente, como uma nova edição de um gibi.

SPIDER-MAN O ASSALTO

Especificamente de novidades, além da nova história, O Assalto traz três novas roupinhas, porém elas não vêm com novos poderes, são apenas estéticas. Há também um novo tipo de inimigo, um grandão com uma minigun.

Spider-Man O Assalto, Spider-Man de PS4, Spider-Man PS4, Insomniac, Delfos
Esse aí!

Este novo inimigo é bastante desafiador, especialmente porque eu não saquei uma boa forma de vencê-lo. Assim como os outros grandões, ele é quase imune a seus socos, mas este também parece não ser afetado pelas teias. Minha tática quando ele aparecia era acumular duas barras de foco e dar um fatality no desgraçado, mas deve ter uma forma menos custosa de vencê-lo.

Há também novos colecionáveis, que trazem uma historinha à parte e, felizmente, vêm em um número aceitável (são apenas 10). Por fim, temos novos desafios, o que foi bem-vindo para mim, pois possibilitou que eu ganhasse os tokens que me faltavam para comprar as últimas roupas e faturar meu último troféu.

Spider-Man O Assalto, Spider-Man de PS4, Spider-Man PS4, Insomniac, Delfos
Contemplai minha mais recente platina!

Todo o DLC acontece à noite, o que considero uma pena, já que este é o visual menos interessante do jogo.

HISTÓRIA SIMPLES E CURTA

Se o jogo principal detona por causa de suas missões de história lineares e cinematográficas, O Assalto peca justamente neste aspecto. Suas poucas missões principais lembram a falta de criatividade do outro jogo de mundo aberto da Insomniac, o Sunset Overdrive. Parecem até ter sido feitas por um outro time, bem menos talentoso do que o responsável pelo jogo principal.

Spider-Man O Assalto, Spider-Man de PS4, Spider-Man PS4, Insomniac, Delfos

Para ser mais específico, todas elas envolvem ir até um ponto do mapa e, chegando lá, vencer todos os inimigos, ou via stealth ou na porradaria mesmo. Nada daqueles cenários altamente cinematográficos e nada de exploração. O mais perto disso é uma missão bem curta que envolve controlar a Mary Jane.

Os melhores momentos da campanha de O Assalto envolvem o Aranha e a Gata trabalhando juntos para derrubar uns meliantes. Infelizmente, isso acontece de forma deveras parcimoniosa.

Spider-Man O Assalto, Spider-Man de PS4, Spider-Man PS4, Insomniac, Delfos
Mas quando rola é legal.

Além disso, a história é literalmente um episódio de algo maior, pois ela acaba em um cliffhanger que não dá absolutamente nenhum senso de conclusão.

A GATA QUE ROUBOU MEU CORAÇÃO

Minha principal bronca com O Assalto, no entanto, é quão rápido ele termina. Eu joguei sua história completa, seus desafios, e peguei os colecionáveis em uma parte de uma tarde. Eu esperava maior sustância dele.

Spider-Man O Assalto, Spider-Man de PS4, Spider-Man PS4, Insomniac, Delfos

Desde que terminei o Spider-Man de PS4, tenho vontade de jogá-lo de novo, mas me falta tempo no momento para me dedicar a uma nova campanha completa. Assim, foi legal ter uma desculpa para curtir o jogo novamente por mais algumas horinhas. O Assalto até funciona como um matador de saudade, mas está longe de mostrar o que tornou o Spider-Man da Insomniac tão tremendão.