Análise: Kirby Fighters 2 é simples e entrega muito!

Perfeito para fãs da bolinha rosa mais fofa dos games, ou do Super Smash Bros. original!

0
Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos

Kirby Fighters 2 é o novo jogo de luta do Kirby, o protagonista mais fofo da Nintendo. Podemos considerá-lo o primeiro lançamento completo deste spin-off, afinal, Kirby Fighers nasceu como um minigame em Kirby: Triple Deluxe (3DS, 2014).

Bem, Kirby Fighers 2 não é aquele enorme lançamento da Nintendo que os fãs aguardam todo ano. Seu lançamento foi “relâmpago”, sem prévia divulgação; o seu preço de venda é de R$ 99,00, distante dos R$ 299,00 atuais dos principais first party da Nintendo.

Então, o escopo aqui é muito menor, mas até para minha surpresa, o jogo tem bastante conteúdo e boa qualidade. Especialmente para quem ama os jogos do Kirby e os primórdios da franquia Smash Bros., que é o meu caso!

Kirby Fighters 2: é cada Kirby que você já viu

Todo bom jogo de luta tem lutadores excêntricos, carismáticos, memoráveis. Aqui, quase todos eles são Kirby! Sim, sabe como nos jogos de Kirby, ele pode sugar e engolir os inimigos para obter poderes diferentes? O elenco de Kirby Fighers é composto por essas transformações, com apenas cinco personagens que não são variáveis de Kirby.

Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos
No início, você tem 03 tipos de Kirby. Os outros 14 serão desbloqueados conforme você aumenta o seu Fighters Rank.

De início, essa “limitação” de personagens jogáveis me frustrou um pouco. Pô, são todos Kirby! Não ajuda também que Kirby Fighters 2 é um jogo de arena, com até quatro personagens na tela ao mesmo tempo. Por vezes, é uma confusão danada saber qual é o seu Kirby, mesmo com cores e roupinhas diferentes.

Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos
Olha essa zona!

Cada transformação do Kirby tem golpes, comandos e habilidades diferentes uns dos outros. O espadachim tem combos rápidos e foco em combate corpo a corpo, já o Kirby “bomba” deve lutar de média a longa distância.

As diferenças entre os personagens estão mesmo nos ataques. A movimentação, pulos e habilidades básicas são iguais a todos os personagens (inclusive aos poucos que não são Kirby). A vantagem disso é que este é um jogo de luta que, se você aprende a jogar com um dos personagens, aprende com todos. Hum, de onde será que vem isso…

Kirby Fighters 2: tem grande influência do Smash Bros. clássico!

Antes de falar das características próprias de Kirby Fighters 2, é importante notar o quanto ele bebe da fonte do Super Smash Bros. original, aquele do Nintendo 64 (1998). Não à toa, a HAL Laboratory, é a desenvolvedora de ambos.

Você vê muito disso na acessibilidade, no fato de que o jogo permite quatro jogadores (local ou online) ao mesmo tempo. Porém, o principal mesmo é o fator “randômico”, tão forte no primeiro Smash Bros. e aqui também.

Assim como em Smash Bros., há adversidades nos cenários (de lavas no chão a robôs gigantes que esmagam o seu Kirby). Durante as lutas, surgem itens que podem decidir a batalha. Isso muda totalmente o foco dos Kirby de se esmurrarem para chegar primeiro ao item desejado.

Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos
Os cenários às vezes são os maiores desafios. Note o fantasma amigo (amarelo) atrás do Kirby inimigo (verde).

Em Kirby Fighters 2, o aspecto cooperativo com os itens é muito importante. Tem várias mecânicas de suporte para isso. Se o seu Kirby come alguma comida, ele pode dar um beijinho no Kirby parceiro (buddy) para recuperar a vida do amigo também. É bem bonitinho. É meio estranho também.

Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos
Às vezes, seu buddy CPU é inteligente e aguarda pacientemente até o monstro do cenário cair fora.

Mais exemplos: um item faz o seu Kirby e seu Kirby amigo dançarem, o que aumenta a velocidade deles. Outro item permite mirar e dar um tiro na tela (mecânica também presente nos mais recentes Smash Bros.).

Jogar Kirby Fighers 2 é uma experiência por vezes caótica. Táticas eficazes para sair bem-sucedido das batalhas incluem “prender” o inimigo com ataques nos cantos do cenário, além do já mencionado correr atrás dos itens bons.

Porém, tem vezes que o sucesso não depende necessariamente de você. E aí, meu amigo, é melhor que a inteligência da sua AI ou do seu coleguinha estejam boas, para evitar que o Kirby Fighters saia da tela e invada a sala de estar!

Kirby Fighters 2: sugiro ir para o modo story

O progresso em Kirby Fighters 2 é registrado no Fighters Rank – basicamente, uma barra que acumula todos os seus pontos ganhos. A cada nível completado, seu nível sobe e você é premiado com um novo personagem, roupa, música, cenário ou itens para o modo história. Você recebe os pontos nos modos Battle Mode (versus) e Story Mode.

Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos
Cada sequência da torre tem batalhas variadas, com um chefão ao final. Esta é a última, com 30 confrontos.

O modo Story Mode, que entendo como principal do pacote, é uma sequência de batalhas em torres, semelhante a Mortal Kombat.

Aliás, se você imaginou que não falei da história até agora porque ela é quase inexistente, acertou! Em Kirby Fighters 2, os arqui-inimigos do Kirby, Meta Knight e King Dedede, unem-se para vencer a bola rosa gulosa. Ao final da torre, você terá de vencer ambos, numa batalha dupla, para finalizar.

Kirby Fighters 2: muito conteúdo para desbloquear

A cada batalha vencida no Story Mode, você escolhe um prêmio entre as opções. São itens que melhoram o personagem e o seu buddy (sim, no modo história, você sempre tem um parceiro, controlado pela AI ou seu amigo).

Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos
Este item é obrigatório se você jogar com AI! Esta coleção de itens dura cada capítulo de batalhas na torre (são cinco capítulos ao todo).

Este sistema de progresso é simples, mas funciona incrivelmente bem e oferece um pouco mais de estratégia a um jogo de luta que é bastante simples. É melhor ter mais danos contra chefes, ou recuperar mais vida a cada batalha vencida? Ou ser mais rápido como fantasma?

Essas decisões ajudam a tornar seu avanço pela torre mais fácil, porque nas últimas batalhas, a dificuldade sobe muito. Há game over, mas você pode usar um continue e perder pontuação. Isso diminui suas chances de desbloquear todo o conteúdo rapidamente.

Você deve ter reparado que citei que o Kirby vira fantasma. Nas lutas, claro, os personagens têm barra de vida. Quando elas esgotam, os lutadores se tornam fantasmas e têm chance de retornarem ao jogo, caso acertem um golpe no inimigo vivo. É uma forma bem-sucedida de tornar o jogo mais divertido a quem perdeu também.

Resumindo, o Story Mode é onde passei a maior parte do tempo e o modo que mais gostei de Kirby Fighters 2. Os outros modos são: Battle Mode (versus), Online Mode, Local Play Mode e Single-Handed Mode (arcade para fazer o melhor tempo).

Kirby Fighters 2: é um jogo simpático e direto ao ponto

Análise Kirby Fighters 2, Kirby Fighers 2, Delfos

Kirby Fighters 2 é um jogo bem simples, mas com até bastante conteúdo, que chegou sem expectativas do público. É curioso como ele conseguiu me manter entretido – não é o tipo de jogo que você pensa em “engolir” numa tarde, mas as mecânicas dele são bem pensadas e desbloquear todo o conteúdo que ele tem a oferecer é bem divertido.

Este é um jogo que fica bem melhor com um amigo, então, se você gosta da abordagem mais leve, não competitiva de Smash Bros., e dos jogos do Kirby, não tem como errar.