Xbox 360 destravados começam a ser banidos da Live

0

Pelo jeito sempre que tiver uma nova atualização da Dashboard, novos problemas vão aparecer. Além das costumeiras luzes vermelhas que vieram à tona graças à atualização das últimas semanas, outros problemas (e estes intencionais), começam a aparecer.

Para começar, se você tem uma conta com endereço estadunidense, mas acessa do Brasil (como fazem todos os brasileiros, já que o serviço não existe aqui), não vai mais poder comprar vídeos do Marketplace, mesmo que tenha gastado seu rico dinheirinho em Microsoft Points. Pelo que foi divulgado, esse problema se limita a vídeos e é motivado por direitos autorais limitados. Isso significa que, teoricamente, você ainda pode comprar jogos da Live Arcade que, na verdade, são o mais interessante (afinal, por que alguém pagaria dois ou três dólares para baixar um episódio de South Park quando pode simplesmente importar os DVDs na Amazon por um preço bem mais camarada e ainda dando comissão para o DELFOS?). De qualquer forma, eu não testei. Se você tem pontos na sua conta, testa lá e conta pra gente.

Agora o pior mesmo é que a “pequeno e mole” finalmente começou a cumprir sua ameaça de banir todos os usuários que usam um console destravado. Ou seja, se você for tentar jogar e receber a mensagem de erro “Status Code: Z: 8015 – 190D”, pode dar tchau e benção para o serviço, pois provavelmente nunca mais vai conseguir conectar. Aparentemente, esse problema afeta os usuários que tinham um firmware modificado. Existem outras formas de desbloqueio no mercado brasileiro e não sei se essas também estão sendo banidas.

Sinceramente, isso não me afeta nem um pouco, já que meu 360 não é destravado. De qualquer forma, acredito que é uma péssima decisão da empresa de Bill Gates e se eu fosse gerente de produto do videogame, me oporia a ela com todas as forças.

Não sou nenhum grande conhecedor de leis mas, a meu ver, trata-se de uma medida ilegal. Pois se você pagou pelo console, ele é seu e você pode fazer o que quiser com ele, seja abrí-lo para mexer nas peças ou quebrá-lo a marteladas, ninguém tem nada com isso.

Daí a usar jogos piratas é outra coisa. Você pode, legalmente, desbloquear o console e fazer “cópias de backup” dos jogos que você comprou legalmente. Isso não é ilegal. O que é ilegal seria copiar um jogo de um amigo seu, baixar da internet ou comprar no camelô.

O problema é que a Microsoft não tem como saber se o que você está jogando é uma cópia lícita ou não, logo, não podem assumir que todo mundo que tem o console desbloqueado é criminoso e muito menos privá-los de um serviço pelo qual eles pagaram.

Sou contra a pirataria, mas sou a favor do bom senso. Além de essa medida não impedir em nada a proliferação dos jogos alternativos, vai diminuir a quantidade de pessoas jogando online. E muitos jogos realmente precisam de mais gente. Afinal, é muito frustrante pagar 50 dólares para jogar online, mais 60 por um jogo que você comprou principalmente para essa finalidade e, na hora da verdade, não conseguir jogar por falta de jogadores, você não acha?

Galeria

Galeria