Vimos uma prévia de Aliados, o novo filme de Robert Zemeckis

0

A Paramount armou uma exibição para a imprensa de vinte minutos de cenas do próximo filme do diretor Robert Zemeckis, Aliados. E como nós aqui no DELFOS somos muito fãs do cara, não podíamos deixar passar a oportunidade e eu fui conferir a prévia.

Com estreia prevista no Brasil para 12 de janeiro de 2017 (é, ainda falta bastante), Aliados conta a história de um oficial da Inteligência dos EUA (Brad Pitt) e uma combatente da Resistência francesa (Marion Cotillard) que precisam se juntar para realizar uma missão secreta em Casablanca, no Marrocos.

Conforme explicou a assessoria antes da sessão, todas as cenas mostradas foram do começo do longa e servem para apresentar os personagens e mostrar a construção da relação entre eles. Afinal, eles têm de se passar por marido e mulher e a maioria das cenas consiste na personagem da Marion Cotillard instruindo o do Brad Pitt a como se portar para não atrair atenção indesejada dos vizinhos abelhudos.

Aliás, mudando um pouco o tema para uma sessão fofoca, dizem por aí que foi durante as filmagens deste longa que teria pintado um clima entre Pitt e Cotillard, o que teria servido de estopim para o fim do casamento dele com Angelina Jolie. Parece que o cara curte mesmo romances no set de filmagem, afinal, como você bem lembra, foi enquanto rodava Sr. e Sra. Smith que ele ficou com Angelina. Pronto, fim da coluna de fofoca.

Voltando ao que interessa, baseado só nessas cenas, não dá para ter muita ideia de para onde a narrativa vai seguir. O trailer exibido ao final ajudou muito mais a elucidar essa questão.

Pois bem, baseado nessas cerca de quatro ou cinco cenas mostradas, minha impressão inicial é de que ele é um trabalho mais próximo de O Voo do que de A Travessia, no sentido de que parece ser um filme com muito mais cara de Oscarizável, de um trabalho mais sério, do que de uma película mais leve e com mais pegada de entretenimento de fim de semana.

A reconstituição de época e figurinos estão muito bonitos e uma das cenas é bem bacana tecnicamente. Nela, os dois estão se pegando dentro de um carro no meio do deserto durante uma tempestade de areia. A câmera fica girando dentro do automóvel, praticamente fazendo voltas de 360 graus, complementado com cortes precisos da montagem, o que mostra que Zemeckão, quando se trata de técnica pura, continua afiado.

A verdade é que o trailer, por mostrar mais e dar uma ideia melhor da história, me deixou muito mais a fim de assistir ao filme do que as cenas do começo que dão uma noção muito pequena do contexto, mas que já mostram um filme que deverá ser bem bonitão visualmente e talvez candidato à temporada de premiações.

Agora resta esperar o filme chegar e conferir qual será sua real pegada. Enquanto isso, você pode conferir abaixo o teaser: