Ty The Tasmanian Tiger 4 é uma continuação tardia da série Ty The Tasmanian Tiger. Lançada exclusivamente para Windows em 2015, ela veio 10 anos depois de Ty The Tasmanian Tiger 3, que por sua vez saiu para os consoles da época (PS2, Xbox, Gamecube). Agora, em 2023, Ty The Tasmanian Tiger 4: Bush Rescue Returns finalmente chega aos consoles, mais especificamente ao Switch. O subtítulo, aliás, foi acrescentado neste remaster.

TY THE TASMANIAN TIGER 4: BUSH RESCUE RETURNS

Ty The Tasmanian Tiger 4, Ty The Tasmanian Tiger, Krome Studios, Delfos

Ao contrário dos anteriores, Ty The Tasmanian Tiger 4 é 2D. Vai de gosto se você prefere 2D ou 3D, claro. Particularmente, eu gosto mais de plataformas 3D, mas Ty The Tasmanian Tiger não era exatamente um plataforma. Na verdade, este é mais próximo de um plataforma 2D do que os anteriores eram de um plataforma 3D. Então neste aspecto, para o meu gosto particular, eu prefiro esta quarta versão.

As fases não são tão diretas quanto Sonic ou Super Mario, no entanto. Em geral você precisa cumprir objetivos antes de poder sair. Por exemplo, você pode precisar encontrar as rolhas para tapar os buracos em uma represa, ou salvar todos os turistas da fase. Se chegar ao final sem ter cumprido tudo, não tem choro, o jeito é voltar para procurar.

NÃO É DELICINHA

Ty The Tasmanian Tiger 4, Ty The Tasmanian Tiger, Krome Studios, Delfos

Você que lê o DELFOS sabe que eu costumo chamar jogos de plataforma de delicinha. Em geral, bons jogos do gênero combinam controles gostosos, visual atraente e uma alegria contagiante, o que os torna uma delícia de jogar. Ty The Tasmanian Tiger 4 não tem nada disso.

Talvez você considere o visual atraente pelas imagens. E, de fato, ele é bem colorido e os desenhos até são bacanas. Porém, as animações não dão aos seus movimentos o sabor que eles deveriam ter. O jogo também tem um grande foco no combate, que é feito atirando bumerangues. Imagine uma mistura de Super Mario com Contra, mas curiosamente o que temos aqui é muito menos legal do que essa descrição faz esperar.

CONTROLES SEM PRECISÃO

Ty The Tasmanian Tiger 4, Ty The Tasmanian Tiger, Krome Studios, Delfos

Talvez minha principal reclamação seja com os controles. Simplesmente não é gostoso de controlar. A combinação de tudo faz com que a primeira impressão que ele causa já seja negativa. Depois de um tempo, você se acostuma, e acaba jogando por inércia, sem empolgação ou alegria. Mais ou menos como a maior parte das pessoas joga Candy Crush no celular.

E se é para jogar sem empolgação ou alegria, por que jogar este se existem tantos outros jogos de plataforma delicinha que passam estes sentimentos? Certamente, Bush Rescue Returns é um remaster que pode ser ignorado. Se você tem interesse em jogar games de mascotes esquecidos, até o Bubsy é uma melhor pedida.