Top 5: Nerds na Cultura Pop

0

É fato que boa parte (para não falar todos) os filmes, séries e desenhos hoje em dia têm pelo menos um nerd na turma. Outro fato é que os nerds costumam ser os personagens mais queridos das respectivas obras em que participam. Ou você conhece alguém que não gosta do Dexter, do Eric Forman ou do Cérebro? Pois é, mas nenhum desses está nessa lista, afinal, não quero estragar sua surpresa. Então me acompanhe enquanto relembro os cinco nerds mais legais da Cultura Pop e um monte de menções honrosas de personagens que simplesmente não podiam ficar de fora.

MENÇÕES HONROSAS

Brodie e Silent Bob, do filme Barrados no Shopping

Por que são nerds? Para economizar espaço, vou colocar os dois no mesmo tópico. Eles na verdade estão aqui para satisfazer nosso amigo Cyrino, que é fãzaço de Kevin Smith e ia ficar muito triste se eu não colocasse nenhum dos vários personagem nerds do cara aqui. Brodie (Jason Lee) é o típico fã de quadrinhos, fala bonito e pediu para a namorada fazer um strip ao som do tema do Super Mouse (o que, aliás, é uma das grandes fantasias do Cyrino). Já Silent Bob (o próprio Kevin Smith) não fala nada a não ser que isso vá causar um impacto ou seja uma citação tremendona, de preferência relacionada ao mestre Yoda. Ah, e ele passa boa parte desse filme tentando usar a força para mover as coisas. E, para inveja do Cyrino, acaba conseguindo.

Por que são legais? O Brodie é legal justamente por não ser um cara legal. Ao contrário da maioria dos filmes, que mostra os nerds sempre como caras certinhos, Brodie é exatamente o contrário disso e, possivelmente, o mais próximo dos nerds da vida real que já vimos em um longa. Já Silent Bob é capaz de tirar qualquer coisa de dentro do seu sobretudo. O cara é basicamente um Pernalonga de barba, fala sério!

Grau de nerdice: Alto (Brodie) e baixo (Silent Bob), já que tirando as referências a Star Wars, não temos muita certeza da personalidade dele.

Steve Smith, do desenho American Dad

Por que é nerd? Após pegar na mão de uma menina, exclama: “Eu acabei de pegar na mão dela. A mão dela já pegou nos peitos dela. Então, por propriedade transitiva, eu acabei de pegar nos peitos dela. Álgebra detona!”. Considero essa série uma das mais divertidas da TV. Pena que sumiu completamente da Fox depois de uma única temporada.

Por que é legal? Você leu o tópico acima?

Grau de nerdice: Altíssimo. Eu, que sou nerd, nunca tinha ouvido falar de propriedade transitiva e o cara ainda acha que álgebra detona. Matemática fede e não faz sentido nenhum! 🙂

Bruno Sanchez, do site DELFOS

Por que é nerd? Para começar, o celular do cara toca a música do Star Trek. Além disso, é um gamemaníaco capaz de terminar jogos como Doom 3 e Far Cry em dois dias, paralelamente ao seu trabalho integral. Para completar, ainda gosta de Heavy Metal, a trilha sonora registrada dos nerds.

Por que é legal? Porque ele não se diz nerd, mas cool. Isso permite que toda a equipe do DELFOS tire sarro dele assim como tiramos do fato de o Cyrino ter medo de musicais.

Grau de nerdice: Supremo. Eu não consigo imaginar nenhum outro nerd dessa lista com a trilha do Star Trek no celular.

Stewie Griffin, do desenho Uma Família da Pesada

Por que é nerd? Todo nerd sonha em dominar o mundo, mas Stewie já fazia planos para isso desde que ainda era um feto. Hoje é um nenê, mas ainda passa boa parte do tempo arquitetando planos miraculosos para atingir seu objetivo, além de falar com toda a pinta de um supervilão. Em um de seus melhores momentos, fala para o pai de forma extremamente agressiva, se referindo à mãe: “Os seios dessa mulher são meus. Depois que eu terminar de usá-los, você pode ficar com os restos!”. Esse é o filho que eu queria ter.

Por que é legal? Pô, ele é um nenê, com todas as limitações que isso acarreta, como a necessidade de trocar fraldas, por exemplo. Para seu desespero, ninguém leva seus planos e declarações a sério, tratando-o como se fosse apenas um bebê inofensivo. Quando ele dominar o mundo, esses malditos pusilânimes vão aprender a lição.

Grau de nerdice: Alto. Só nerds querem ser supervilões quando crescerem, mas só os muito nerds já o são desde nenês.

Padre Dougal McGuire, da sitcom Father Ted

Por que é nerd? Na verdade, esse só está como menção honrosa porque ninguém conhece, senão levaria uma das cobiçadas medalhas do Top 5. Imagine um padre que age exatamente como uma criança de cinco anos. Este é o Dougal. Ele não perde uma chance de jogar futebol, videogame ou de patinar. Além disso, ainda tem um acolchoado do He-Man. O padre Dougal é imaturo e costuma fazer umas traquinagens, não por maldade, mas simplesmente por ter a mentalidade de uma criança sem noção do certo e errado, mesmo que já esteja beirando os 30 anos. Saiba mais sobre ele e a melhor sitcom da história clicando aqui.

Por que é legal? Por tudo que está aí em cima e, não satisfeito, Dougal ainda é um prodígio de tão burro, daqueles de deixar o Joey Tribbiani parecendo o Stephen Hawking. Em um episódio, seu parceiro de paróquia, o padre Ted, explica para ele a diferença entre vacas de verdade e de brinquedo. Para quem quiser saber: “As de brinquedo são realmente pequenas, as de verdade parecem pequenas porque estão longe”.

Grau de nerdice: Médio. Embora na personalidade seja um nerd perfeito, perdeu pontos por ser burro. Verdade seja dita, nerds normalmente são inteligentes.

Guybrush Threepwood, da série de adventures Monkey Island

Por que é nerd? Na primeira vez que viu Elaine, sua futura esposa, essa tentou conversar com ele e o jogador tinha algumas opções de respostas para xavecá-la. Entre elas, os filosóficos “Errrr” e “Gasp”, que parecem ser as palavras de escolha de todo nerd apaixonado quando está em frente ao seu objeto de desejo.

Por que é legal? O cara sonha em ser um destemido e valente pirata, mas é um dos personagens mais medrosos que já habitaram um game (o cara tem medo até de porcelana). É um dos raros casos de histórias onde o protagonista é o personagem mais divertido. Aliás, quase, já que o crânio metido a malvado, Murray, é, provavelmente, o preferido de todos os que já jogaram Monkey Island 3. Se você nunca se aventurou pelos games da série, deveria fazê-lo neste momento. É impossível não se divertir.

Grau de nerdice: Alto. Que nerd nunca ficou sem ter o que falar quando tem a chance de xavecar a garota dos seus sonhos?

O TOP 5 PROPRIAMENTE DITO:

5 – JD, da sitcom Scrubs

Por que é nerd? É um médico que passa mais tempo sonhando acordado do que cuidando dos pacientes, tem uma amizade cheia de nerdices com o colega Turk, com quem costuma correr em câmera lenta pelo hospital apenas para efeito dramático, além de tocar um gongo sempre que um deles faz sexo para que o outro fique feliz com a sorte do amigo. Admira de forma incondicional seu mentor, o dr. Cox, que o trata super mal e que é um dos personagens mais legais a já aparecerem em uma sitcom. Não é à toa que JD o admira, até eu quero ser que nem esse cara quando crescer. Em uma de suas fantasias, ele se imagina como Robin enquanto Turk é o Batman e exclama: “Santa baixa auto-estima, até nas minhas próprias fantasias eu sou o coadjuvante”. Saiba mais sobre o JD clicando aqui.

Por que é legal? A série Scrubs é, ao lado de Father Ted, uma das melhores sitcoms da história e não seria tão legal se não fosse o humor nonsense tornado possível pela amizade com o Turk e as fantasias absurdas de JD. Ah, como todo nerd acima de 20 anos, JD ainda faz a rapa em todas as gostosas do hospital, entre elas a linda Heather Graham.

Grau de nerdice: Supremo. Só pessoas muito nerds passam tanto tempo no mundo da fantasia quanto no mundo real. E convenhamos, é difícil alguém não nerd gostar de humor nonsense.

4 – Freakazoid, do desenho de mesmo nome

Por que é nerd? É um herói criado pela Internet. Sua identidade secreta é um cara absurdamente nerd chamado Dexter Douglas, mas consegue ficar ainda mais nerd quando se transforma. É o super-herói mais absurdo, nerd e nonsense desde o Máskara. Fala por referências, faz várias vozes, esquece suas falas no meio do episódio, diz que está voando enquanto corre com os braços para cima e faz barulho de vento com a boca e muito mais loucuras do tipo. Em um dos melhores episódios, um vilão decide raptar todos os nerds do mundo (entre eles, vemos Bill Clinton, Steven Spielberg e Bill Gates) para sugar a inteligência deles, deixando o nosso mundo praticamente parado, pois os nerds exercem quase todas as profissões que realmente importam. Freakazoid só consegue derrotar o vilão ao declarar que assim ele vai ficar inteligente, mas todas as gatinhas vão querer ser só amigas dele. O vilão fica desesperado e liberta os nerds. O episódio termina com o narrador dizendo que o vilão raptou todos os esportistas para se dar bem com as gatinhas. E que, ao contrário do rapto dos nerds, dessa vez ninguém se importou.

Por que é legal? O desenho é constantemente interrompido por coisas nada a ver com a história, como a visão relaxante interrompendo cenas de extrema violência e/ou tensão. Quer mais? Freakazoid tem produção de Steven Spielberg, então o herói se aliou aos também nerds Cérebro (o parceiro do Pinky) e Wacko (do Animaniacs) para perguntar para Spielberg quem é o preferido dele, que responde: “Quem são vocês?”. Como se não bastasse, a dublagem nacional, a cargo do tremendão Guilherme Briggs, é uma das únicas que conheço a superar a original, com adaptações inteligentes e divertidas.

Grau de nerdice: Extremo. O desenho é um dos mais divertidos que já vi e une de forma perfeita duas fortes características do entretenimento nerd: super-heróis e humor nonsense.

3 – Obelix, o parceiro de Asterix

Por que é nerd? É grande, forte e os romanos morrem de medo dele, mas na verdade não passa de uma criança inocente e gentil. Amigo leal, está sempre pronto para ajudar Asterix ou para brincar com o seu cachorrinho Idéiafix, que cabe na palma de sua mão. Também adora brincar com os romanos (por “brincar”, entenda “estapear”), mas por algum motivo, eles não compartilham de seu afeto pela brincadeira. Nutre um amor platônico pela Falbalá que, como normalmente acontece com os nerds, o considera apenas como um bom amigo. Obelix foi levado ao cinema em uma interpretação fenomenal de Gérard Depardieu.

Por que é legal? Eu adoro as histórias dos gauleses e continuo rindo sempre que as releio, principalmente por causa das trapalhadas do Obelix que, segundo ele, não é gordo, apenas tem ossos grandes. E sempre que alguém faz uma referência a seu porte físico, o cara passa umas duas páginas reclamando. Um momento clássico é quando um romano bêbado o chama para sair na porrada dizendo algo como: “Pode vir, vocês dois gordões aí”, e Obelix responde: “dois gordões uma ova, aqui só tem um e não é gordão”.

Grau de nerdice: Médio. Obelix talvez tenha sido o primeiro nerd da história, já que viveu lá pelo ano 50 a.C., mas já tinha uma das características mais básicas: trata-se de uma criança que cresceu apenas no tamanho, mantendo a inocência e o humor de sua infância.

2 – Peter Parker, o Homem-Aranha

Por que é nerd? Bom, esse tópico aqui é quase desnecessário, já que Peter Parker foi construído para ser o típico nerd. Magrelo, óculos fundo de garrafa, estudioso, com dificuldades para arranjar namorada e com uma tia carinhosa e superprotetora. Assim como toda a equipe do DELFOS, ainda tem taras por ruivas e casou com uma das mais conhecidas das HQs, a Mary Jane. Ah, e é um super-herói digno de dar um coro no Batman (provocação desnecessária com o Cyrino).

Por que é legal? Foi uma jogada de mestre do tremendão Stan Lee, que sacou quem era o público dos gibis de heróis e decidiu criar um personagem que tivesse todos os traços típicos de seus leitores. Em outras palavras, transformou os leitores em super-heróis e é exatamente esse o charme do Homem-Aranha. Quem nunca se identificou com Peter Parker e seus problemas financeiros, familiares e amorosos?

Grau de nerdice: Altíssimo. Pense em qualquer característica nerd e Peter a terá.

1 – Gênio da Lâmpada, do desenho Aladdin

Por que é nerd? A-há, por essa você não esperava, né? O Gênio é nerd pelo seu senso de humor, pelo raciocínio rápido, pela sua loucura e por ser simplesmente um dos alívios cômicos mais divertidos a já habitarem um desenho da Disney. A ótima dublagem original, a cargo do Robin Williams, também ajuda a deixar o personagem ainda mais legal. Saiba mais sobre ele clicando aqui.

Por que é legal? Ora, assista ao desenho e você sem dúvida perceberá quão legal ele é. É suficiente dizer que “você nunca teve um amigo assim” e justamente por isso ele é designado o campeão deste Top 5.

Grau de nerdice: Altíssimo, embora na Arábia antiga ainda não fosse comum essa denominação.

E aí? Seu nerd preferido não está presente nessa lista? Então não deixe por isso mesmo. A seção de comentários é toda sua, pode deixar seu próprio Top 5 aí.

Galeria