Preview: Arcadegeddon é um roguelike cooperativo

O título do jogo é muito legal!

0
Arcadegeddon, Illfonic, Delfos

Arcadegeddon foi anunciado alguns dias atrás e só tem previsão de lançamento para 2022. Porém, com meus poderes de viagem no tempo, eu consegui ir até 2023, quando ele finalmente foi lançado após dois adiamentos, e voltei para contar tudo. Ou então usei um código de early access oferecido ao DELFOS. Sua escolha no que acreditar mostra quanto de mágica você deixa entrar na sua vida.

PREVIEW ARCADEGEDDON

Arcadegeddon é um jogo de tirinho para até quatro jogadores. Como um roguelike, ele é dividido em partidas relativamente curtas, chamadas de runs. As runs são divididas em fases, e cada fase tem duas partes. Ao terminar uma fase, a dificuldade é aumentada e uma nova é gerada. A ideia é ver quão longe você consegue chegar.

Arcadegeddon, Illfonic, Delfos

Os objetivos, pelo menos nessa versão de early access, não são muito diferentes do que comumente vemos em jogos cooperativos. Você sabe, é aquela coisa de levar um item até determinado ponto, sobreviver por um certo tempo ou ficar parado em uma área até a barrinha encher. Tudo isso acontece em meio a ataques de inimigos infinitos, que tentam te impedir de cumprir os objetivos e de avançar.

TIRINHO BANGUE-BANGUE

A joia na coroa de Arcadegeddon é seu gameplay, que de fato é bastante gostoso. Ele é especialmente potencializado por um ótimo uso do Dualsense, cheio de vibrações de gatilhos e aquela tradicional sensação de que pipoquinhas moram dentro do controle.

Já nessa versão early access, ele tem uma grande quantidade de armas, e várias delas são divertidas e criativas. Por exemplo, uma que encontrei lança um tubo que gruda no inimigo, e em seguida você deve apertar o gatilho algumas vezes para inflá-lo até ele explodir. Se você for velhinho como eu, talvez se lembre de uma arma parecida no Dig Dug. Claro, há também os tradicionais rifles, escopetas e snipers que não podem faltar em um jogo de tiro. Mas a que eu mais gostei é uma que lança discos que cortam os desafetos em duas fatias.

Arcadegeddon, Illfonic, Delfos

Para deixar tudo mais gostoso, os inimigos, caixinhas e itens explodem cheios de cores e movimento, o que torna o visual de Arcadegeddon simples, porém cativante.

Uma coisa que incomoda neste ponto é tradicional de um roguelike: você começa com armas inúteis. E, ao encontrar novas armas, pode ver seus nomes e estatísticas, mas não dá para saber se elas são metralhadoras, escopetas ou uma dessas armas de piada.

Quer comprar um Overclocker? O que é um Overclocker? Ninguém sabe!

Isso incomoda bastante. Em determinado momento, eu estava com duas escopetas diferentes, doido para encontrar algo que seria mais viável para atacar a longo alcance. Comprei uma arma que me parecia ser uma metralhadora, e sabe o que era? Outra escopeta.

PROBLEMAS DE EARLY ACCESS

Também tive um problema específico que imagino que será resolvido antes de o jogo sair. Um dos meus objetivos era destruir um quadrado que ficava distante e rodeado de escudos. Destrui-lo com uma metralhadora ou um sniper seria fácil, mas eu tinha uma escopeta, cujos tiros não chegavam até ele; e a arma de inflar inimigos, que não fazia dano. Eu até tinha um sniper, mas ficou sem munição depois de dar os primeiros tiros no bagulho.

Arcadegeddon, Illfonic, Delfos
Capturei meu desespero em uma imagem.

Como as fases aparentam ser aleatórias, eu estava preso nessa área, com um único objetivo e sem outras armas ou munição para pegar. Tive que deixar os inimigos me matarem e começar uma nova run, simplesmente porque não era possível cumprir o objetivo.

Neste momento eu também não consegui jogar com outras pessoas, o que faz sentido, já que ele ainda não saiu e só imprensa ou quem pré-comprou o jogo tem acesso ao early access. E Arcadegeddon não é muito apropriado para se jogar sozinho, ainda que seu gameplay seja até divertido.

ARCADEGEDDON E SEUS OBJETIVOS

Neste early access, não há uma campanha propriamente dita, e não sei se haverá no jogo final. Ele tem alguma estrutura e história, no entanto. Para ajudar seu tio a se livrar de um vírus, você precisa recrutar os líderes de gangues que habitam o fliperama. E para serem recrutados, eles querem favores. Estes são missões que servem para orientar o que você deve fazer em suas runs. Além de apenas sobreviver, claro.

Arcadegeddon, Illfonic, Delfos
Exemplo de algumas missões disponíveis.

Dá para você pegar as missões de um líder, cumprir uma ou duas, mudar de líder e depois voltar para cumprir as restantes. Eu valorizo esse tipo de liberdade, até porque cumprir todas elas de uma vez deixaria o jogo chatinho.

MECÂNICAS DE FREE-TO-PLAY

Arcadegeddon também é cheio de mecânicas de free to play, como cosméticos à venda (até o momento apenas com moeda do jogo). O que achei mais curioso é que, ao morrer, você pode escolher pagar para continuar, algo que até hoje só tinha visto em jogos de celular, como Temple Run.

Arcadegeddon, Illfonic, Delfos
4500 moedas para continuar.

Até o momento não dá para você comprar essa moeda com dinheiro de verdade, mas eu ficaria realmente surpreso se até o lançamento isso não mudar.

TEM CHÃO PELA FRENTE

Mas é claro, ainda tem chão até o lançamento. Muito provavelmente a galerinha da Illfonic vai recolher os feedbacks durante este período de early access e implementar o que considerar relevante até lá. Tem até um roadmap dentro do jogo, que reproduzo abaixo para quem se interessar.

Arcadegeddon, Illfonic, Delfos

Arcadegeddon tem previsão de lançamento para 2022 e estará disponível para PS5 e PC. Pré-comprar o jogo dá acesso ao early access que usei como base para este texto.

Sabe outra coisa que você pode fazer com esse dinheiro? Assinar o DELFOS e ter acesso irrestrito a todo nosso conteúdo, que saiu do early access lá em 2006 e desde então recebeu milhares de pacotes de expansão. Dá até para faturar alguns mimos bacanas exclusivos (incluindo jogos de graça).